APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO PROFESSORA ESPECIALISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
SEMINÁRIO.
TCC: Monografia e/ou Artigo
PROJETO DE PESQUISA.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Metodologia Científica
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Este material é parte integrante da disciplina
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
ARTIGO CIENTIFICO.
Aula IV PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Normas para redação de TCC
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
TRABALHOS CIENTÍFICOS
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
Pesquisa Bibliográfica
Orientações para escrever um Artigo Científico
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental
Plano de Ensino e Orientações
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TRABALHO FINAL DE CURSO ORIENTAÇÕES GERAIS Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Vice-Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho,
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO PROFESSORA ESPECIALISTA TCC I FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO CARGA HORÁRIA:72 HORAS PROFESSORA ESPECIALISTA SOLANEIDE REZENDE

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO PROFESSORA ESPECIALISTA TCC I FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO CARGA HORÁRIA:36 HORAS PROFESSORA ESPECIALISTA SOLANEIDE REZENDE

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS 4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.METODOLOGIA DE TRABALHO 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7.CARGA HORÁRIA BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

1 CURRÍCULO DA PROFESSORA Formada em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA - São Luís -Maranhão Especialista em ECONOMIA RURAL pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA – no Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças – CNPH em Brasília – DF Curso de ADMINISTRAÇÃO RURAL latu sensu pela Universidade Federal de Lavras – Minas Gerais Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão – CESB –UEMA –Bacabal-MA. Professor do Programa de Capacitação de Docentes – PROCAD/UEMA MBA EM Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Instituto Superior de Administração e Negócios –ISAN – São Luís –MA Área profissional: sócia da empresa PAET PROJETOS LTDA, atuando durante 10 anos na elaboração de projetos rurais e comerciais. Área profissional : Consultoria na área de Gestão Estratégica Empresarial e Política Pesquisadora na área de Gestão Empresarial: 29 trabalhos concluídos, 6 em conclusão de curso e 01 em pesquisa. Dezembro OK

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA

2 EMENTA Será elaborada a MONOGRAFIA ou ARTIGO CIENTIFICO, cujo tema será direcionado à área de formação. Estará sob a supervisão de um Professor da FEBAC, devendo seguir padrões estabelecidos pela FEBAC e as normalizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS

3. OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Desenvolver subsídios para o aluno despertar sua aptidão para a pesquisa e aprofundar seus conhecimentos da metodologia jurídica para a elaboração de projeto do trabalho de curso e iniciar a redação da monografia jurídica ou do artigo científico. .

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Articular a pesquisa teórica às atividades e vivências da prática; Preparar o aluno para escolher tema/assunto, problematizar, definir e elaborar o projeto de pesquisa de monografia ou do artigo científico; Desenvolver no aluno a capacidade do pensamento científico; Possibilitar o crescimento teórico do aluno em relação às especificidades do projeto do trabalho de curso; Preparar o aluno para a coleta, organização e redação das informações para iniciar a redação da monografia ou do artigo científico; Desenvolver a capacidade de elaboração da pesquisa teórica, nas atividades e vivências da prática de pesquisa científica.

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS 4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I – Elaboração do Projeto de Pesquisa da Monografia ou do Artigo, com as seguintes orientações: 1.1 Leituras para a escolha do título e subtítulo do tema; 1.2 Leituras e redação dos problemas a serem pesquisados; 1.3 Leituras e redação da justificativa e objetivos; 1.4 Leituras e redação das hipóteses e metodologia; 1.5 Elaboração do cronograma de atividades 1.6 Elaboração da estrutura provável do trabalho 1.7 Elaboração do referencial teórico; 1.8 Elaboração das referências e da bibliografia a ser utilizada no trabalho 1.9 Revisão do projeto (possível mudança de tema) 1.10 Redação final do projeto

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE II – Escolha e redação do tema (elaboração do Título e Subtítulo) UNIDADE III – Levantamento e revisão da bibliografia do projeto, para leituras e redação, com elaboração dos fichamentos e resumos UNIDADE IV – coleta de dados sobre o projeto (se houver pesquisa de campo) UNIDADE V – organização dos fichamentos, resumos e relatórios da bibliografia selecionada UNIDADE VI – Início da redação do trabalho, com base na estrutura provável do projeto UNIDADE VII – redação de um capítulo da monografia ou uma seção do artigo

