Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática www.dei.uc.pt Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Novas Tecnologias da Comunicação
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar.
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
Encontro sobre Cultura Empreendedora em Portugal e na Europa Lisboa, 15 de Dezembro de 2004 Jaime Prudente Unidade de Fomento de Iniciativas de Valor Empresarial.
Dia aberto FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
TC – DEI, 2005/2006 » THE BEST WAY TO PREDICT THE FUTURE IS TO INVENT IT « Alan Kay.
Conjunto de estruturas
Profissão: Engenheiro Informático
Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Apectos Gerais
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Engenharia de Computação
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Departamento de Engenharia Informática
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
BSI – UFRPE uma nova proposta
Fevereiro 2009 ÁREA DE INTERVENÇÃO ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL PSICÓLOGA:PAULA MARIA RODRIGUES DE SOUSA ESCOLA SECUNDÁRIA DR.JAIME MAGALHÃES LIMA.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Fórum "Certificação: Valor Acrescentado" 29 de Junho de 2004 Centro de Congressos de Lisboa Testemunho da Administração da da Universidade de Coimbra Satisfação.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Apresentação da Disciplina
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Cursos científico- humaníticos. Ciências e Tecnologias 10º11º12º Português * ** Língua Estrangeira I ou II ou III (1) * * Filosofia * * Educação Física.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
8 de Janeiro de 2016 Um Percurso Profissional Sob Influência da LEIC Por António Silva Antigo Aluno.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento Engenharia Informática Sumário  1. Universidade de Coimbra  2. DEI - Departamento de Engenharia Informática  3. Vida académica

Departamento Engenharia Informática  1. Universidade de Coimbra  Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento Engenharia Informática 1. Universidade de Coimbra  Universidade de Coimbra  Escola europeia de referência  A nível internacional é a Universidade portuguesa com a maior percentagem de alunos não residentes em Portugal.  A nível nacional é a mais atractiva. Maior percentagem de alunos provenientes de outras zonas do país.  Letras  Direito  Medicina  Ciências  Farmácia  Economia  Psicologia  Desporto

Departamento Engenharia Informática 1. Universidade de Coimbra  Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC  Uma escola europeia de Investigação  Dispõe de 12 grandes centros de investigação

Departamento Engenharia Informática Sumário  1. Universidade de Coimbra  2. DEI - Departamento de Engenharia Informática  3. Vida académica

Departamento Engenharia Informática ■ 1. Universidade de Coimbra  2. Departamento de Engenharia Informática  Ensino  Investigação  Transferência Tecnologia ■ 3. Vida académica

Departamento Engenharia Informática 2.Departamento de Engenharia Informática  Departamento de Engenharia Informática  Inovação alicerçada na experiência  25 anos de experiência: ínicio em 1984  Departamento Pólo II: fundado em 1994  Actualmente com  cerca de 1000 alunos  Das primeiras licenciaturas a nível nacional a adoptar o modelo de Bolonha: 2006/07 ( na altura, única na Universidade de Coimbra )

Departamento Engenharia Informática 2.Departamento de Engenharia Informática Ensino InvestigaçãoCientífica Transferência de Tecnologia

Departamento Engenharia Informática 2. Departamento de Engenharia Informática  Ensino  Licenciaturas  Engenharia Informática  Design e Multimédia  Mestrados  Engenharia Informática / Design e Multimédia  Engenharia de Software CMU/UC Carnegie Mellon University - Universidade de Coimbra  Doutoramento  Ciências e Tecnologias da Informação 1º ciclo (3 anos) 2º ciclo (2 anos) 3º ciclo (3 anos)

Departamento Engenharia Informática 2. Licenciatura em Engenharia Informática  Duração  Seis semestres, três anos Objectivos  Assegurar uma sólida formação contemplando os conhecimentos, capacidades e competências de base em Engenharia Informática;  Desenvolver um espectro alargado de competências para o prosseguimento de estudos para o:  2º ciclo (Mestrado)  Eventual iniciação à prática profissional

Departamento Engenharia Informática  Acesso  Disciplina de acesso: Matemática  Vagas: 95  Média: 15,8 / 14,1  Saídas Profissionais (modelo 3+2)  Reconhecida pela ordem dos engenheiros  Fortemente cotada no meio empresarial  Situação de pleno emprego dos nossos ex-alunos em prestigiadas empresas nacionais e internacionais.  Propostas de estágio enviadas ao DEI por parte das empresas excedem usualmente em muito o número de alunos finalistas. 2. Licenciatura em Engenharia Informática

Departamento Engenharia Informática 2. Licenciatura em Design e Multimédia  Duração  Seis semestres, três anos  Objectivos  Combinação do design, enquanto processo integrado de concepção de novos produtos ou serviços com as tecnologias de informação, e com uma capacidade de diálogo, de tradução e de orquestração no seio de equipas de projecto multifuncionais.

Departamento Engenharia Informática 2. Licenciatura em Design e Multimédia  Acesso  Disciplinas de acesso:  Matemática ou  Geometria Descritiva ou  Desenho ou  História da Cultura e das Artes  Vagas: 40  Média: 15,8 / 15,6  Não Profissionalizante (Licenciatura)  Disciplinas orientadas aos fundamentos  Ausência de optativas  Ausência de estágio

Departamento Engenharia Informática 2. Ensino no DEI  Licenciaturas (1º ciclo)  Engenharia Informática  Design e Multimédia  Mestrados (2º ciclo)  Engenharia Informática / Design Multimédia  Engenharia de Software CMU/UC Carnegie Mellon University - Universidade de Coimbra

Departamento Engenharia Informática Ensino InvestigaçãoCientífica Transferência de Tecnologia 2. Departamento de Engenharia Informática

Departamento Engenharia Informática 2. Departamento de Engenharia Informática  Investigação  CISUC - Centro de Informática e Sistemas da UC  Sede no Departamento de Engenharia Informática  Seis linhas de investigação  Telemática e Comunicações  Engenharia de Sistemas e Software  Sistemas de Informação  Sistemas Cognitivos e Multimédia  Computação Adaptativa  Sistemas Complexos e Evolucionários  Várias dezenas de alunos de doutoramento CISUC

Departamento Engenharia Informática Ensino InvestigaçãoCientífica Transferência de Tecnologia 2. Departamento de Engenharia Informática

Departamento Engenharia Informática 2. Departamento de Engenharia Informática  Transferência de Tecnologia  IPN - Instituto Pedro Nunes  Unidade de exploração de resultados de I&D junto do sector empresarial  Uma das mais bem sucedidas incubadoras de empresas do pais  Acolheu ideias que deram origem a produtos/empresas  Spin-off do DEI originadas no IPN  Critical software  WIT software  NetVita  Flor de Utopia  … IPN

Departamento Engenharia Informática Sumário  1. Universidade de Coimbra  2. DEI - Departamento de Engenharia Informática  3. Vida académica

Departamento Engenharia Informática ■ 1. Universidade de Coimbra ■ 2. Departamento de Engenharia Informática 3. Vida Académica  Universidade de Coimbra  Departamento de Engenharia Informática

Departamento Engenharia Informática 3. Vida académica  “… estudar em Coimbra é diferente de estudar em qualquer outra parte do país “  “… as relações são mais fortes, os sentimentos e as alegrias e tristezas mais vividas.”  “As amizades que se constroem em alguns anos perduram para toda a vida.”  “ …estudar em Coimbra é uma experiência que só vivida pode ser compreendida ! “

Departamento Engenharia Informática  Questões ?  …