Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 03-04-2010 EVENTOS II UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE TURISMO PROFª TELMA LASMAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Teoria Elementar da demanda
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
ESPORTE E LAZER PPA
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Modelos Mentais integrados a Estrutura Sistêmica
RECIFE CONVENTION & VISITORS BUREAU
PLANO DE AÇÃO
Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Boletim Informativo IFSP Avaré
OPERADORA Aula 05.
Quem somos O que fazemos Slide 1
LEGADO FÍSICO, INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO E SOCIAL DA COPA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
Planejamento Estratégico
Plano Estratégico Regional de Turismo
A importância dos eventos para o setor de hospitalidade
Julho de 2007.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
APRESENTAM.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM
ÁREA TEMÁTICA VI Ministério da Fazenda; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério do Turismo; Secretaria da Micro e Pequena.
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
 Intensa sazonalidade, notadamente nos municípios litorâneos agravada pela curtíssima “alta temporada”.  Procedência acentuada de turistas do próprio.
“Qualificação Profissional: construindo
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
EVENTOS uma Indústria Nova!. O que são Eventos O que são Eventos Perfil do profissional de eventos Perfil do profissional de eventos Turismo de Eventos.
CATEGORIAS DE.
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Recursos e Fontes de Financiamento
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Sumário Projeto ptrs.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
O Petrópolis Gourmet ganha este ano um ingrediente extra que vai ampliar de forma significativa sua repercussão, alcance e visibilidade. O Globo apostou.
Grupo Gestor Mar de Cultura A criação: Em 2007 o Ministério do Turismo no Projeto Destinos Referência, preparou um levantamento de todos os destinos.
Roteiro de Atividades de Planejamento, Organização & Realização de Eventos
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR ORENI BRAGA PRESIDENTE
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
NAS MONTANHAS DO RIO DE JANEIRO, NA SERRA VERDE IMPERIAL, SÃO PRODUZIDAS UMA RICA DIVERSIDADE DE ESTILOS DE CERVEJAS ESPECIAIS, QUE HARMONIZAM PERFEITAMENTE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
UNECONGRE SSO Florianópolis – SC Dezembro/2015. UNECONGRESSO – PAINEL 5: Organizadores e Conventions e DMO's: Quais as expectativas entre a parceria (existente?)
2 Implantação 2010 Objetivo Incremento da arrecadação Público Turistas, mercador corporativo, profissionais de turismo, promotores/profissionais de eventos.
"Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora.” Joseph Juran.
Levantamento das Necessidades de Capacitação dos Setores Produtivos da Região Nordeste Levantamento das Necessidades de Capacitação dos Setores Produtivos.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
Um mecanismo para a melhoria da qualidade dos gastos públicos. 06 de Janeiro de 2006.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
COMPONENTES DO SISTEMA:
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Transcrição da apresentação:

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre EVENTOS II UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE TURISMO PROFª TELMA LASMAR

RECAPITULANDO Eventos fechados – situações específicas e público-alvo definido Eventos abertos : - por adesão - para o público em geral

ÁREAS DE INTERESSES Artístico e/ou cultural Científico- Cívico Desportivo- Lazer Promocional-Religioso Turístico

MARKETING DE EVENTOS Patrocínio Apoio Co-patrocínio Fita de patrocinadores, apoiadores e realizadores

RENÚNCIA FISCAL Lei Rouannet – Imposto de renda Lei do ICMS – imposto estadual Lei do ISS – imposto municipal

PAPEL DO PODER PÚBLICO NO MARKETING DE EVENTOS Apoio às iniciativas privadas – financeiro e logístico Divulgação da imagem do país/ estado/ município Divulgação de seus produtos turísticos

CONVENTION & VISITORS BUREAU O que é um Convention Bureau ? ICCA – International Congress and Convention Association – fornece informações aos países membros sobre todos os congressos, seminários e demais eventos mundiais IACVB – International Association of Convention & Visitors Bureau

CAPTAÇÃO DE EVENTOS Identificação do evento – banco de dados, demanda específica (alguns eventos são captados com 10 anos de antecedência) Pesquisa das 3 últimas realizações Sensibilização da entidade local Gestão junto à entidade nacional/ mundial

Produção de book ( com as cartas de apoio) de captação de para a candidatura oficial – projeto Definição da estratégia de atuação X demais competidores Visita da inspeção: consolidação da candidatura VOTAÇÃO →→ CAPTAÇÃO

INFRAESTRUTURA PARA EVENTOS Aeroportos Portos Rodoviárias Estações ferroviárias Transportes urbanos locais

