JOGOS DRAMÁTICOS – PARTE 2 O TEATRO IMITA A VIDA ATRAVÉS DA PRÓPRIA VIDA. ESTA É A SUA VERDADEIRA ARTE... (Ricardo Valverde) Professor de Teatro da Apae-SP – Serviço de Apoio ao Envelhecimento - Zequinha
O TEATRO EDUCACIONAL ESTÁ LONGE DE QUERER FORMAR ATORES O TEATRO EDUCACIONAL ESTÁ LONGE DE QUERER FORMAR ATORES. PORÉM, ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS, JOGOS TEATRAIS, ENSAIOS E APRESENTAÇÕES, O ALUNO-ATOR, TEM A POSSIBILIDADE DE VIVENCIAR O QUE UM ATOR VIVENCIA, O QUE ACABA, DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, O APROXIMANDO DISTO.
OBJETIVOS POR TRÁS DAS CORTINAS SOBRE O PALCO
POR TRÁS DAS CORTINAS
FORA ISSO, O ALUNO-ATOR TEM A SUBLIME EXPERIÊNCIA DE SE COLOCAR NO PAPEL DE SEU PERSONAGEM E VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS...
O TEATRO E SUAS RAMIFICAÇÕES
TEATRO CLOWN TEATRO DRAMÁTICO TEATRO SIMBÓLICO TEATRO POESIA O ARTISTA AQUI É O PALHAÇO. ELE VÊ A VIDA DE UM MODO DIFERENTE. INGÊNUO, ATRAPALHADO, ALEGRE E AO MESMO TEMPO DRAMÁTICO, O PALHAÇO BRINCA COM SITUAÇÕES DA VIDA, PRINCIPALMENTE AS DIFÍCEIS. TEATRO DRAMÁTICO ARTE DE DRAMATIZAR O COTIDIANO, A VIDA, ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA OU DE CENAS QUE SE COMPLETAM. TEATRO SIMBÓLICO TEATRO POESIA A ARTE DE DRAMATIZAR ATRAVÉS DE SÍMBOLOS E METÁFORAS. RELEITURA DE POESIAS ATRAVÉS DE UMA REPRESENTAÇÃO.
EXERCÍCIOS E JOGOS DRAMÁTICOS RESPIRAÇÃO E VOZ CRIATIVIDADE IMPROVISAÇÃO ATIVIDADE DE VIDA COTIDIANA LEITURA DE TEXTOS PESQUISAS CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM MONTAGEM DE CENAS ENSAIOS
VAMOS PRATICAR...
AVC - ATIVIDADE DA VIDA COTIDIANA SITUAÇÃO: CLIENTE LIGA PARA EMPRESA RECLAMANDO QUE NÃO RECEBEU A ENCOMENDA. TELEFONE SEM FIO + RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
PASCAL DUQUENNE, PALMA DE OURO DE MELHOR ATOR EM CANNES ATUOU NO FILME “O OITAVO DIA” SOBRE A VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL EM 1996.
FÁBULA PARA REFLETIR ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE QUATRO PESSOAS: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM. HAVIA UM GRANDE TRABALHO A SER FEITO E TODO MUNDO TINHA CERTEZA QUE ALGUÉM O FARIA. QUALQUER UM PODERIA TÊ-LO FEITO, MAS NINGUÉM O FEZ. ALGUÉM SE ZANGOU PORQUE ERA UM TRABALHO DE TODO MUNDO. TODO MUNDO PENSOU QUE QUALQUER UM PODERIA FAZÊ-LO, MAS NINGUÉM IMAGINOU QUE TODO MUNDO DEIXASSE DE FAZÊ-LO. AO FINAL, TODO MUNDO CULPOU ALGUÉM QUANDO NINGUÉM FEZ O QUE QUALQUER UM PODERIA TER FEITO. PESSOAL,VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA!!!!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AAMR – Associação Americana de Deficiência mental; DSM – IV – Manual Diagnóstico de Transtornos mentais; Beyer, Gunther – Programa de Treinamento para memória. Editora Tecnoprint, 1979; Spolin, Viola – Jogos Teatral no livro do Diretor. Editora Perspectiva, 1999; Vilela, Virgílio Vasconcelos – Inteligências Múltiplas definidas por Howard Gardner. WWW.pedagogiaanhembi.hpg.ig.com.br; WWW.ucs.br; Versão 1, 20/09/02.
FIM A VIDA É COMO UM ETERNO ENSAIO... TODOS OS DIAS FAZEMOS AS MESMAS COISAS, MAS NUNCA É A MESMA COISA... (Zen Budismo)