A EMPRESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Organização e Técnicas Comerciais
IV – UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Organização industrial
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custos ... afinal, o que é isto?
Cooperativismo.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Administração Administração tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execução de seus objetivos e metas.
SETORES DA ECONOMIA.
Contabilidade de Custos
Aplicações de Certificados Digitais
Custos e Receitas Custos e Receitas.
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 08 Revisão para AV1.
Livros Contábeis Celso Mesquita Celso Mesquita.
Função Produtora.
O papel de finanças e a função da administração financeira.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Demonstração do Resultado do Exercício
Marketing de Serviços Prof.a Sandra Lima.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Aplicações de Certificados Digitais. Receita Federal do Brasil - RFB - e-CAC DBE - Documento Básico de Entrada no CNPJ Sistema Público de Escrituração.
CONTABILIDADE AVANÇADA
A ECONOMIA URBANA.
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I PROF. JOCIMAR D
Orçamento de Produção.
Faculdade de Ciências Contábeis
Atividades realizadas para implantação da CNAE-Fiscal
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
MÓDULO X Distribuição (Praça)
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem.
O Armazenamento.
Obrigações do Empresário
Área Urbana e Área Rural.
As operações de importação envolvem:
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
TEORIA DA CONTABILIDADE
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
Cálculos Fiscais - ICMS
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Disciplina: Organização do Trabalho
Contabilidade Aula 1.
CONCEITO LEGAL DE EMPRESÁRIO
Contabilidade Aula 1.
CONTRATOS MERCANTIS Na atividade empresarial, o empresário individual ou a sociedade empresária celebram vários contratos. Fatores de produção: capital,
Multicon Assessoria Contábil
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:
Ponto 8 A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. “O EMPRESÁRIO E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA SÃO OBRIGADOS A SEGUIR UM SISTEMA DE CONTABILIDADE, MECANIZADO.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Transcrição da apresentação:

A EMPRESA

EMPRESA É O LOCAL ONDE DESENVOLVERÁ TODA SUA CARREIRA PROFISIONAL. O AMBIENTE QUE FARÁ PELO MENOS 1/3 DE SUA VIDA.

ALGUNS TIPOS DE EMPRESAS: INDUSTRIAL: tem como objetivo a transformação da matéria prima em um bem material, ou seja, a produção de bens. Ex. Fábrica de doces. COMERCIAL: compra o que as indústrias produzem e distribui esses produtos em pontos de venda. Ex. Loja de eletrodomésticos. PRESTADORA DE SERVIÇOS: tem como objetivo prestar serviços diversos tanto para indústrias, comércios ou o público consumidor. Ex. Escritório de engenharia, contabilidade.

As empresas independentes de suas atividades, podem ser agrupadas em: EMPRESAS SEM FINS LUCRATIVOS (FILANTRÓPICAS/ BENEFICENTES); EMPRESAS COM FINS LUCRATIVOS.

EMPRESAS SEM FINS LUCRATIVOS (BENEFICENTES/FILANTRÓPICAS) As empresas sem fins lucrativos são, geralmente mantidas com doações de particulares ou verbas do governo. Exemplo: Associações de deficientes físicos.

EMPRESAS COM FINS LUCRATIVOS As com fins lucrativos são mantidas com o dinheiro que recebem em troca dos bens ou serviços que oferecem. O lucro é necessário porque dele dependem a segurança e sobrevivência da empresa, seu crescimento e a melhoria das condições de trabalho.

As empresas são constituídas de forma diferente, com atividades e tamanhos diversos, o que fará com que o trabalho do assistente administrativo sofra alterações de empresa para empresa.

TIPOS DE ATIVIDADES EMPRESAS EXTRATIVAS; EMPRESAS AGROPECUÁRIAS; EMPRESAS INDUSTRIAIS; EMPRESAS COMERCIAIS; EMPRESAS PRESTADORA DE SERVIÇOS;

EMPRESAS EXTRATIVAS: extraem e coletam os recursos naturais, sejam minerais, vegetais ou animais (a caça, a pesca, a mineração etc.)

