CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ);

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Antropologia?.
Advertisements

Antropologia: o texto Aspectos introdutórios:
“Cultura: um conceito antropológico”, de Roque de Barros Laraia
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Cultura e Ideologia.
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia Jurídica: objeto e método
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Francisco de Assis Batista – professor.
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Gabarito do capítulo 8: O desenvolvimento da antropologia social.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Da natureza da cultura ou Da natureza à cultura
CAP 14 – A IMPORTÂNCIA DA CULTURA
Educação.
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
Antropologia como disciplina
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Da natureza da cultura ou Da natureza à cultura
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
CULTURA.
Evolucionismo Cultural (Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer).
Antropologia Conceitos básicos
CULTURA JURIDICA.
Revisão Antropologia Jurídica
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Uma introdução meteórica
A Antropologia Gênese da reflexão.
Cultura: A Transição para a Humanidade
Universidade de São Paulo
Cultura: uma visão antropológica Sidney Mintz
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Os pais fundadores da etnografia
Antropologia estudo do homem.
CULTURA E CIVILIZAÇÃO A INTERLIGAÇÃO.
Sociedades globalizadas
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
[Antropologia Cultural]
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
CULTURA O QUE É?.
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)
Os pesquisadores-eruditos do século XIX (evolucionismo cultural)
Cultura: Aspetos Culturais Contemporâneos
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA.
REVISÃO DE ANTROPOLOGIA
Informática Aplicada à Educação
Émile Durkheim.
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
CULTURA: uma palavra muitas definições
Mayara T. Santos - Sociologia
Introdução aos estudos da Antropologia da Educação.
Diversidade Cultural Denise Machado Cardoso. CULTURA  “Um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra.
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
O POSITIVISMO. Corrente de pensamento que defende que as ciências da natureza (química, física, biologia, etc.) são superiores às outras áreas do conhecimento,
Transcrição da apresentação:

CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ); Professor da Universidade Nacional de Brasília; Pesquisa de campo com índios do Brasil.

DETERMINISMO BIOLÓGICO Diferenças morfológicas X diferenças culturais Divisão social do trabalho: determinação cultural. Ex. transporte de água no Xingu e nas favelas cariocas: mulheres; o ingresso de mulheres no exército israelense (sem alteração nos resultados)

DETERMINISMO GEOGRÁFICO Conceito clássico em final do século XIX: diferenças no ambiente físico condicionam a diversidade cultural A partir de 1920: existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Conclusão: grande diversidade cultural em u mesmo espaço físico

DETERMINISMO GEOGRÁFICO Ex. parque nacional do Xingu: os xinguanos desprezam a caça de mamíferos e preferem as aves e os peixes; os Kayabi preferem as grandes caças (veado, antas) Rejeição da ação mecânica das forças naturais sobre a humanidade puramente receptiva. Posição contemporânea: a cultura age seletivamente sobre a natureza.

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA Final do Sec. XVIII Alemanha: Kultur: aspectos espirituais de uma comunidade; Final do Sec. XVIII França: Civilization: realizações materiais de um povo SÍNTESE: Edward Tylor (1832-1917): Culture: “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA John Locke (1632-1704): 1690: Ensaio Acerca do Entendimento Humano: ENDOCULTURAÇÃO OPOSTO: A VERDADES INATAS Marvin Harris (1969): antropólogo americano “nenhuma ordem social é baseada em verdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento”.

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA Jacques Turgot (1727-1781): o homem retém ideias e as transmite; 1871 Tylor: cultura é todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética; 1917 Kroeber: ruptura dos laços entre o cultural e o biológico. Fim do “anjo decaído”: o homem é o animal que tem comunicação oral e fabrica instrumentos

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: abordagem multilinear Tylor reafirma a igualdade da natureza humana, "que pode ser estudada com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização". Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor preocupa-se com a igualdade existente na humanidade

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: abordagem multilinear Tylor: A diversidade é explicada por ele como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Tarefa da antropologia: "estabelecer, grosso modo, uma escala de civilização“ Método de Tylor: colocar as nações européias em um dos extremos da série e em outro as tribos selvagens, dispondo o resto da humanidade entre dois limites.

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: particularismo histórico Década de 60 século XIX: análise do desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade Maine em Ancient Law (1861): análise das instituições jurídicas; Bachofen: idéia da promiscuidade primitiva e, conseqüentemente, do matriarcado; McLennan (1865): estudo da instituição do matrimônio a partir dos casamentos por rapto.

HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: particularismo histórico Franz Boas (1858-1949): crítica ao evolucionismo de abordagem multilinear de Tylor. Franz Boas: defesa do “particularismo histórico” : cada cultura segue seu caminho em função dos eventos históricos experimentados.