E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professor(a) Supervisor(a): Barbara Franciele Coelho Acadêmicos(as): Andreza dos Santos Silva, Cerena Bonomini, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.
SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências
CRONOGRAMA DO MÊS DE JUNHO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 11/06 Construção do diagnóstico para identificação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2ª Semana 18/06 Construção do painel e bandeirinhas para decoração da festa junina. 3ª Semana 25/06 Confecção de jogos para festa junina. 4ª Semana 26/06 Realização do portfólio.
INTRODUÇÃO No mês de junho se teve como objetivo a construção do diagnóstico para identificação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização, junto aos alunos que participam do projeto de reforço escolar. Foi um objetivo também a criação de jogos e decorações para a festa junina, afim de continuar participando dos momentos de interação com a comunidade escolar. O diagnóstico tem como finalidade identificar as dificuldades de aprendizagem encontradas na alfabetização, através do reconhecimento do nome, das letras, gêneros textuais, interpretação, diferenciação dos sons das letras (p e b), identificação de imagens e a escrita de palavras simples e complexas. A construção de jogos e decorações para a festa junina teve como foco a interação entre pibidianas e a equipe escolar, por meio de colaboração através da confecção de materiais diversos, para posteriormente participar também da festa junina, com jogos e brincadeiras.
Processo de Investigação O encontro ocorreu em quatro dias de estudo, sendo que na primeira semana foi construído o diagnóstico com nove questões específicas a fim de aplicar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem e posteriormente avaliar e identificar quais são. O objetivo é ter um parâmetro para avaliar a evolução destes alunos no decorrer do ano. Na segunda e terceira semana houve a confecção de jogos como: jogo de latas, pescaria e boca de palhaço, além da elaboração de um painel e bandeirinhas para decorar ação do espaço escolar no dia da festa junina. Por fim na quarta semana foi elaborado o portfólio referente ao mês de junho, onde consta as atividades realizadas.
Análise dos Resultados Alcançados O desenvolvimento da criança envolve vários aspectos e em diversas áreas, por isso é de extrema importância que a escola atue de forma que enxergue a criança como um todo, levando-se em considerações as questões cognitivas, sociais e afetivas, além de valorizar os aspectos culturais que estão presentes e que constituem a sociedade. [...]à escola compete propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem (Hedeggard, 2002). Com isto, podemos afirmar que a realização destas atividades como contribuição para a festa junina, apresentou-se como algo integrador na concepção da valorização cultural, podendo de alguma forma fazer com que as crianças conheçam a sua cultura, através de jogos, trajes e as comidas típicas. Fazendo-nos componentes deste momento que também se caracteriza como parte do processo de ensino e aprendizagem. Referente ao questionário elaborado, os resultados serão obtidos no decorrer do processo, conforme for aplicado com os alunos de 2º e 3º anos que frequentam o projeto de reforço escolar, no próximo mês.
Construção de jogos e artigos para decoração
CONSIDERAÇÕES FINAIS Quando nascemos somos inseridos em um cultura que foi criada durante o percurso histórico da humanidade, onde os valores e crenças nos são transmitidos, isto faz parte da formação de cada ser humano. Portanto, o conhecimento das questões culturais da sociedade ao qual estamos inseridos devem estar presentes em nossa vida, até mesmo, para que conheçamos os ideais dos nossos antepassados que perduram até hoje. A partir disto, é necessário reconhecermos a importância da criança conhecer os diversos valores culturais, para que assim, esta possa conhecer a si mesma, levando consigo o respeito e a valorização de outras culturas.
Referências Bibliográficas Hedeggard, M. (2002). A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In H. Daniels (Org.), Uma introdução a Vygotsky (pp. 199- 228). São Paulo: Loyola. Provinha Brasil. Disponível em: http://www.atividadespnaic.com/2015/03/simulado-provinha-brasil-2o-ano-2015/ Acessado em: 11/06/2015.