Maria do Socorro Nogueira Rangel DCCE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Correlação e Regressão
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
Sistema de Informação Gerencial
Programação Linear e Seus Teoremas
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Introdução à Pesquisa Operacional
USABILIDADE.
PHD 5729 SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA
TEORIA DAS RESTRIÇÕES Prof Samir Silveira.
CUSTOS.
Configuração de manutenção
Programação Linear.
Tópicos em otimização combinatória
INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL ** Programação Linear – Parte 2b **
Alimentação Equilibrada
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Professor Cláudio Francisco Rezende
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Programação Linear Rosa Canelas Janeiro 2008.
PESQUISA OPERACIONAL.
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
Desafios gerenciais Aula 4.
Profª. Selma Maria da Silva
AULA COMPUTACIONAL - Síntese de Sistemas de Separação (Cap. 7) 20 DE OUTUBRO DE 2008.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
O Problema de Corte de Estoque
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
AULA 3 - Construindo Modelos Matemáticos
Capitulo 8: Dualidade O que é um modelo Dual?
Programação Linear Daniel de Oliveira Isadora Mendes José Alípio
CI202Y - Métodos Numéricos Nelson Suga 2010
XIII Semana da Matemática Mini curso 7 Modelagem de Problemas de Otimização Socorro Rangel (DCCE)
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
A maior parte dos programas de computador gera uma saída resultante de um processamento que é executado sobre dados que ele recebe como entrada. Em geral.
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
O Problema do Corte Unidimensional
Ferramentas Computacionais
Gerenciamento de Qualidade
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Otimização Matemática e Aplicações
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Algoritmos e Programação I
AULA 02 – INTRODUÇÃO Métodos Quantitativos Professor Marcelo Silva, M. Sc.
Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
Pesquisa Operacional Programação Linear
Estudo das Funções ESTUDO DAS FUNÇÕES 9º ano - Matemática.
Ferramentas da Qualidade
Pesquisa Operacional:
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Disciplina: Otimização Econômica
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
INTRODUÇÃO A contabilidade tem o objetivo a fidedignidade das informações prestadas as seus usuários,os métodos quantitativos são itens extremamente relevantes.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Pesquisa Operacional Prof. Emerson Schumiski. Conteúdo da Disciplina:  Decisão, modelagem e o enfoque gerencial da pesquisa operacional  Problemas de.
Capa Título do projeto Nomes dos autores Local e Data.
Transcrição da apresentação:

Maria do Socorro Nogueira Rangel DCCE Introdução à Construção de Modelos de Otimização Linear Contínua e Inteira Maria do Socorro Nogueira Rangel DCCE Departamento de Ciências da Computação e Estatística e-mail: socorro@ibilce.unesp.br http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~socorro/ Apoio:

Sumário Construção de Modelos Ferramentas Computacionais Modelos de Otimização Linear e Inteira

Construção de Modelos Motivação "Existem duas maneiras de aumentar a eficiência de uma loja, empresa, ou indústria. Uma delas requer a melhoria tecnológica, isto é, atualização dos equipamentos, mudança no processo tecnológico, descoberta de novos e melhores tipos de matéria prima. A outra maneira, até hoje muito menos utilizada, envolve melhorias na organização do planejamento e da produção. Isto é, melhorias no processo de distribuição do trabalho entre as máquinas da empresa, distribuição de matéria prima, combustível, entre outros fatores." (Kantarovich (1939) in Dantzig, 1963, pg 22)

Construção de Modelos Motivação Por que usar modelos matemáticos para auxiliar a tomada de decisão? Solução matemática X solução impírica Melhor entendimento da empresa Ferramenta de apoio a tomada de decisão

Processo de Construção de um Modelo Matemático Construção de Modelos Processo de Construção de um Modelo Matemático Sistema Real Simplificação Definição e Descrição do Problema Modelo Matemático Revisão Solução do Modelo Decisão Teórica x Política Implementação da Solução

Elementos de um modelo de otimização Construção de Modelos Elementos de um modelo de otimização DECISÕES Identificar as possíveis soluções (Definir Variáveis de Decisão) OBJETIVOS Definir critérios de avaliação capazes de indicar que uma decisão é preferível a outras (Definir Função Objetivo) RESTRIÇÕES Identificar quais as restrições que limitam as decisões a serem tomadas (Definir Conjunto de Equações ou Inequações)

Forma Geral de um Modelo de Otimização Construção de Modelos Forma Geral de um Modelo de Otimização min (ou max) (função objetivo) sujeito a (restrições principais - equações ou inequações) (tipo das variáveis de decisão)

Classes de Modelos de Otimização Construção de Modelos Classes de Modelos de Otimização Contínuo Inteiro Não linear Misto

Modelo de Otimização Linear Contínuo Construção de Modelos Modelo de Otimização Linear Contínuo Forma Padrão:

Modelo de Otimização Linear Inteiro Construção de Modelos Modelo de Otimização Linear Inteiro Forma Padrão: , inteira

