Contaminação por Mercúrio e Chumbo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EFEITOS BIOLÓGICOS DO MERCÚRIO E SEUS DERIVADOS EM SERES HUMANOS
Advertisements

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
Ligações Quimicas A maioria dos atomos fazem ligações na tentativa de obtenção de maior estabilidade quimica.
Tratamento de resíduos
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Eletroquímica (II).
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
E.E. Camilo Bonfim Tema: Chuva ácida Disciplina: Ciências da Natureza
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Oxidação e Redução.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
BIOLIXIVIAÇÃO.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
SUBSTÂNCIAS.
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
Palestrante: José Eustáquio Viola
Conceitos gerais Conceitos básicos sobre equilíbrio químico
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
QUÍMICA DESCRITIVA.
Reações homogêneas e heterogêneas
“Classificação da matéria”
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Química A – Prof Marcus Eletroquímica.
Separação dos componentes presentes numa mistura
Reações de Precipitação
Substâncias e Misturas
Revisão - Ligações químicas
Estados de agregação da matéria
Consequências da Poluição Marinha O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial.
Capítulo 23 Metais e metalurgia
Ligações Químicas.
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
O problema com sulfetos
Estanho Aula 13.
Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos
Nomes: Carolina de Oliveira
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Unidade 3 Classificação dos materiais
Gestão Sustentável dos Recursos
AULA 2 CONCLUSÕES.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Centro Educacional Barreiros
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
8.3 Metais e não metais. 8.3 Metais e não metais.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
2ª SÉRIE.
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Prof. Silvio Professor Silvio.
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO “METAIS E LIGAÇÃO METÁLICA” QUÍMICA – SETOR B – 1º ANO EM Professor: João Eduardo Lucateli 2011.
Grupo do Titânio ( grupo 14 )
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Alumínio O que é o Alumínio: Acredita-se que o alumínio tenha se formado através de: * Sucessivas colisões dos átomos de hidrogênio. hidrogênio. * Em.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Transcrição da apresentação:

Contaminação por Mercúrio e Chumbo Química Ambiental Campinas,2009.2

Mercúrio – Características É o mais volátil de todos os metais Seu vapor é altamente tóxico. Mercúrio líquido é menos tóxico que o vapor. Seu vapor quando atravessa a barreira sangue provoca danos ao sistema nervoso central. Possui várias fntes de emissão

Fontes de emissão do mercúrio Reduzidas em lançamentos industriais. Queima descontrolada do carvão e óleo combustível (quantidades traço do elemento) Incineração do lixo municipal (mercúrio presente em baterias por exemplo). As fontes de emissão antrópicas concorrem com as emissões de vulcões.

Mercúrio – contaminação na atmosfera No ar a maior parte do mercúrio encontra-se na forma de vapor e uma pequena porção está na adsorvida à pequenas partículas em suspensão. O mercúrio que contamina a atmosfera percorre longas distâncias e posteriormente oxidado e se depositar em cursos d’água

Mercúrio – Formação de amálgamas Amálgamas: soluções ou ligas com algum outro metal ou combinação de metais. É parte constituinte de amálgamas dentários:combinações aproximadamente iguais de mercúrio líquido e uma mistura de prata e estanho. A presença de mercúrio nos amálgamas é uma fonte de contaminação a médio e curto prazo, devido à sua vaporização durante a mastigação.

Mercúrio na mineração brasileira Mineração: extração de pequenas porções de ouro e prata elementar a partir de grandes quantidades de escória via adição de mercúrio elementar. O mercúrio adicionado forma um amálgama com os metais preciosos e os separa da escória. Emissão de ~200mil toneladas de mercúrio. Tinha a proporção de 1g de Hg para cada 1g de Ag produzida.

Para a remoção de ouro de sedimentos pressentes no rio Amazonas, é usada uma grande quantidade de mercúrio. Este contaminante permanece como contaminante da atmosfera e da bacia amazônica.

Hg- processo de cloro-soda Uso de amálgama de sódio e mercúrio para converter cloreto de sódio aquoso em produtos de cloro e NaOH através da eletrólise. Na+ +1e- Na-Hg(sódio no amálgama) O sódio presente no amálgama é extraído mediante reação com água e uma pequena corrente elétrica. Na-Hg + 2H2O NaOH(aq) +H3O+(aq)

Hg- processo de cloro-soda-cont. Boa parte do mercúrio presente no amálgama é recuperado para os tanques. Outra parte do mercúrio do processo é lançada na atmosfera e/ou lançada nas águas de refrigeração. Através de intervenções de bactérias presentes na água o mercúrio pode ser facilmente oxidado, tornado-se mais acessível aos peixes.

Mercúrio Iônico Presente em minérios como HgS (sulfeto de mercúrio) Como o HgS é extremamente insolúvel em água é como como tratamente de efluentes de plantas cloro-soda a utilização de Na2S. Na2S + Hg2+ HgS

Formação de metilmercúrio Formação do dimetilmercúrio ocorre nos sedimentos de rios e lagos,principalmente sob condições anaeróbias. Reação mediada por bactérias que promovem a conversão do Hg2+ em Hg(CH3)2 que é volátil. A forma menos volátil é o metilmercúrio

Toxicidade - Hg Meia-vida T0,5 do metilmercúrio é de aproximadamente 70 dias no indivíduo. Uso de compostos orgânicos de mercúrio na agricultura como fungicidas. Há assim um aumento progressivo das quantidades de mercúrio disponíveis no ambiente por causa desses compostos.

Chumbo – Características O ponto de fusão baixo, 327ºC, permite que este elemento seja facilmente moldado e trabalhado. Ponto de ebulição de 1740ºC Era usado antigamente na construção de edifícios mais resistentes. É utilizado ainda hoje na construção civil, principalmente em chapas para isolamentos acústicos.

Chumbo usado nas soldas de latas de estanho e em tubulações Pb2+ Constitui um problema ambiental. É a forma mais nociva já que a forma gasosa dificilmente é atingida em condições naturais. É encontrado na forma de PbS (sólido iônico chamado galena) O Chumbo é oxidado facilmente pelo O2 em meio ácido: Pb + O2 +4H+ 2Pb2+ +2H2O Chumbo usado nas soldas de latas de estanho e em tubulações

PbO O óxido é usado desde os egípcios para esmaltar cerâmica. Em meio ácido esse óxido forma Pb(II) PbO +2H+ Pb2+ +H2O