Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.

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Transcrição da apresentação:

Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado pelo designer para fornecer a estrutura a ser seguida pelo profissional no desenvolvimento do site. Esse esboço do site é útil para que desenvolvedores, design, cliente e outros envolvidos no projeto possam discutir a arte final. Podendo assim fazer modificações em um modelo que pode ser em papel ou mesmo em softwares, porém não perdendo a ideia central que é ser mais pratico, que no momento do desenvolvimento

Dessa foram é possível recolher dados sobre: Conceitos e terminologia: Os Usuários percebem os termos escolhidos para os formulários? Navegação: Os passos que uma tarefa requer são compreendidos pelos usuários? Correspondem às suas expectativas? Conteúdo: O interface fornece a informação que os usuários querem ver? Existe alguma informação em falta ou a mais? Layout da página: localização das informações esta correta. Os campos e objetos estão onde os usuários esperam? A informação disponibilizada é demasiada, pouca, ou a correta? Funcionalidade: Através da interação com os usuários podemos descobrir funcionalidades que eles necessitam e que não foram concebidas, ou então funcionalidades que estão no papel mas que os usuários não necessitam. E os benefícios incluem: Testar o layout antes de começar a programar: Há funcionalidades que são muito complexas de programar e se elas começarem a ser desenvolvidas antes de se obter o feedback dos usuários, depois torna-se mais difícil corrigi-las. Desta forma, podemos testar o interface sem programar uma linha de código. Fazer alterações rapidamente: Com os protótipos em papel podemos rapidamente apagar ou escrever por cima, mesmo durante os testes de usabilidade. Eliminar variáveis tecnológicas nos testes de usabilidade: Muitas vezes há problemas técnicos que fazem com que os testes não se possam realizar ou que tenham que ser adiados. Com os protótipos em papel não há problemas técnicos que possam impedir a realização dos testes

Wireframes. São “ilustrações básicas” da estrutura e componentes de uma página web. Geralmente são o primeiro passo no processo de design Modelos. Geralmente focam sobre os elementos de design visual do site. São muitas vezes bastante próximos ou idênticos ao web design final efetivo e incluem todos os gráficos, tipografia e outros elementos da página. Protótipos. São layouts semi-funcionais das páginas e servem para dar um preview de maior fidelidade do site real. Esta fase antecede a programação da lógica de negócios do site. Enquanto eles não podem ter toda a funcionalidade, eles geralmente dão aos clientes a capacidade de interagir com os elementos e simular a forma como o site irá, eventualmente, trabalhar. Protótipos podem ou não incluir elementos de design finalizado

http://www. designkamikaze. com http://www.designkamikaze.com.br/18-exemplos-de-wireframes-e-mockups/

Algumas Perguntas 1 - Qual é o tipo de negócio da sua empresa? Esta é uma questão importante porque é o primeiro passo para conhecer a estrutura do negócio do seu cliente. 2 - Qual é a reputação de sua empresa? No meio online, reputação é tudo. Você quer (e precisa) criar um site que reflete a reputação do negócio de seus clientes. Se a reputação de seu cliente está passando por um período difícil, então qualquer projeto que você desenvolva tem poder de seguir o mesmo caminho ou atrair “positividade” – logicamente ambos querem a segunda opção. Além disso, a empresa possui uma boa reputação de satisfação, qualidade e tempo de serviço? Esses são todos elementos que afetam o projeto. Evidentemente que a pergunta não precisa ser feita de forma tão direta; o cliente pode até se sentir ofendido. Mas a pessoa responsável pelas negociações deve extrair esse tipo de informação do cliente a fim de prover recursos de qualidade para o desenvolvimento do projeto. A experiência mostra que a capacidade de abstrair respostas dos clientes para transformá-las em conceitos de desenvolvimento web é algo que valoriza bastante o projeto – tantos em termos financeiro, quanto em termos de qualidade. 3 - Qual é seu cliente típico? Esta questão irá ajudar a você ter uma idéia melhor do qual é a abrangência da empresa. O cliente típico está fora do mercado de atuação da empresa? Como a empresa interage com sua clientela? O cliente típico fala uma língua diferente? Essas questões são vitais para a estética e/ou usabilidade de seu projeto. Se você estiver projetando um logotipo, por exemplo, e os clientes típicos de seu cliente não falam o mesmo idioma, então você teria a certeza de que o logotipo deve ser capaz de comunicar eficazmente em um outro nível. 4 - Qual é o seu público-alvo? Diferente do qual é o cliente típico, você deve ter uma profunda compreensão do público-alvo que o seu cliente está apontando. Talvez ele esteja tentando trocar seu nicho de atuação ou está procurando redefinir e expandir sua base de clientes; seja qual for, saber exatamente qual o público alvo de seu cliente é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de seu projeto. 5 - Você tem concorrentes? Como se diferencia deles? Embora isso possa ter uma resposta óbvia (se você fez uma boa quantidade de pesquisas), você ainda deve fazer essa pergunta para ter uma idéia do que o cliente acredita que seja sua concorrência. Mais do que provavelmente, ele tem uma ideia muito melhor de quais são seus concorrentes. Conhecendo os concorrentes de seus clientes é possível excluir qualquer semelhança entre todos os seus projetos existentes. Isso ajudará a criar um design (e um projeto, em si) mais exclusivo e centralizado para o seu cliente. 6 - Com que frequência você gostaria de atualizações? Você não quer ser inconveniente e comunicar o cliente cada passo que dá no projeto. Esta questão irá ajudá-lo a estabelecer um alinhamento com o seu cliente para fazer comunicados sobre atualizações somente quando ele quiser (o que ele julgar que é conveniente, aliado ao que você considera ser importante para o projeto). Atualizações excessivas podem desencorajar um cliente a usar seus serviços no futuro… 7 - O que é necessário para que considere o projeto finalizado? Se você está projetando um site ou sistema virtual, então é importante perguntar ao seu cliente como pretende utilizar o site, e como eles prevê que será o resultado. Não seria nada bom se você estivesse finalizando um projeto e descobrisse que ele não tem as características que seu cliente solicitou ou não se comporta do modo como ele idealizou.

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