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS 4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.METODOLOGIA DE TRABALHO

5 METODOLOGIA A metodologia de ensino será baseada em As aulas deverão ser desenvolvidas em forma de orientação para, inicialmente, elaboração do Projeto do Trabalho de Curso e, após, a elaboração do Artigo ou Monografia. O aluno deverá ser orientado para conseguir escolher o tema do trabalho com a identificação do problema a ser pesquisado, seu objeto, abrangência e profundidade, com explicitação dos aspectos a serem investigados e analisados na pesquisa, bem como a relevância do tema em termos de contribuição científica e/ou social; as fontes bibliográficas devem permitir o posicionamento claro do objeto de pesquisa, permitindo a fundamentação teórica

5 METODOLOGIA O professor deverá utilizar as fichas de acompanhamento e avaliação para cada orientando, anotando, periodicamente, as etapas do trabalho desenvolvidas. As orientações deverão ser individuais ou em grupo, devendo o professor orientar quanto aos seguintes aspectos : Temática, quanto à sua originalidade, polêmica e atualidade; b) Abordagem com domínio do tema, familiaridade e postura crítica; c) Apresentação do assunto com clareza, capacidade de organização, coerência de linguagem, interpretação, sistematização e sequência lógica de conteúdo; d) Pertinência do Referencial Teórico; e) Qualidade na escrita e no conteúdo do desenvolvimento do trabalho; f) Metodologia coerente com a abordagem a ser utilizada, tendo em vista os instrumentos que possibilitem a realização dos objetivos

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS 4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.METODOLOGIA DE TRABALHO 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Para o Trabalho de Curso I, a avaliação será pautada com base no desenvolvimento do Projeto (N1) e redação do esboço do Trabalho – Artigo ou Monografia (N2). Considerando que o Trabalho de Curso é realizado em etapas sucessivas e eliminatórias, a avaliação será feita observando-se os seguintes critérios: Para N1: verificar se o aluno desenvolveu o Projeto de acordo com as normas previstas; verificar se o aluno elaborou todas as etapas do projeto e efetivou a entrega do mesmo no prazo convencionado; Para N2: verificar se o aluno desenvolveu a redação de um esboço do trabalho (capítulos da Monografia ou seções do Artigo) com base nas normas previstas, bem como com redação própria (sem ocorrência de plágio), com coerência na elaboração do texto 17

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS 4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.METODOLOGIA DE TRABALHO 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7.CARGA HORÁRIA

7. CARGA HORÁRIA 36 HORAS -AULA UM DIA POR SEMANA DIAS:

7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC TCC I 7º PERIODO – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FEBAC 1.CURRICULO DO PROFESSOR 2.EMENTA 3. OBJETIVOS 4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.METODOLOGIA DE TRABALHO 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7.CARGA HORÁRIA BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA Bibliografia Básica:  MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia de pesquisa. São Paulo: Ática, 2004. OLIVEIRA NETO, Alvi Antonio de. Metodologia da Pesquisa científica. Florianópolis: Visual Books, 2005. DOS SANTOS, Izequias Estevam. Manual de métodos de técnicas de pesquisas científica. 5ªed. Rio de Janeiro: Impetus, 2005 Bibliografia Complementar:, ABRAHAMSOHN, Paulo. Redação Científica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan,2004. BEZZON, Lara Crivelado (org.). Guia prático de monografias, dissertações e teses: elaboração e apresentação. 3ªed. São Paulo: Alínea, 2005. BOENTE, Alfredo. Metodologia científica contemporânea. Rio de janeiro: Brasport, 2004. MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa. São Paulo: Atica, 2005.  

Referências EXTRAS. Abnt – ASSOCIAÇÃO

“Não é a empresa que define o mercado. É o cliente.” PETER DRUCKER

Há três tipos de empresas: Empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.” (Gary Hamel)