Aline Luz Liana Freire Natália Soutosa Roberta Diuana Vitor Ramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
Advertisements

COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
COMO ENCONTRAR CLIENTES
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Definição do sector de Touring
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Os Migrantes em Jardim Camburi e Adjacências
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Relatório de Pesquisa 2010 Perfil Sócio econômico do Turista
APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo.
Target Group Index.
Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin.
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Pesquisa de mercado e comportamento
Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa.
Key Account Dia Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Ciclo de valor para o cliente
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Perfil de consumo de cultura do brasileiro entrevistas nacionais domiciliares; Foram selecionadas 70 cidades, o que inclui 9 regiões metropolitanas;
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Eventos Segmentados Evento Virtual/Digital
Profa. Maria Emília Martins Silva
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Key Account Walmart Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
PESQUISA – O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO NA OPINIÃO DO RECIFENSE RECIFE PESQ. Nº 069.3/2013.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas que trabalham com turismo de aventura, rural e ecoturismo, sem limitar idade, com cobertura.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado.
PESQUISA – CARNAVAL 2014: A expectativa do recifense RECIFE PESQ. Nº 006/2013.
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
APRESENTAMOS PROPOSTA COMERCIAL PARA ATIVAÇÃO DA ACADEMIA ALTA ENERGIA NO SOU BH.
PESQUISA OD NA RMSP PESQUISA OD 2007 MOBILIZADOS CERCA DE 370 PESQUISADORES, DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2007(COMPLEMENTAÇÃO DE.
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.
M UNICÍPIO DE N ITERÓI Grupo: Matheus Breslauer, Victor Alonso, Leticia Turques e Thaissa Gomes. Turismo – 4° período.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Especificações Técnicas
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Conceitos de amostragem
2ª Parte..
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ TRANSPORTES DE PASSAGEIROS PROFª JUCELAINE AJUDA ENTRE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS Abelardo Vinagre da Silva Hartmut Günther.
Objetivos Caracterizar e identificar os consumidores do Turismo Internacional Receptivo no Brasil - Perfil, Gastos, Destinos, Procedência, Motivações,
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Dia das Crianças. METODOLOGIA Foram entrevistados 400 pais com filhos de até 10 anos nos locais de compra de Porto Alegre, sendo: 60% na rua - Centro,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE – Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo – Hooley, Saunders e Piercy – Prentice Hall.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Docente: Fernanda Policarpo Discente: João Pacheco, nº15398 Administração de.
“O ideal ainda é a alma de todas as realizações” Getúlio Vargas.
População: Distribuição geográfica e crescimento
Outubro de 2014 Slide 1 NATAL Uso do 13º salário.
Estudo de usuários: as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends Glauce Alves, Hallini Jardim, Julianna Martins, Mário Gonçalves, Phillipe.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Segmentação de Mercado
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Aline Luz Liana Freire Natália Soutosa Roberta Diuana Vitor Ramos Projeto de pesquisa para identificação de demanda de turismo receptivo na cidade de Niterói Aline Luz Liana Freire Natália Soutosa Roberta Diuana Vitor Ramos

Introdução Números (Neltur): Área: 129 km² População: aproximadamente 500.000 habitantes (IBGE 2007) Ocupação hoteleira: Número de visitantes por ano: 9267 Janeiro: 1631 (alta estação) Outubro: 1033 (baixa estação) 3º lugar no ranking de visitantes do RJ Ocupação hoteleira: 90% Atrativos: 13km de praia Complexo de fortes e fortalezas MAC (Museu de Artes Contemporâneas) Parques e Igrejas histórica Museus

Introdução Curiosidades: Economia: Segundo o INEP, município mais escolarizado do país Terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil Economia: Ponto estratégico para o crescimento nacional do petróleo e gás natural em razão da localização Corresponde a 70% do parque instalado fluminense Está entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios

Praia de Itacoatiara Parque da Cidade Fortaleza de Santa Cruz MAC (Museu de Arte Contemporânea) Praia de Itacoatiara Parque da Cidade Fortaleza de Santa Cruz

Apresentação Pesquisa quantitativa que visa identificar a demanda potencial de turistas dispostos a comprar serviços em uma agência de turismo receptivo, em Niterói (RJ). Definição de Agência de viagens receptoras segundo OMT (2001).

Justificativa aumento da atividade turística no Brasil Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 dezenas de turistas visitam Niterói agência de turismo receptivo em Niterói. realização da pesquisa para identificar a demanda potencial e desenvolver os produtos mais adequados.

Problema Qual é a demanda para produtos turísticos desenvolvidos por uma agência de turismo receptivo em Niterói?

Hipótese Diversos turistas visitam Niterói sem consumir serviços turísticos ofertados por agências de viagens. Supõe-se que os visitantes de Niterói não consomem serviços turísticos porque não há a oferta adequada, sendo então um mercado a ser explorado.

Objetivo Geral Identificar a demanda potencial de turistas dispostos a comprar serviços em uma agência de receptivo em Niterói (RJ).

Objetivos específicos Identificar os serviços turísticos ofertados atualmente e quais são utilizados pelos visitantes de Niterói. Identificar os serviços turísticos que seriam solicitados pelos visitantes. Verificar o valor que os clientes estariam dispostos a pagar. Verificar o conhecimento dos turistas reais sobre os atrativos turísticos de Niterói. Identificar a fonte de informação que motivou a conhecer a cidade.

Metodologia - Método: Pesquisa quantitativa; Interrogação direta a visitantes não residentes no estado do Rio de Janeiro; formulário com perguntas aberta, semi-aberta e fechadas.   - Período: Dias 17 a 23 (domingo a sábado) de outubro de 2010 e 9 a 15 (domingo a sábado) de janeiro de 2011, abrangendo períodos de alta e baixa temporada; Cinco horas de pesquisa de campo por dia, das 10 horas da manhã às 15 horas da tarde. - Local: Terminal Barcas S.A. Araribóia, Museu de Arte Contemporânea e Fortaleza de Santa Cruz.

Metodologia   - Amostra: Não probabilística dos visitantes não residentes no estado do Rio de Janeiro; Em 2009 Niterói recebeu 1631 visitantes em janeiro e 1033 em fevereiro, as respectivas amostras serão 280 e 320 formulários. (Baseado no modelo de Bernard (1988), que considera um intervalo de confiança de 5%).   - Instrumento de pesquisa: Formulário dividido em 4 blocos.

Metodologia Dia 18 de setembro de 2010 (sábado); - Teste: Dia 18 de setembro de 2010 (sábado); Cada pesquisador aplicará cinco formulários; Ajuste do formulário.   - Fase de campo: Um pesquisador em cada ponto, no período já mencionado; Identificados com camisas padronizadas e crachás; Receberão R$ 10,00 por formulário válido entregue. Além de ajuda de custo de R$ 10,00 por dia de pesquisa para cobrir despesas de passagem; Deverão ter conhecimento da língua inglesa; Os visitantes serão questionados sobre sua disposição em colaborar com o trabalho, cujos objetivos lhes serão explicados; Filtros utilizados na pesquisa: primeiramente a idade, e depois o local de residência do entrevistado; Oferta de folheteria da cidade e brinde.

Metodologia - Tabulação dos resultados: Planilha do Excel; Validação do banco de dados; Associação de respostas.   -Apresentação dos resultados: Divulgação para as partes interessadas, realizadores, parceiros, patrocinadores e apoios, propondo-se a implantação – ou não – de uma agência de receptivo na cidade de Niterói.

Cronograma

Formulário Foi preparado um formulário dividido em 4 blocos: O primeiro bloco traça o perfil sócio-econômico do entrevistado, a fim de conhecermos quem são os turistas que visitam a cidade; O segundo bloco busca identificar de que forma este visitante está hospedado, auxiliando na identificação dos principais meios de hospedagem utilizados e qual é a diferença percentual dos visitantes hospedados na cidade de Niterói e na cidade do Rio de Janeiro. O terceiro bloco, busca identificar quais as motivações e hábitos de viagem do entrevistado; O quarto e último bloco busca elucidar a relação do visitante com a cidade de Niterói, bem como levantar o nível de conhecimento deste visitante sobre a cidade.

Primeiro bloco Reside no estado do Rio de Janeiro? ( )Sim ( )Não Qual a cidade de residência permanente? Idade: Estado Civil: ( )solteiro (a) ( )casado (a) ( )divorciado (a) ( )viúvo (a) Sexo: ( ) F ( ) M Grau de instrução: ( ) Ensino fundamental ( ) Ensino Médio ( )Ensino Superior Profissão: Renda familiar: ( ) até 1 salário mínimo (R$ 510,00/ € 227,71) ( ) até 5 salários mínimos (R$ 2.550,00/ € 1.138,55) ( )até 10 salários mínimos (R$ 5.100,00/ € 2.277,09) ( ) acima de 10 salários mínimos

Segundo bloco Em que cidade está hospedado? Qual o meio de hospedagem utilizado? ( ) hotel ( )pousada ( ) albergue ( ) hospedagem domiciliar ( ) casa de amigos/ parentes ( ) outros De que forma foi comprada a viagem? ( ) agência de viagens ( ) independente

Terceiro bloco Com que frequencia costuma viajar? Você costuma viajar: ( ) acompanhado(a) da família ( ) acompanhado(a) dos amigos ( ) somente com o(a) parceiro(a) ( ) sozinho (a) Quanto costuma gastar em média com viagens? (Por dia) ( ) até R$ 50,00 (€ 22,00) ( ) entre R$ 51,00 e R$ 150,00 (€ 23,00 / € 66,00) ( ) entre R$ 151,00 e R$ 250,00 (€ 67,00/ € 112,00) ( ) entre R$ 251,00 e R$ 350,00 (€ 112,00/ € 156,00) ( ) mais que R$ 351,00 (€ 157,00) Quais os atrativos que costuma visitar em viagens? (Parques, praias, museus, shoppings...) Quanto tempo pretende ficar no Estado do Rio de Janeiro? Pretende visitar outras cidades do Estado? Quais? Pretende vir ao Rio de Janeiro na oportunidade da Copa de 2014 ou nos jogos Olímpicos em 2016? ( )S ( )N

Quarto bloco É a primeira vez que visita a cidade de Niterói? ( )S ( )N Se a resposta for não, quantas vezes já visitou Niterói? Qual o meio de transporte utilizado para chegar na cidade? ( ) ônibus ( ) barca ( ) táxi ( ) veículo próprio Como ficou sabendo de Niterói? ( )amigos/parentes ( )mídias ( )informações turísticas ( )agência no seu país/ cidade ( )meio de hospedagem O que motivou sua vinda a Niterói? ( )Lazer ( )Negócios ( ) Visita a amigos/ parentes ( ) outros

Quarto bloco A seguir, serão listados alguns atrativos da cidade. Responda sim para os atrativos que você já ouviu falar ou não caso nunca tenha ouvido falar Museu de Arte Contemporânea (MAC) – S ( ) N ( ) Mercado de peixe São Pedro – S ( ) N ( ) Fortaleza de Santa Cruz – S ( ) N ( ) Parque da cidade – S ( ) N ( ) Forte de Jurujuba – S ( ) N ( ) Caminho Niemeyer – S( ) N( ) Quais os atrativos que você já visitou? O que ainda pretende visitar em Niterói? Você se hospedaria na cidade de Niterói? – S ( ) N ( ) Estaria disposto a comprar um city tour na cidade? – S ( ) N ( )

Obrigado! Realização Patrocínio Apoio