Compilação Rita Gonzales RAVEN Compilação Rita Gonzales
Aplicação Material do teste: Caderno de aplicação Folha de respostas Manual Crivo de correção
O teste de Raven apresenta três escalas: Introdução O teste de Raven apresenta três escalas: As Matrizes Progressivas Standard – conhecidas como Escala Geral As Matrizes Progressivas Coloridas – conhecidas como Escala Especial As Matrizes Progressivas Avançadas
Matrizes Progressivas Standard –Escala Geral Planejada para abranger todas as faixas do desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criança é capaz de compreender a idéia de encontrar o pedaço que falta para completar um desenho Público alvo: sujeitos de 12 a 65 anos Material: dividida em 5 séries de 12 problemas cada: A, B, C, D e E. Cada série começa com um problema “auto-evidente” e a seqüência traz itens progressivamente mais difíceis
Matrizes Progressivas Coloridas – Escala Especial Público alvo : construída para avaliar em maior detalhe os processos intelectuais especialmente de crianças na faixa de 5 a 11 anos. Mas também usado para avaliar deficientes mentais e pessoas idosas Material: divide-se em três séries: A, Ab e B; cada uma com 12 problemas As séries A e B são as mesmas da Escala Standard A série Ab é uma série intermediária entre a A e a B O caderno desta Escala tem folhas com fundo colorido vivo, para torná-las mais atraentes
As Matrizes Progressivas Avançadas Público alvo: sujeitos maiores de 11 anos, com inteligência superior à média, sendo mais utilizada para universitários Material Constitui-se de duas séries: Série I – com 12 problemas – é usada para dar o treinamento necessário no método de trabalho Série II – com 36 problemas – apresentados em ordem crescente de dificuldade
95 ou superior 75-94 26-74 6-25 5 ou inferior Grau Interpretação Faixa de percentis I “Intelectualmente superior” 95 ou superior II “Definidamente acima da média na capacidade intelectual” II+ 75-94 90-94 III “Intelectualmente médio” III + III - 26-74 50-74 26-49 IV “Definidamente abaixo da média na capacidade intelectual” IV - 6-25 6-10 V “Intelectualmente deficiente” 5 ou inferior
Bases teóricas Pesquisas recentes confirmam a idéia inicialmente postulada por Spearman (1923, 1927) de que as capacidades acadêmicas como aritmética, leitura e ortografia tendem a apresentar intercorrelações muito próximas Spearman inferiu que essas correlações podiam ser explicadas se houvesse um fator subjacente comum a essas capacidades ou um “fator geral” - g – na capacidade mental. Identificou dois componentes de g: - Capacidade edutiva - Capacidade reprodutiva
Bases teóricas A capacidade mental edutiva envolve: - A capacidade de extrair um significado de uma situação confusa - A capacidade de desenvolver novas compreensões - A capacidade de ir além do que é dado para perceber o que não é imediatamente óbvio - A capacidade de estabelecer constructos (em grande parte não verbais), que facilitam lidar com problemas complexos, envolvendo muitas variáveis mutuamente dependentes
Bases teóricas A capacidade mental reprodutiva envolve: - O domínio, a lembrança e a reprodução de materiais (em grande parte verbais) que constituem uma base cultural de conhecimentos explícitos, normalmente verbalizados A capacidade mental edutiva e a capacidade mental reprodutiva interagem permitindo o desenvolvimento da clareza da percepção e do pensamento
Bases teóricas Mas, para Raven, a ênfase na avaliação da capacidade reprodutiva deve ser substituída pelo interesse em avaliar a capacidade edutiva e também em analisar as seguintes competências: - A tendência e a capacidade de antecipar problemas futuros e inventar formas de superá-los; - A sensibilidade e a capacidade de usar emoções; - A capacidade de persuadir outras pessoas a ajudar; a persistência, etc
Bases teóricas Para Raven, a capacidade edutiva envolve muito mais do que apenas a “solução de problemas” O comportamento edutivo efetivo requer: - A identificação do problema - A re-conceituação do campo inteiro (e não apenas do “problema”) - A articulação das tentativas de soluções consistentes com todas as informações disponíveis
Bases teóricas “O teste das Matrizes Progressivas nunca pretendeu ser usado em si mesmo, isoladamente, como uma medida de g e ainda menos como uma medida de “Inteligência Geral" O fator g não pode ser considerado sinônimo da capacidade acadêmica geral: “A capacidade “acadêmica” é definida operacionalmente pelos testes que avaliam primariamente a capacidade de recordar informações reais, mais do que pelos testes que avaliam coisas como pensamento crítico, capacidade de formar julgamentos e vontade e capacidade de buscar e analisar evidências”
Bases teóricas Limitação das Matrizes “O comportamento edutivo é uma atividade difícil e exigente. Portanto, não é provável que as pessoas desenvolvam, refinem e mostrem as suas habilidades nesta área, a não ser que estejam engajadas em atividades que elas valorizam (...) Note-se ainda que a atividade cognitiva não é simplesmente cognitiva mas tem também componentes afetivos ...” “Por isso, ao avaliar a capacidade cognitiva, não deveríamos primeiro identificar os tipos de atividades apreciadas pelas pessoas e depois estudar o comportamento “cognitivo” que elas manifestam na execução de tais atividades?”