Arte & Ciência no Parque Realização: Instituto de Física da USP Coordenação: Mikiya Muramatsu.

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Transcrição da apresentação:

Arte & Ciência no Parque Realização: Instituto de Física da USP Coordenação: Mikiya Muramatsu

Contribuir para a educação e ampliação da cultura científica da população, identificando a C&T que se encontra no seu cotidiano; Proporcionar uma relação mais íntima, especialmente das crianças e jovens, com o conhecimento científico através da interação com experimentos apresentados em seu aspecto lúdico, para estimular a curiosidade e a criatividade; Contribuir para a melhoria do Ensino de Ciências; OBJETIVOS: Envolver professores e comunidades em projetos de C&T; Atrair jovens para as carreiras científicas e tecnológicas.

PROPOSTA : Levar arte e ciência para espaços públicos = parques, praças e escolas da cidade de São Paulo Experimentos e demonstrações que possuem ligação ou estão inseridos no cotidiano Experimentos mãos-na-massa, lúdicos, simples Exposições, oficinas, palestras em escolas públicas estaduais e municipais de São Paulo e interior Eventos: SBF (ENFMC), SBPC, SNCT Extensão USP: cursos de férias para professores, Feira de Profissões, Vivendo a USP

MCT/CNPq : Programa de Difusão e Popularização da C&T(2006) > início 2007 Docentes: 2 IF + 1 ICB + 1 Físico (tec sup) Experimentos: 60 experimentos de Física, Biologia, Matemática e desafios Mediadores: alunos de graduação e pós-graduação (bolsistas Aprender com Extensão e Aprender com Pesquisa); e voluntários / colaboradores Arte-educadores: 4 no 1º. ano Parcerias: Secretarias de Educação Municipal e Estadual ORGANIZAÇÃO:

ARTES

BIOLOGIA

DESAFIOS

FÍSICA

Projeto de divulgação de óptica e fotônica para professores de educação infantil - EMEI Alice Alves Martins: - Arco iris - Sombras coloridas - Cinema de mão - Caleidoscópio - Levitação - Velas mil - Mangueira de luz - Filtros RGB - Câmara escura Oficina dos experimentos e guias explicativos para os professores que os levaram às suas salas de aula. Apresentação pelas crianças aos pais.

Infrastrutura (transporte, condições climáticas, etc) Treinamento dos mediadores Escolha dos experimentos e oficinas Envolvimento dos professores / escolas Linguagem adequada para públicos diferentes Avaliação da aprendizagem / impacto Levar ciências para educação infantil DESAFIOS: