ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DO CONHECIMENTO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
LETRAMENTO.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Árvore, Primavera e Animais.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Essa sequência didática foi baseada
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
“Proposta de atividade, esboço inicial”
ALFABETIZANDO UM DOWN.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
Linguagem, alfabetização e letramento
alfabetização INTRODUÇÃO
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Uma escola ALFABETIZADORA
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
PROJETO DE LIBRAS.
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Profa. Cristina Araújo de Farias
Velocidade CIÊNCIAS Módulo – Inércia - Movimento
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
Linguagem Oral e Escrita
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
LEITURA COMPARTILHADA
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Ano 2 Unidade 1.
Conexão do saber Língua Portuguesa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
PROFª. Leila de Souza Ganem
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Animais conhecer para cuidar
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Abrir o Apetite Poético
ALFABETIZAÇÃO.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA SEGMENTO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMA: CONHECENDO O ALFABETO PROFESSORAS: ANDRÉA CRISTINA DA SILVA SOCORRO DE NAZARÉ SOUZA

OBJETIVOS FOMENTAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO.

RECONHECER E IDENTIFICAR O SEU NOME E O DOS MEMBROS DO GRUPO; COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE LETRA E SOM, NO PROCESSO LEITURA ESCRITA.

CONTEÚDO O ALFABETO; O ALFABETO NA ESCRITA DO NOME; O ALFABETO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZAR SONDAGEM PARA AVALIAR A HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA EM QUE O ALUNO SE ENCONTRA; TRABALHAR COM CANÇÕES, JOGOS, BRINCADEIRAS E PARLENDAS QUE APRESENTEM O ALFABETO: SUCO GELADO, CABELO ARREPIADO QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO... A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

CONFECÇÃO DE CRACHÁS INDIVIDUAIS; PRODUÇÃO DE LISTA COM OS NOMES DOS ALUNOS DA SALA;

BINGO DE LETRAS; ATIVIDADES DE SEQUÊNCIA ALFABÉTICA (LIGA-PONTOS);

APRESENTAÇÃO DE ALFABETO ILUSTRADO; IDENTIFICAR LETRA INICIAL E FINAL DE NOMES;

CONTAGEM DO NÚMERO DE LETRAS DOS NOMES; CAÇA-NOMES; CRUZADINHA DE NOMES; ACESSAR OS SEGUINTES MÓDULOS DO CONEXÃO DO SABER: www.portal.santos.sp.gov.br/conexaodosaber CICLO I – LÍNGUA PORTUGUESA – ALFABETO. CICLO I – LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVER SEU NOME E DOS COLEGAS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ler e Escrever-Coletânea de Atividades-1º ano; Brincando e Alfabetizando – vol. Ed. Rideel; www.professoressolidários.blogspot.com Novos caminhos –Difusão cultural dos livros; www.cirandacultural.com.br