Luiza de Marilac RESENDE contato: INTRODUÇÃO O uso da hipnose como é conhecido desde períodos muito remotos e sua utilização na Odontologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA CHAPECÓ MAIS SORRIDENTE
Aline A. Torres Aline Iara Sousa Valesca Pastore Dias
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Luiza Akiko Komura Hoga Luciana Magnoni Reberte
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
ALUNA: Cristina Prange Teixeira
Sensibilização no IF-SC
Faculdade de Odontologia de Araraquara
Política Nacional de Humanização
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
um novo caminho para você…
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
SEAD – Serviço de Educacão à Distância: Auxiliar em Saúde Bucal
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
ESTRESSE EM RESCÉM-NASCIDOS NA UTI-NEONATAL: Papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes. 1Edina Silva Costa 2Sônia Samara Fonseca.
PADRONIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA MÉDICA
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
EFICÁCIA DO AASI NA MELHORA DO ZUMBIDO
10 motivos para melhorar a sua saúde bucal.
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
INDICADORES DO ALEITAMENTO MATERNO EM DUAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DA PALHOÇA, SC. Nutrição e Saúde Materno Infantil ¹Camila Ribeiro Borges, ²André Luiz.
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
Sandra Maria Vieira Tristão de Almeida
Introdução a Engenharia de Alimentos
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Odontologia.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
ESCOVAÇÃO DENTÁRIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
TÉCNICAS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Coragem para se doar num mundo que só pensa em receber
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Projeto de pesquisa apresentado
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
Acolhimento e Vínculo:
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Humanização no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY.
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

Luiza de Marilac RESENDE contato: INTRODUÇÃO O uso da hipnose como é conhecido desde períodos muito remotos e sua utilização na Odontologia foi autorizada através da lei de 24 de agosto de Em nossa prática, lançamos mão desta ferramenta como um dos caminhos no estabelecimento de vínculo com os pacientes. No acolhimento, já iniciamos o uso das falas hipnóticas, buscando sempre a interação, seguidas pelos métodos indiretos de indução, preconizados na literatura. Recebemos pessoas com diversas queixas, seguidas ou não de ansiedade em relação ao ‘atendimento’, que pode variar de leve e moderada, a extremos de fobia. Estes quadros nos são expostos, de forma verbal ou não. Considerações importantes sobre tratamentos mais humanizados são citadas na legislação vigente, como na Constituição Federal de 1988, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na política de humanização do SUS e Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, especialmente nos itens 3.4; 3.5 e 3.6 que se referem a acolhimento, vínculo e responsabilidade profissional respectivamente; entendemos ser a hipnose uma ferramenta facilitadora da viabilização destes preceitos. RESULTADOS E CONCLUSÃO Apesar da complexidade de se mensurar resultados de questões subjetivas, constatamos ausência de faltas aos atendimentos, melhora nos hábitos de higiene, maior percepção dos dentes e da boca; falas mais positivas com a progressão do tratamento, nos levando a concluir, indiretamente, que o uso da técnica alcança o objetivo proposto, sendo uma forma agradável de comunicação, de relação profissional/paciente, pautada na ética e no respeito ao ser humano, mais que uma estratégia para se superar obstáculos pessoais. METODOLOGIA São citados cinco casos clínicos de pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde, sendo o primeiro adulto, portador de fobia; o segundo, infantil, resistente ao atendimento; o terceiro, infantil, deficiente auditivo, resistente ao atendimento; o quarto, adulto, hipertensa e com quadro de dor aguda; o quinto, paciente apático, com história de dor esporádica. OBJETIVO Proporcionar atendimento mais humanizado, através do estabelecimento de vínculo entre profissional/paciente; melhor adesão das pessoas ao tratamento e maior autonomia sobre sua saúde. Referência Bibliográficas BELLEZA, Yvana Maria Francia Fávero. Utilizando a Hipnose no Atendimento Odontológico. Apostila passada em curso ministrado pela autora e por Lívia Picinin Buzollo Veloso, o ano de 2000, em Belo Horizonte, no Centro de Estudos em Hipnoterapia. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p; ERICKSON, Milton H.; SEYMOUR, Hershman; IRVING, I. Secter. Hipnose Médica e Odontológica- Aplicações Práticas. 337p 2ª Edição; Editorial Psy, FERREIRA, Angela F.F; RONCALLI, A. G; LIMA, K.C; Saúde Bucal Coletiva: Conhecer para atuar. 304p. EDUFRN.Editora da UFRN. 2004, Natal, RN FILHO, Pedro Molimeni. A História da Hipnose no Brasil e no Mundo. APCD, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, disponível em : último acesso em 07/09/2007. SHEIHAM, Aubrey; A determinação de necessidades de tratamento odontológico: uma abordagem social. In: Saúde Bucal Coletiva ( V. G. Pinto, org.), cap.6, p ª ed. São Paulo: Editora Santos, WOLF, Sônia Maria Ribeiro. O Significado Psicológico da Perda dos Dentes em SujeitosAdultos. Revista da APCD, São Paulo,v.52, n.4, p , ago Agradecimentos: Auxiliares de consultório dentário, parceiras e colaboradoras em momentos muito importantes; Lívia Buzollo e Yvana Belleza, pela formação. Isadora e Davidson, pelo amor. Aos pacientes, todo nosso respeito. O ESTABELECIMENTO DE VÍNCULO PROFISSIONAL/PACIENTE EM ODONTOLOGIA, FACILITADO PELA HIPNOSE Paciente 2,5 anos; dente 51 com necrose pulpar Tratamento endodôntico realizado Paciente deficiente auditivo, se distrai muito com sugador e estímulos visuais Alguns pacientes nos chegam assim......outros assim Às vezes sequer abrem a boca em um primeiro momento Que tal??? OBS:As fotos são ilustrativas e nem todas correspondem aos casos clínicos citados no trabalho