Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Programa Especial de Treinamento
Secretaria da Educação e Cultura
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
1.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
III Encontro de Boas Práticas
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Portfólio de Estágio Supervisionado
CURRICULO +.
Universidade Federal do Amapá
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Diretoria Regional de Educação São Mateus
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Avaliação da estratégia de implantação do Sisvan para a Saúde Indígena
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Apresentação do Projeto para os Gestores
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Ajude a realizar sonhos!
Didática da alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PLANEJAMENTO DE ENSINO
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria Regional de Educação de Itaquera Diretoria de Orientação Técnica – DOT Ação Formativa 2014: Coordenadores.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Atribuições das Unidades Escolares
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Prefeito: Fernando Haddad Secretário Municipal de Educação: Antonio Cesar Russi Callegari Diretor de Currículo – Avaliação e Formação: Prof. Fernando José.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
A certificação se dará a cada encontro presencial após aproximadamente 30 dias do prazo final de postagem das atividades complementares. A certificação.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade

O que é o Projeto AdoLêSer? Um projeto de leitura de textos literários para os educandos das EMEF de São Paulo; Tem o intuito de aproximar os educandos da comunidade educativa; Tornar os educandos protagonistas da sua história.

Qual objetivo do Projeto? Instrumentalizar os Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL) para atuarem como multiplicadores e desencadeadores da formação dos educandos matriculados no Ciclo Autoral em mediadores de leitura de textos literários em cada unidade. Auxiliar para reflexão, fortalecimento e sistematização das atividades do Clube de Leitura para os educandos do Ciclo Interdisciplinar.

Educandos envolvidos Ciclo Autoral – Educandos Mediadores de Leitura Realizarão momentos de leitura para os educandos do Ciclo de Alfabetização Ciclo Interdisciplinar – Clube de Leitura

Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica ( DOT-P) Estrutura do Trabalho Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Educação (DRE)/ Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica ( DOT-P) A Cor da Letra (ACDL) Unidades Piloto Acompanhamento ACDL POSL Educandos Mediadores de leitura 5.520

Estrutura do Trabalho 4.440 Mediadores de Leitura

O que os educandos ganham com isso? Incentivar a prática da leitura na comunidade educativa; Participar de outras ações da unidade; Desenvolver melhores maneiras de se comunicar e se relacionar; Ampliar o vocabulário e o acesso à cultura escrita; Ter contato com muitos textos/ gêneros literários; Conectar e relacionar-se com diversas pessoas da comunidade educativa: adultos, adolescentes e crianças.

Como Ajudar? Todos os profissionais da unidade podem se envolver no projeto (direta ou indiretamente): Divulgando o projeto e suas ações para a comunidade educativa e unidade; Apoiando na organização e planejamento das atividades; Ou realizando outras ações que possam ajudar no desenvolvimento do Projeto.

Como irá acontecer? A ação de leitura será realizada em horário oposto do horário de aula. Os educandos não poderão ser dispensados das aulas regulares para participar do Projeto. Um encontro para apresentar aos educandos o Projeto e fazer a inscrição dos interessados. O curso é a primeira fase para participação do grupo. As mediação de leitura de textos literários para as crianças menores.

O curso de mediação de leitura O curso tem carga horária de 12h, será realizado no espaço de escola: 08h de encontro 04h de estágio – até 45’ de atuação com as crianças As horas podem ser divididas de acordo com a realidade de cada escola.

Clube de Leitura No Projeto AdoLêSer a possibilidade do compartilhamento de histórias literárias será realizado também por meio do Clube de Leitura. O CLUBE DA LEITURA será desenvolvido com educandos do Ciclo Interdisciplinar das unidades participantes do Projeto. Observação: Nos próximos encontros serão apresentados maiores detalhes sobre este item do Projeto.