Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Usando letras em Matemática
Advertisements

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
FUNÇÃO DO 2º GRAU Prof. Carlos H. Wiens
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
ASSUNTOS ABORDADOS Potenciação Radiciação.
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Nice Maria Americano da Costa
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Letras que representam números
Congruência de figuras planas
O que você deve saber sobre
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
PROFESSORES GENAILSON /MICHELIANY
Situações Problema Aula 6.
Professor: Rosivaldo C. Silva
CONJUNTOS e CONJUNTOS NUMÉRICOS
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
PROFESSORES GENAILSON /VICTOR
Fundamentos de Matemática Ciências Biológicas Prof. Marco Marins
Expressões fracionárias
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Isabelle Silva de Araujo- Engenharia de Produção
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Polinômios e equações algébricas
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
O que são? (clique para passar os slides)
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Perímetros e Áreas.
Ângulos opostos pelo vértice
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Conjuntos numéricos Conjunto dos números naturais ( )
E. E. São Francisco. Campo Grande, 08 de outubro de 2014.
Prof.ª Regente: Maria Aparecida. Progetec: Júnior.
Prof.ª Regente: Maria Aparecida. Progetec :Júnior .
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Campo Grande, 27 de Junho de 2014.
Escola Estadual São Francisco. Campo Grande, 27 de Junho de 2014.
Prof.ª Regente: Maria Aparecida. Progetec: Júnior.
A linguagem dos números
Área e perímetro dos retângulos
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
1.4 - Limites de Expressões Indeterminadas
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Questões – Revisão – 8º ano Matemática I Prof(a) : Monica Honigman
COLÉGIO SÃO JOSÉ MATEMÁTICA PROF.° ANDRÉ LUIS ASSUNTO:
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
1) Calcule o valor da expressão
Matemática Frações Algébricas.
Operações com radicais
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
Expressões Algébricas
GEOMETRIA PLANA ÂNGULOS E POLIGONOS
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
FUNÇÃO AFIM Profª. Kaline Souza
Se um quilograma de tomates custa R$ 1,30 quanto pagarei por?
POLÍGONOS Definição; Polígonos Convexos e não-Convexos;
Considere as situações: 1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou.
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior. Escola Estadual São Francisco. Campo Grande, 30 de Abril de 2014. Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior. Disciplina: Matemática. Ano: 8º Turma: Estudantes: Números:

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

Considere as situações: 1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou x . x

2ª situação: Deseja-se cercar um terreno de forma retangular cujo comprimento e largura medem, respectivamente, 3x e y. Quantos metros de tela deve-se comprar? Devemos calcular o perímetro do terreno: 3x + 3x + y + y ou 6x + 2y 3x y

3ª situação: Mari tinha x reais. Foi a uma a lanchonete e tomou 2 sorvetes. Cada sorvete custou y reais. Qual a expressão algébrica que representa a quantia que restou para Mari depois que pagar os sorvetes? Como cada sorvete custou y reais, ela gastou 2y reais. Então, a expressão algébrica pedida é: x – 2y.

Nas situações apresentadas, escrevemos expressões matemáticas nas quais aparecem números e letras, ou somente letras. Essas expressões matemáticas são chamadas algébricas ou literais.

Uma escola tem x alunos. Qual a expressão algébrica que representa: O triplo do número de alunos. O número de alunos que a escola teria se entrassem 52 alunos. O número de alunos que a escola teria se saíssem 20 alunos.

Vejamos... Respostas: 3x x + 52 x - 20

Classificação das expressões algébricas IRRACIONAIS RACIONAIS

Expressões algébricas irracionais são aquelas que apresentam variáveis sob radicais. Exemplos:

Racionais: Não apresentam variáveis sujeitas à operações de radiciação Racionais: Não apresentam variáveis sujeitas à operações de radiciação. Podem ser: Inteiras: não apresentam variáveis no denominador Exemplos:

Fracionárias: Apresentam variáveis no denominador Exemplos:

VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA Na 3ª situação, onde Mari comprou 2 sorvetes, cada um custando y reais e pagou com x reais. Vimos que o que lhe restou de troco foi representado pela expressão algébrica : x – 2y Agora, suponha que ela tivesse 50 reais e cada sorvete custasse 2 reais.

Neste caso, facilmente encontraríamos o que ela recebeu de troco. Expressão algébrica que representa o troco: x – 2y se x = 50 reais e y = 2 reais Temos então: 50 – 2 . 2 ou 50 – 4 Portanto, Mari recebeu de troco 46 reais.

AGORA É COM VOCÊS!! 1) Qual é o valor numérico da expressão 4x – x.y quando: a) x = 2 e y = 6 b) x = 12 e y = - 2

2-Escreva a expressão algébrica que representa a área do quadrado abaixo e calcule o seu valor numérico para x= 3.

3-Calcule o valor numérico da expressão algébrica 5x2 + 8x + 9, para x= 6.

4-Sabendo que a = – 1 e b = 0 calcule o valor numérico da expressão

5-Escreva a expressão algébrica que representa a área do retângulo abaixo e calcule o seu valor numérico para x= 5 e y=3. 2y x

6-Escreva a expressão algébrica que representa a área do quadrado abaixo e calcule o seu valor numérico para x= 3. 3x 2x

7- Mario, Sandra e Jô foram a uma sorveteria e compraram três sorvete s. Se cada sorvete custa x reais, determine: A expressão algébrica que representa quantos eles gastaram. Se cada sorvete custa 6 reais, qual o valor que os amigos vão pagar pelos 3 sorvetes?

Uma pizza foi dividida em 8 partes iguais. Conforme a figura abaixo: H G Tendo como referência a figura da pizza, responda as questões de 8 até 12

8) Qual é o valor de cada ângulo formado pela corte dos pedaços da pizza? a) ( ) 35º b) ( ) 45º c) ( ) 40º d) ( ) 50º   9) Quantos seguimentos de reta foram formados na divisão da pizza? a) ( ) 5 b) ( ) 7 c) ( ) 6 d) ( ) 8 10) Quantos graus tem o ângulo formado por AÔD? a) ( ) 120º b) ( ) 135º c) ( ) 125º d) ( ) 140º 11) Qual ângulo tem 135º? a) ( ) AÔC b) ( ) EÔG c) ( ) CÔG d) ( ) BÔE 12) Os ângulos formados na divisão da pizza, são: a) ( ) Agudos b) ( ) Obtusos c) ( ) Retos d) ( ) Rasos