CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ); Professor da Universidade Nacional de Brasília; Pesquisa de campo com índios do Brasil.
DETERMINISMO BIOLÓGICO Diferenças morfológicas X diferenças culturais Divisão social do trabalho: determinação cultural. Ex. transporte de água no Xingu e nas favelas cariocas: mulheres; o ingresso de mulheres no exército israelense (sem alteração nos resultados)
DETERMINISMO GEOGRÁFICO Conceito clássico em final do século XIX: diferenças no ambiente físico condicionam a diversidade cultural A partir de 1920: existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Conclusão: grande diversidade cultural em u mesmo espaço físico
DETERMINISMO GEOGRÁFICO Ex. parque nacional do Xingu: os xinguanos desprezam a caça de mamíferos e preferem as aves e os peixes; os Kayabi preferem as grandes caças (veado, antas) Rejeição da ação mecânica das forças naturais sobre a humanidade puramente receptiva. Posição contemporânea: a cultura age seletivamente sobre a natureza.
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA Final do Sec. XVIII Alemanha: Kultur: aspectos espirituais de uma comunidade; Final do Sec. XVIII França: Civilization: realizações materiais de um povo SÍNTESE: Edward Tylor (1832-1917): Culture: “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA John Locke (1632-1704): 1690: Ensaio Acerca do Entendimento Humano: ENDOCULTURAÇÃO OPOSTO: A VERDADES INATAS Marvin Harris (1969): antropólogo americano “nenhuma ordem social é baseada em verdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento”.
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA Jacques Turgot (1727-1781): o homem retém ideias e as transmite; 1871 Tylor: cultura é todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética; 1917 Kroeber: ruptura dos laços entre o cultural e o biológico. Fim do “anjo decaído”: o homem é o animal que tem comunicação oral e fabrica instrumentos
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: abordagem multilinear Tylor reafirma a igualdade da natureza humana, "que pode ser estudada com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização". Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor preocupa-se com a igualdade existente na humanidade
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: abordagem multilinear Tylor: A diversidade é explicada por ele como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Tarefa da antropologia: "estabelecer, grosso modo, uma escala de civilização“ Método de Tylor: colocar as nações européias em um dos extremos da série e em outro as tribos selvagens, dispondo o resto da humanidade entre dois limites.
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: particularismo histórico Década de 60 século XIX: análise do desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade Maine em Ancient Law (1861): análise das instituições jurídicas; Bachofen: idéia da promiscuidade primitiva e, conseqüentemente, do matriarcado; McLennan (1865): estudo da instituição do matrimônio a partir dos casamentos por rapto.
HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: particularismo histórico Franz Boas (1858-1949): crítica ao evolucionismo de abordagem multilinear de Tylor. Franz Boas: defesa do “particularismo histórico” : cada cultura segue seu caminho em função dos eventos históricos experimentados.