Modelo de Otimização Linear Misto Construção de Modelos Modelo de Otimização Linear Misto

Modelo de otimização Não Linear Construção de Modelos Modelo de otimização Não Linear

Construção de um modelo Construção de Modelos Construção de um modelo Descreva com a maior riqueza de detalhes o problema a ser tratado Identifique a classe do modelo matemático mais apropriado (linear, não linear, inteiro, misto) Defina as variáveis , a função objetivo, e as restrições. Se necessário, simplifique o problema. (Processo Iterativo)

Exemplo Linear - O Problema da Dieta Construção de Modelos Exemplo Linear - O Problema da Dieta Problema: Paula deseja saber quanto gastar para fazer uma dieta alimentar que forneça diariamente toda a energia, proteína e cálcio que ela necessita. Seu médico recomendou que ela se alimente de forma a obter diariamente no mínimo 2000 kcal de energia, 65g de proteína e 800 mg de cálcio. O Valor nutritivo e o preço (por porção) de cada alimento que ela esta considerando comprar é dado na Tabela 1 abaixo.

Construindo um modelo para o Problema da Dieta Construção de Modelos Construindo um modelo para o Problema da Dieta Neste problema temos: elementos conhecidos: valor nutritivo dos alimentos, custo dos alimentos elementos desconhecidos: quanto consumir de cada alimento objetivo a ser alcançado: obter uma dieta de baixo custo restrições: a dieta deve fornecer uma quantidade mínima de nutrientes.

Construindo um modelo para o Problema da Dieta Construção de Modelos Construindo um modelo para o Problema da Dieta Índices A dieta deve ser feita a partir de 4 itens: arroz, ovos, leite, feijão. Faça j = 1,2,3,4 representar respectivamente cada um dos itens VARIÁVEIS DE DECISÃO Defina então: xj = número de porções adquirida do alimento j para ser usada na dieta

Construindo um modelo para o Problema da Dieta Construção de Modelos Construindo um modelo para o Problema da Dieta Objetivo Obter a dieta de menor custo possível. Proporcionalidade: 1 porção de arroz ==> 14 centavos, 2 porções de arroz ==> 28 centavos, x1 porções de arroz ==> 14* x1 centavos. gasto associado a compra de ovos: 13 * x2 Aditividade gasto total com arroz e ovos é dado pôr: 14 x1 +13 x2

Construindo um modelo para o Problema da Dieta Construção de Modelos Construindo um modelo para o Problema da Dieta Custo total da dieta é então: Custo do: ovos arroz feijão leite Objetivo Obter a dieta de menor custo possível.

Construindo um modelo para o Problema da Dieta Construção de Modelos Restrições Obter quantidade mínima de nutrientes: energia: 1 porção de arroz ==> 170 kcal, x1 porções de arroz ==> 170 x1 1 porção de ovos ==> 160 kcal, x2 porções de ovos ==> 160 x2 1 porção de leite ==> 160 kcal, x3 porções de leite ==> 160 x3 1 porção de feijão ==>337 kcal, x4 porções de feijão ==> 337 x4 quantidade total de energia >= quantidade mínima necessária Proporcionalidade e aditividade Temos então: Tipo das variáveis Divisibilidade

Modelo de Otimização Linear Contínuo Para o Problema da Dieta Construção de Modelos Modelo de Otimização Linear Contínuo Para o Problema da Dieta 4 3 2 1 19 9 13 14 min x z + = (função-objetivo) (restrições) sujeito a: 2000 337 160 170 4 3 2 1 ³ + x (energia) 65 22 8 13 3 4 2 1 ³ + x (proteína) 800 86 285 54 12 4 3 2 1 ³ + x ( cálcio) 4 , 3 2 1 = ³ j x (tipo das variáveis)

Solução Para o Problema da Dieta Esta solução é aceitável? Construção de Modelos Solução Para o Problema da Dieta Função Objetivo: 112.500000000 VARIAVEL VALOR X1 0.00 (arroz) X2 0.00 (ovos) X3 12.50 (leite) X4 0.00 (feijão) Isto é consumir 12.5* 237ml = 2,9625 l de leite e gastar com a dieta 112,5 u.m. Esta solução é aceitável?

Novo Modelo Para o Problema da Dieta Construção de Modelos Novo Modelo Para o Problema da Dieta Se limitarmos a quantidade de leite na dieta: No máximo 2 porções 4 3 2 1 19 9 13 14 min x z + = sujeito a: 2000 337 160 170 ³ 65 22 8 800 86 285 54 12 3, 4 , j x3<= 2

Nova Solução Para o Problema da Dieta Construção de Modelos Nova Solução Para o Problema da Dieta Função Objetivo: 112,72 VARIAVEL VALOR X1 0,00 (arroz) X2 0.00 (ovos) X3 2.00 (leite) X4 4.99 (feijão) Isto é consumir: 2* 237ml = 474 ml de leite 4,99*260g = 1297,4 g de feijão e gastar com a dieta 112,72 u.m.