Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

Perfil do Empreendedor
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
CICLO DE VIDA.
Empreendedorismo AULA 5
O PROCESSO EMPREENDEDOR
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Empreendedorismo.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Empreendedorismo nas Empresas
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Profª Marli de Cássia Rodrigues
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
Quem são as Empresas Avançadas 2 ou mais anos de vida 10 ou mais funcionários Questões básicas de gestão resolvidas Buscam modelos mais avançados de gestão.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Como estabelecer e organizar
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
EMPEENDEDORISMO.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
O PLANO DE MARKETING.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Hoje: Empreendedorismo como opção de carreira, Análise de Mercado, Oportunidades de Negócios. Os sete pecados capitais do empreendedor Consultoria lista.
Sistemas de Informações Gerenciais
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
Seminário Avançado - Eletiva A
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Transformando idéias em negócios
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Empreendedorismo Profº. Mario L Broglio.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Introdução)
Técnicas de gestão e empreendedorismo
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
EMPREENDEDORISMO Fabiana J. Pignata Fernandes.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010 Faculdade Ined

“ O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” Timmons, 1990

No Brasil o estudo do tema se intensificou a partir do fim dos anos 90 Preocupação com a criação de empresas duradouras e diminuição de taxa de mortalidade

Natalidade e estimativa de mortalidade de empresas

Panorama Grande necessidade das empresas em aumentar competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado DESEMPREGO

Panorama Ex funcionários buscam novas formas de sobrevivência. Intensificação de novos negócios com a popularização da internet

As micro, pequenas e médias empresas têm grande importância no desenvolvimento da economia mundial, sendo responsável por cerca de 50% do PIB em alguns países e com tendências de crescimento

A Revolução do Empreendedorismo O ensino e a discussão sobre empreendedorismo tem se intensificado nos últimos anos principalmente devido ao rápido avanço tecnológico. O avanço tecnológico aliado com a sofisticação da economia e dos meios de produção e serviços gerou uma necessidade de formalização de conhecimentos que antes eram produzidos de forma empírica

No Brasil o desenvolvimento do empreendedorismo se deu a partir da década de 90 com a criação de entidades como o SEBRAE e SOFTEX.

Iniciativas de suporte ao empreendedorismo Softex (Genesis) Empretec (Sebrae) Brasil Empreendedor Projeto REUNE (CNI/IEL) Crescimento das incubadoras Ensino de empreendedorismo nas universidades Entidades de apoio (Sebrae, Endeavor, Instituto empreendedor do ano da Ernst & Yong) Alternativas de financiamento Crescimento de franquias

O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Pode ocorrer através da criação de novas empresas e em empresas já estabelecidas

Fases do processo empreendedor I – Identificação e avaliação de oportunidades II – Desenvolvimento do Plano de Negócios III Determinação e captação dos recursos necessários IV Gerenciamento da empresa criada

Identificar e avaliar a oportunidade É identificar a oportunidade e analisar a sua potencialidade no que se refere a itens como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto. É importante o empreendedor testar a sua idéia ou conceito de negócio junto de potenciais clientes, fazer uma pesquisa que lhe forneça a dimensão do mercado se está em crescimento, estável ou estagnado. Quem é a concorrência e quais são seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Desenvolver o plano de negócios O plano de negócios é uma parte importante do processo empreendedor. Um negócio bem planejado terá mais oportunidades de sucesso do que um sem planejamento, na mesma igualdade de condições. É fundamental que o empreendedor saiba planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.

Determinar e captar os recursos necessários o empreendedor deve utilizar a sua capacidade de planejamento e habilidade de negociação para relacionar no mercado as melhores alternativas de financiamento para seu negócio, ou seja, que lhe ofereçam uma melhor relação custo benefício.

Gerir a empresa criada Pode parecer a parte mais fácil do processo empreendedor. No entanto, a gestão de uma empresa não é tão simples quanto parece. O empreendedor deve reconhecer as suas limitações, recrutar uma equipe de trabalho para o ajudar na gestão da empresa, implementando ações que minimizem os problemas e maximizem os lucros.