O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

1.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
Política Publica do SUS em Dependência Química
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
O campo da Psicologia no CRAS
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projetos Financiados em 2010
Política Nacional de Humanização
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Proteção Social Especial
Modelo anterior de atendimento
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Relatório de Atividade
D ADOS I NSTITUCIONAIS Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz- CECOIA –Centro Comunitário Irmão André –Unidade II Rua Miguel Abrahão Keiralla,
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
No Âmbito da Assistência Social
Redução de Danos como Política de cuidado
Rede de atenção Intersetorial
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Centros da Juventude Novembro 2012.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
APRESENTAÇÃO O QUE É O PROGRAMA ATITUDE? ● Proposto para intervir sobre fatores de risco a violência. ● Foco: superação da violência infanto-juvenil.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
CRAS nas PECs.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
CRIAÇÃO DO NASF.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
CETREMI.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH). O trabalho está alinhado com as ações do Programa Pacto pela Vida. O ATITUDE amplia as ações desenvolvidas, requalificando um conjunto de serviços com foco na prevenção e atendimento a usuários de álcool, crack e outras drogas, com atenção também direcionada aos parentes da pessoa atendida.

ATITUDE NA RUA 03 equipes Aproximação de Rua Carros adaptados para atendimento social. Equipe multidisciplinar com: psicólogos, assistentes sociais, educadores entre outros. Objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas, comunidades) promovendo, dessa forma, a sensibilização dos mesmos para encaminhamentos direcionados para rede SUS, SUAS e demais políticas setoriais. Capacidade: 50 pessoas acompanhadas por equipe.

ATITUDE – ACOLHIMENTO E APOIO Serviço com funcionamento 24 h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. Enfatiza a escuta psicossocial e socioassistencial como possibilidade de (re)estruturação de vínculos e ressignificação para novos modos de existir. O Espaço realiza de Oficinas de Arte, Cultura, Reciclagem, Cidadania e ainda realiza articulação para inclusão do público atendido, em cursos profissionalizantes. Capacidade: 30 pessoas diurnas, 10 pessoas pernoite (mais de 10 cômodos 02 quartos, 02 salas, espaços aberto, cozinha – 03 refeições, espaço de saúde e qualidade de vida)

ATITUDE ACOLHIMENTO INTENSIVO Espaço de Acolhimento Intensivo – Nova unidade do programa ATITUDE com estrutura de área de lazer mini-campo de vôlei e futebol, piscina, lago, horta orgânica e salas de aula e oficinas. Capacidade: 30 pessoas no regime intensivo 24h. Serviço de Proteção Integral Intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos. O tempo de estadia para as pessoas atendidas, varia de um a seis meses de acordo com o perfil do usuário. São desenvolvidas atividades de apoio psicológico, social, fortalecimento de vínculos afetivos, grupo com a família, grupo ecumênico, oficinas de esporte, arte cultura, horta orgânica, com foco na sua recuperação e reinserção social.

Central de informações - 0800-281-6093 RECIFE CENTRO DE ACOLHIMENTO E APOIO Rua Reverendo Antonio Gueiros, 40 – Casa Amarela - (81) 3228 – 14444 CENTRO DE ACOLHIMENTO INTENSIVO - endereço preservado JABOATÃO DOS GUARARAPES Jaboatão - Rua jornalista Ecilio Celso-584 Candeias- F. 31833048/47 (provisório) CENTRO DE ACOLHIMENTO INTENSIVO - endereço preservado CABO DE SNT. AGOSTINHO Rua Vereador Alderico Marques Silva n°27/Santo Inácio CENTRO DE ACOLHIMENTO INTENSIVO- endereço preservado CARUARU Caruaru - Rua Alzira Vidal de Oliveira, 471 - Petrópolis - CENTRO DE ACOLHIMENTO INTENSIVO - endereço preservado  BOM JARDIM Bom jardim - Rua Derby, 144 – Centro - (81) 3638 – 1194 

“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado “O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma ATITUDE. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.” (Leonardo Boff)