Roteiro para Estudo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Pedagogia da pesquisa-ação
O Professor de Educação Física e os
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
O conteúdo.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Desenho Universal O que são?
Educação Ambiental.
Pederneiras- São Paulo
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Educação Ambiental.
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
O pensamento principal de quem escolhe a Educação como Profissão...
educação NA ERA DIGITAL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ESCOLA DO FUTURO.
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Escola Estadual Dona Consuelo Muller
Conferência Municipal de Educação
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Política Educacional Brasileira
Participação Educativa
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Educação Especial: Surdez
Educação Especial: Surdez
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Nome da Aula: Aula no. P ágina S O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Professora: Mércia Soares
Diálogos de Inclusão Encontro nº 1.  Os bolsistas do projeto Diálogos de inclusão, juntamente com a coordenação, encontram-se para discutirem temas atrelados.
O computador como Meio e como Fim...
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Revisita ao PPP.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
DEFICIENCIA AUDITIVA.
Transcrição da apresentação:

Roteiro para Estudo

Roteiro para A1 Leitura dos seguintes slides: Preconceito e mudanças de paradigmas ; Política Educacional e Legislação no processo da inclusão; Desenho Universal; Breve Histórico da Educação de Surdos Quadro Síntese das diferentes abordagens na Educação de Surdos; Alfabeto Manual;

Roteiro A1 Preconceito e mudanças de paradigmas ; A educação tem passado por décadas por transformações, uma delas é a perspectiva inclusiva. Estas transformações muitas das vezes necessita ser coletivas, codificadas em nossos dias, para depois individualizar e assim lançarmos a sociedade uma inclusão com respeito e dignidade. O caminho é para todos , mas somente quem passa por ele, estará promovendo possibilidades e quebras de preconceitos e por fim mudanças de paradigmas (padrões), que ficaram paralisadas a anos.

Roteiro A1 Política Educacional e legislação no processo da inclusão Para que haja uma efetiva inclusão é preciso estarmos atentos as Políticas Públicas, estas estarão favorecendo o acesso, a permanência e o desenvolvimento cognitivo da pessoa com deficiência. Também vale ressaltar que a Educação Especial começa a tomar um novo rumo, uma proposta educacional, quando inicia-se estudos voltado para cada caso, procurando respeitar as questões culturais, linguísticas e outras áreas afins. Neste sentido oportunizando a pessoa com deficiência a escola diversificada, a escola multiculturalismo a escola para todos e não escola de todos, pois quando colocamos “para”.. Sentido de pensarmos nas adequações e “de” todos apenas estamos oferecendo o acesso. Portanto os dispositivos legais são favoráveis e pertinentes sempre que abrirem portas e não dúvidas.

Roteiro A1 Desenho Universal Teve a iniciativa de arquitetos da Universidade da Carolina do Norte-EUA, este estudo teve como foco atender a necessidade de atender as pessoas com deficiência, buscando objetivar sempre as adequações promovendo o acesso. Foram criados sete, são eles: Igualitário, Adaptável, Óbvio, Conhecido, Seguro , Sem esforço e Abrangente.

Roteiro A1 Breve Histórico da Educação de Surdos O levantamento do processo da educação de surdo , tem como objetivo as lutas, que o Surdo até hoje vem vivenciando, dia após dias, anos após anos. Com os avanços tecnológicos, avançamos também com as questões linguísticas e culturais. Sua origem tem como palco França, lugar que iniciou os primeiros sinais, saindo da europa e atravessando o mar, promovendo e provocando na América luz aos sinais. Assim a Lingua de Sinais foi tomando sua posição e lugar ao mundo. Mas antes foi preciso passar por várias situações, situações estas que deixaram os surdos de foram, mas anos mais tarde veio o respeito a cidadania surda, comunidade surda.

Roteiro A1 Quadro síntese das diferentes abordagens na Educação de Surdos . Este quadro esta atrelado aos avanços na história da educação de surdos, pois durante os avanços , tivemos três filosofias educacionais, ou melhor hoje abordagens educacionais.São elas: Oralismo- Não era respeitado na sua plenitude, mas teve um papel importante por volta de 1880. Comunicação Total- Respeito ao cidadão Surdo- 1960 Bilinguismo- Estudos nos revelam uma das abordagens mais evolutiva, pois a Lingua de Sinais toma novamente seu destaque na comunidade Surda e assim a Cultura Surda inicia sua valorização.

Roteiro A1 Alfabeto Manual , Número cardinal e Quantidade Tem sua importância no aspecto do inicio de uma comunicação digitalizada, portanto ela colaborará no nome próprio, coisas que não tem em sinais, mas é uma das ferramentas. Pois a língua de Sinais tem sua estrutura linguística e que deve ser tratada com respeito tanto quanto a uma Língua .Os números cardinais serão usados em idade, nº de casa, telefone, já o número de quantidade , ele irá informar coleção ou quantidade, por exemplo: nº de filhos, objetos e outras coisas referente a coleção.

Roteiro A1 Este material só tem sentido no aspecto de ampliar e relembrar as matérias dadas, necessitam estudar o que encontram nos demais slides. Também deixarei texto sobre Desenho Universal, Leis, breve histórico e outros como complemento de estudo.