EMPRESAS AGROPECUÁRIAS: AGRÍCOLAS: Plantam, cultivam e colhem os diversos produtos. PECUÁRIAS: Criam, produzem e exploram os derivados de bovinos, equinos, suínos etc.

EMPRESAS INDUSTRIAIS Transformam os bens naturais, dando-lhes novas formas.

EMPRESAS COMERCIAIS Vivem da compra e venda de mercadoriais, comercializando bens, lojas, bares, magazines, boutiques, feiras, farmácias, restaurantes, supermercados etc.

EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS Financeiras: Bancos, companhia de seguros, financiadoras etc; Transportes: Aéreos, marítimos, rodoviários e ferroviários; Comunicações: Rádio, televisão, imprensa, telégrafo etc; Diversos: Hospitais, casas de saúde, hotelaria, turismo, serviços públicos etc.

RAMOS DE ATIVIDADES As empresas podem ser classificadas de acordo com o ramo de atuação no mercado. Empresas comerciais; Empresas de Prestação de serviços;

EMPRESAS COMERCIAIS São aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – varejista- ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista – atacadista. Exemplos: Restaurantes, Supermercado, Armarinhos etc.

EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO São aquelas cujas atividades nao resultams da entrega de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho (mão de obra) ao consumidor. Exemplos: lavanderia, cinema, hospital, escola, etc.

SETORES DE ATIVIDADE Dentro dos ramos de atividade existem vários setores, os quais podem ser explorados por uma empresa como, por exemplo:

SETORES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO SETORES DE ATIVIDADE SETORES INDUSTRIAIS SETORES COMERCIAIS SETORES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Gráfica Veículos Alimentação Calçado Tecidos Transporte Vestuário Combustíveis Turismo Couros Terragens Saúde Metalurgia Roupas Educação Mecânica Acessórios Lazer

Registro de empresas A abertura de uma empresa não requer apenas técnica e capital. Existe todo um trâmite legal para ser seguido. Há a parte burocrática para a abertura formal do empreendimento. Devem ser seguidas pelo Novo Código Civil de 2002 e Departamento Nacional de Registro de Comércio.

REGISTRO DE EMPRESAS As empresas constituídas com base na legislação anterior tiveram prazo até 10 de janeiro de 2004 para se adequarem ao novo Código Civil. As empresas constituídas a partir de janeiro de 2003, devem respeitar o novo Código, bem como as empresas em fase de alteração ou encerramento de atividades.

REGISTRO DE EMPRESAS Além dos procedimentos básicos para constituição da empresa, dependendo do ramos de atividades, pode surgir a necessidade de outros procedimentos específicos, em diversos orgãos, como: Alvarás, licenças, registros, inspeções, livros ou documentos. Secretarias, departamentos, delegacias, institutos e etc.

OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS Independente do porte, as empresas estão sujeitas as diversas obrigações contábeis. Seleção, organização e armazenamento dos documentos negociais e demais papéis base para a escrituração dos livros comerciais, fiscais e trabalhistas.

OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS Classificação, digitação e conciliação de contas. Emissão e análises de demonstrações contábeis obrigatórias, tais como o Balanço Patrimonial, Demostração do Resultado etc. Publicação de diversos atos conforme exigência das legislações vigentes.

ESCRITURAÇÃO DE LIVROS OBRIGATÓRIOS São obrigatórias a escrituração e a manutenção dos seguintes livros pelas empresas: Livros Comerciais: Diário Razão

LIVROS FISCAIS LRE- Livro de Registro de Entradas LRS- Livro de Registro de Saidas Livro de Registro de Apuração do IPI Livro de Registro de Apuração do ICMS LRI – Livro de Registro de Inventário Livros Trabalhistas Livros de Inspeção do Trabalho Livro de Registro de Empregados