AEROPORTOS INTERNACIONAIS NO BRASIL Rio de JaneiroBelémFlorianópolis São PauloNatalDistrito Federal RecifeCorumbáJoão Pessoa SalvadorCampinasManaus Porto AlegreMaceióPorto Velho Curitiba

CENTROS DE CONVENÇÕES Localização Meios de acesso Instalações Serviços Valor da locação

REDE HOTELEIRA Diferentes categorias (luxo, executivo, familiar, turístico, etc) Tarifas promocionais para o evento Número de leitos compatível com o evento Serviços bilíngues Serviços diferenciados (fitness, restaurantes, piscinas, internet, etc)

Instalações adaptadas para portadores de necessidades especiais. Adaptação das instalações (ex. hotel fazenda com instalações para convenções) Mão de obra qualificada

ATRATIVOS NA CIDADE Diurnos – praias, monumentos naturais e culturais, museus, passeios, igrejas, compras, etc Noturnos – Teatros, shows, concertos, boates, bares, etc

ATRATIVOS PARA OS ACOMPANHANTES Infantis Familiares Adultos

CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA OS EVENTOS Perfil do evento Perfil do patrocinador Cotas de patrocínio Troca de serviços

PARCERIAS DE CAPTAÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS - Entidades e associações de classe, nacionais e internacionais - Convention Bureau das cidades - Empresas promotoras e organizadoras de eventos - Órgãos públicos correlatos - Empresas de turismo ( agenciamento, transportes, hospedagem, alimentação e receptivo)

CAMPOS DO BOOK DE CAPTAÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS - Clareza e objetividade na descrição dos dados da infraestrutura turística; - Justificativa pertinente da candidatura da cidade ou localidade-sede; - Orçamento com previsão de receita e despesas e demonstração da viabilidade econômica do projeto; - Sugestão de local para a realização do evento com carta descritiva de apresentação;

Listagem de hotéis e empresas de receptivo e seus custos; - Material promocional da localidade-sede, em geral; - Cartas de apresentação dos órgãos governamentais. * A antecedência na organização para captação do evento é fundamental para a obtenção do sucesso.

CAPTAÇÃO DE EVENTOS NACIONAIS Pesquisa do histórico do evento: - Quais as cidades que já o realizaram; - Periodicidade; - Infraestrutura compatível com o porte do evento; - Número de participantes; - Datas em aberto; - Entidades de classe nacionais/regionais.

ESTRATÉGIAS PARA A CRIAÇÃO DE EVENTOS - Análise das condições e recursos naturais e artificiais da região, visando ao seu melhor aproveitamento; - Os eventos realizados nas grandes cidades devem aproveitar o potencial das mesmas, tirando proveito para oferecê-los como atrativos aos diferentes públicos; - As cidades como poucos atrativos devem valorizar e focar nos que oferece (por. ex. Eventos náuticos, eventos religiosos, de aventura, etc)

No caso de cidades que tem marcadas temporadas turísticas, trabalhar com a sazonalidade; - Eventos em datas comemorativas devem ser criativos, originais ou absolutamente tradicionais; - Eventos com apelo social, que caracterizem cidadania, são iniciativas de grande repercussão; - Criação de calendário de eventos, a partir da avaliação de pontos positivos e negativos do evento realizado.

CALENDÁRIO DE EVENTOS - Objetivos principais do calendário de eventos: 1. Fornecer um panorama geral das programações, tanto das atrações expontâneas da cidade como dos eventos tecnicamente criados; 2. Orientar as ações de divulgação e publicidade necessárias ao sucesso das realizações;

Selecionar os acontecimentos que representem interesse para a demanda turística e a população local; 4. Concentrar as informações úteis, tanto para os usuários quanto para o trade local; 5. Possibilitar o levantamento estatístico das várias realizações, por local, mês, características técnicas, etc.

Evitar a superposição de datas; 7. Evitar as temporadas turísticas regulares e feriados prolongados; 8. Criar uma tradição no local, habituando a população, qualificando a mão de obra e gerando uma expectativa quanto à realização do evento.

SUCESSO OU FRACASSO? INDICADORES A SEREM ANALISADOS - Capacidade e atendimento hoteleiro - Atividades turísticas previstas - Transportes em geral - Atividade do organizador do evento - Período de férias escolares - Aspectos da natureza

Disponibilidade de tempo útil - Acontecimentos cívicos ou religiosos - Aspectos econômico-financeiros - Conveniência dos centros de convenções - Interesse da entidade promotora e dos seus componentes - Empenho do governo