E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho

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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
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Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
J ULHO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Inclusão que bicho é esse?
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Maio
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Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Portfólio.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT Mês de JULHO Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Transcrição da apresentação:

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professor(a) Supervisor(a): Barbara Franciele Coelho Acadêmicos(as): Andreza dos Santos Silva, Cerena Bonomini, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE JUNHO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 11/06 Construção do diagnóstico para identificação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2ª Semana 18/06 Construção do painel e bandeirinhas para decoração da festa junina. 3ª Semana 25/06 Confecção de jogos para festa junina. 4ª Semana 26/06 Realização do portfólio.

INTRODUÇÃO No mês de junho se teve como objetivo a construção do diagnóstico para identificação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização, junto aos alunos que participam do projeto de reforço escolar. Foi um objetivo também a criação de jogos e decorações para a festa junina, afim de continuar participando dos momentos de interação com a comunidade escolar. O diagnóstico tem como finalidade identificar as dificuldades de aprendizagem encontradas na alfabetização, através do reconhecimento do nome, das letras, gêneros textuais, interpretação, diferenciação dos sons das letras (p e b), identificação de imagens e a escrita de palavras simples e complexas. A construção de jogos e decorações para a festa junina teve como foco a interação entre pibidianas e a equipe escolar, por meio de colaboração através da confecção de materiais diversos, para posteriormente participar também da festa junina, com jogos e brincadeiras.

Processo de Investigação O encontro ocorreu em quatro dias de estudo, sendo que na primeira semana foi construído o diagnóstico com nove questões específicas a fim de aplicar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem e posteriormente avaliar e identificar quais são. O objetivo é ter um parâmetro para avaliar a evolução destes alunos no decorrer do ano. Na segunda e terceira semana houve a confecção de jogos como: jogo de latas, pescaria e boca de palhaço, além da elaboração de um painel e bandeirinhas para decorar ação do espaço escolar no dia da festa junina. Por fim na quarta semana foi elaborado o portfólio referente ao mês de junho, onde consta as atividades realizadas.

Análise dos Resultados Alcançados O desenvolvimento da criança envolve vários aspectos e em diversas áreas, por isso é de extrema importância que a escola atue de forma que enxergue a criança como um todo, levando-se em considerações as questões cognitivas, sociais e afetivas, além de valorizar os aspectos culturais que estão presentes e que constituem a sociedade. [...]à escola compete propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem (Hedeggard, 2002). Com isto, podemos afirmar que a realização destas atividades como contribuição para a festa junina, apresentou-se como algo integrador na concepção da valorização cultural, podendo de alguma forma fazer com que as crianças conheçam a sua cultura, através de jogos, trajes e as comidas típicas. Fazendo-nos componentes deste momento que também se caracteriza como parte do processo de ensino e aprendizagem. Referente ao questionário elaborado, os resultados serão obtidos no decorrer do processo, conforme for aplicado com os alunos de 2º e 3º anos que frequentam o projeto de reforço escolar, no próximo mês.

Construção de jogos e artigos para decoração

CONSIDERAÇÕES FINAIS Quando nascemos somos inseridos em um cultura que foi criada durante o percurso histórico da humanidade, onde os valores e crenças nos são transmitidos, isto faz parte da formação de cada ser humano. Portanto, o conhecimento das questões culturais da sociedade ao qual estamos inseridos devem estar presentes em nossa vida, até mesmo, para que conheçamos os ideais dos nossos antepassados que perduram até hoje. A partir disto, é necessário reconhecermos a importância da criança conhecer os diversos valores culturais, para que assim, esta possa conhecer a si mesma, levando consigo o respeito e a valorização de outras culturas.

Referências Bibliográficas Hedeggard, M. (2002). A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In H. Daniels (Org.), Uma introdução a Vygotsky (pp. 199- 228). São Paulo: Loyola. Provinha Brasil. Disponível em: http://www.atividadespnaic.com/2015/03/simulado-provinha-brasil-2o-ano-2015/ Acessado em: 11/06/2015.