SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Educação Permanente em Saúde :
Apresentação sobre Modelo de Excelência em Gestão Pública MEGP
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Miriam E. M. Angelucci Coordenadora de Assistência Estudantil.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Conceito [...] conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de.
Pró-Reitoria de Planejamento
É um Programa de Estado, ancorado na SEAD, que utiliza a metodologia do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA e o Modelo.
Conferência Municipal de Educação
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Excelência na Gestão Pública
GT ACOMPANHAMENTO FONAPRACE Universidade Federal de Ouro Preto 24 de abril de 2014.
FONAPRACE – SUDESTE ​ 23 a 25 de abril de Constituir-se como espaço permanente e democrático de discussão e socialização das políticas de esporte.
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis Regional Sudeste O Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010 e sua aplicação.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UFLA( Universidade Federal de Lavras) Lavras - MG Inscrições - 31/05 à 16/06 ; R$ 80,00 Isenção – 31/05 à 06/06 Prova – 18/07 Locais de prova – Lavras,
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Revisita ao PPP.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Ministério da Educação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE REGULAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
twitter.com/funasa.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU Apresentação: Maria de Fátima Oliveira e Denilson Carrijo Ferrerira DIASE/DIRES/PROEX/UFU

Histórico Há mais de 10 anos buscamos criar o sistema de informação dos assuntos estudantis junto ao SIEX/PROEX/UFU; Em janeiro/2010 iniciamos os primeiros contatos com a equipe do CTI/UFU e empresa contratada Original TECH para atualização do SIEX/UFU e deixamos claro que as áreas temáticas da Política de Extensão são diferentes das áreas temáticas da Política de Assistência Estudantil.

DIFERENÇA ENTRE AS ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO E DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Áreas Temáticas(Assistência Estudantil) Moradia Estudantil; Alimentação; Transporte; Assistência à Saúde; Inclusão Digital; Cultura; Esporte; Creche; Apoio Pedagógico Fonte: Portaria Normativa Nº 39, de 12 de Dezembro/2007 – que institui o PNAES. Áreas Temáticas (Extensão) Comunicação Cultura Direitos Humanos e Justiça Educação Meio Ambiente Saúde Tecnologia e Produção Trabalho Fonte: Fórum de Extensão das IFES Deliberação em 23/11/2004 e atualizada em 2006. #

Histórico Em Fevereiro/2010 realizamos a 1ª construção coletiva (junto à equipe DIASE) das áreas temáticas e linhas programáticas da Assistência Estudantil, tendo como modelo o SIEX (extensão), mas com base nas áreas do PNAES em conjunto com a Política de Assistência Estudantil da UFU (Resolução 15/2009).

Histórico Nos dias 15 e 16/04/2010 realizamos a 2ª construção coletiva durante a reunião da Regional Sudeste – FONAPRACE, em Uberlândia na UFU. Nos dias 14 e 15/09/2010 realizamos a 3ª construção coletiva durante a reunião da Regional Sudeste – FONAPRACE, em Vitória na UFES.

3ª CONSTRUÇÃO COLETIVA Linhas Programáticas Áreas Temáticas 1.Moradia Estudantil, Alimentação e Transporte. 2.Integração dos estudantes Ingressantes; bolsas acadêmicas;estágios e mobilidade; ensino de línguas; ações específicas para estudantes com deficiência e necessidades especiais*;aquisição de material didático; redução do índice de evasão e reprovação; ações de incentivo à formação de cidadania; 3. Cursos de Informática; Aquisição de Equipamentos de Informática; 4. Saúde Física e Saúde Mental; 5. Incentivo à Formação Cultural; 6. Atenção aos filhos de estudantes 7. Educação e Prática Esportiva e Esporte e Lazer. * De acordo com o Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010. Áreas Temáticas 1.Assistência Básica 2.Apoio Pedagógico 3. Inclusão Digital 4. Assistência à Saúde 5. Cultura 6. Creche 7. Esporte e Lazer

Histórico No período de fevereiro a julho/2011 realizamos várias reuniões com representantes: do CTI, da empresa contratada e do SIEX/PROEX em conjunto com os membros da equipe DIRES e suas Divisões (DIASE,DIESU e DIVRU) para tecer o novo formato do Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis.

Política de Assistência Estudantil Concepção: Conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, permanência e conclusão de curso dos estudantes da UFU, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimentos, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Inclusão Social Formação Ampliada Produção de Conhecimento Assistência Estudantil - política de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão. Ensino Pesquisa Inclusão Social Formação Ampliada Produção de Conhecimento Melhoria do Desempenho acadêmico e da qualidade de vida Extensão

Assistência Estudantil/UFU Programas e Projetos nas Áreas temáticas: Moradia; Alimentação; Transporte; Assistência à Saúde; Inclusão Digital; Cultura; Esporte e Lazer; Apoio Pedagógico; Apoio aos Estudantes com deficiência e necessidades especiais de aprendizagem.

Modelo de Excelência em Gestão Pública Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública, Ciclo 2008-2009. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasil, 2009.

Modelo de Excelência em Gestão Pública Premissa: é preciso ser excelente sem deixar de ser público 1º Bloco: liderança,estratégias e planos, cidadãos e sociedade= planejamento 2º Bloco: Pessoas e Processos= execução 3º Bloco: resultados= controle 4º Bloco: informação e conhecimento (perpassa por todos os blocos anteriores = inteligência da Instituição).

Modelo de Excelência em Gestão Pública Fundamentos : a gestão pública para ser excelente tem que ser legal, moral, impessoal, pública e eficiente (Cf. Art. 37 da Constituição Federal). Base de Sustentação: 1. Excelência dirigida ao Cidadão; 2. Gestão participativa; 3. Gestão baseada em processos e informação; 4. Valorização das pessoas; 5. Visão de Futuro; 6. Aprendizado Organizacional; 7. Agilidade 8. Foco em Resultados 9. Inovação 10. Controle Social

Finalidade O Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis deve responder questões históricas do FONAPRACE, a saber: QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? COMO FAZEMOS? QUANDO FAZEMOS? PARA QUE FAZEMOS?

Finalidades do Sistema de Informação Inteligência da Instituição; Processa e avalia os dados da Instituição; Promove a publicidade dos dados e fatos; Oferece a possibilidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e consequentemente seu desempenho; Transforma a burocracia em redes de unidades em alto desempenho; Promove a interação on line entre as IFES.

Assistência Estudantil /UFU “O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários ” Iamamoto Obrigada pela atenção!!!