JOGOS DRAMÁTICOS – PARTE 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Endomarketing como ferramenta de gestão
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Formadora: Andréia Sol
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
TEXTO NARRATIVO X RELATO
TEATRO DRAMÁTICO.
O QUE SABER.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS
PSICODRAMA EM CENA.
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Rotinas trabalhistas e arquivos
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O COLAR DE PÉROLAS by
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
TODOS ALGUÉM Pronome indefinido CADA UM NiNGUÉM.
Palestra - espetáculo “Improviso e Criatividade”
O TEXTO DRAMÁTICO.
Orientação Educacional
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O brincar e a linguagem Professora: Eleida da Silva Arce Adamiski
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MOSTRA CULTURAL 2011.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
MEDIAÇÃO.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Comédia Dell’Arte.
ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE QUATRO PESSOAS: TODO MUNDO, ALGUÉM,
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Centro Espírita Humildade e Amor &
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO.
Informática na Educação
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Para que você nasceu ?   .
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha
INVENTÁRIO CRIATIVO “ Arte é a tradução do espírito por meio da matéria.” (Salvador de Madariaga ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Interdisciplina.
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
OS ENSAIOS  .
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho,
Aprendizagem: Um olhar em movimento
O universo do cinema mudo no teatro
“O TEATRO* NA VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL” Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes Eneida de Souza Nascimento Jungman
Jogos Teatrais Viola Spolin.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Autres Dimensions – Frases 01/10 Ma Ananda– 18/02/2012 Os tempos da Graça que se abrem são os Tempos finais. Isso não é um fim, a não ser para a personalidade.
Transcrição da apresentação:

JOGOS DRAMÁTICOS – PARTE 2 O TEATRO IMITA A VIDA ATRAVÉS DA PRÓPRIA VIDA. ESTA É A SUA VERDADEIRA ARTE... (Ricardo Valverde) Professor de Teatro da Apae-SP – Serviço de Apoio ao Envelhecimento - Zequinha

O TEATRO EDUCACIONAL ESTÁ LONGE DE QUERER FORMAR ATORES O TEATRO EDUCACIONAL ESTÁ LONGE DE QUERER FORMAR ATORES. PORÉM, ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS, JOGOS TEATRAIS, ENSAIOS E APRESENTAÇÕES, O ALUNO-ATOR, TEM A POSSIBILIDADE DE VIVENCIAR O QUE UM ATOR VIVENCIA, O QUE ACABA, DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, O APROXIMANDO DISTO.

OBJETIVOS POR TRÁS DAS CORTINAS SOBRE O PALCO

POR TRÁS DAS CORTINAS

FORA ISSO, O ALUNO-ATOR TEM A SUBLIME EXPERIÊNCIA DE SE COLOCAR NO PAPEL DE SEU PERSONAGEM E VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS...

O TEATRO E SUAS RAMIFICAÇÕES

TEATRO CLOWN TEATRO DRAMÁTICO TEATRO SIMBÓLICO TEATRO POESIA O ARTISTA AQUI É O PALHAÇO. ELE VÊ A VIDA DE UM MODO DIFERENTE. INGÊNUO, ATRAPALHADO, ALEGRE E AO MESMO TEMPO DRAMÁTICO, O PALHAÇO BRINCA COM SITUAÇÕES DA VIDA, PRINCIPALMENTE AS DIFÍCEIS. TEATRO DRAMÁTICO ARTE DE DRAMATIZAR O COTIDIANO, A VIDA, ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA OU DE CENAS QUE SE COMPLETAM. TEATRO SIMBÓLICO TEATRO POESIA A ARTE DE DRAMATIZAR ATRAVÉS DE SÍMBOLOS E METÁFORAS. RELEITURA DE POESIAS ATRAVÉS DE UMA REPRESENTAÇÃO.

EXERCÍCIOS E JOGOS DRAMÁTICOS RESPIRAÇÃO E VOZ CRIATIVIDADE IMPROVISAÇÃO ATIVIDADE DE VIDA COTIDIANA LEITURA DE TEXTOS PESQUISAS CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM MONTAGEM DE CENAS ENSAIOS

VAMOS PRATICAR...

AVC - ATIVIDADE DA VIDA COTIDIANA SITUAÇÃO: CLIENTE LIGA PARA EMPRESA RECLAMANDO QUE NÃO RECEBEU A ENCOMENDA. TELEFONE SEM FIO + RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

PASCAL DUQUENNE, PALMA DE OURO DE MELHOR ATOR EM CANNES ATUOU NO FILME “O OITAVO DIA” SOBRE A VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL EM 1996.

FÁBULA PARA REFLETIR ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE QUATRO PESSOAS: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM. HAVIA UM GRANDE TRABALHO A SER FEITO E TODO MUNDO TINHA CERTEZA QUE ALGUÉM O FARIA. QUALQUER UM PODERIA TÊ-LO FEITO, MAS NINGUÉM O FEZ. ALGUÉM SE ZANGOU PORQUE ERA UM TRABALHO DE TODO MUNDO. TODO MUNDO PENSOU QUE QUALQUER UM PODERIA FAZÊ-LO, MAS NINGUÉM IMAGINOU QUE TODO MUNDO DEIXASSE DE FAZÊ-LO. AO FINAL, TODO MUNDO CULPOU ALGUÉM QUANDO NINGUÉM FEZ O QUE QUALQUER UM PODERIA TER FEITO. PESSOAL,VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA!!!!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AAMR – Associação Americana de Deficiência mental; DSM – IV – Manual Diagnóstico de Transtornos mentais; Beyer, Gunther – Programa de Treinamento para memória. Editora Tecnoprint, 1979; Spolin, Viola – Jogos Teatral no livro do Diretor. Editora Perspectiva, 1999; Vilela, Virgílio Vasconcelos – Inteligências Múltiplas definidas por Howard Gardner. WWW.pedagogiaanhembi.hpg.ig.com.br; WWW.ucs.br; Versão 1, 20/09/02.

FIM A VIDA É COMO UM ETERNO ENSAIO... TODOS OS DIAS FAZEMOS AS MESMAS COISAS, MAS NUNCA É A MESMA COISA... (Zen Budismo)