ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Trabalho Escolar de Filosofia
O MÉTODO CIENTÍFICO O que você acha disso?
Definições operacionais. PASSOS A SEGUIR DEPOIS DESTA AULA 1. Deixe bem claro o problema de investigação com o patrocinador (ou orientador), se preciso.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
O Plano de Ação Curricular na Escola
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
As funções da avaliação são potencialmente
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
"Quem olha para fora, sonha, quem olha para dentro, acorda."
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
O que é Pesquisa Científica?
Conceitualização e Mensuração
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
Aula 7 Kant e o criticismo.
Teorias do conhecimento
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
Filosofia O que é filosofia?.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Profª. Taís Linassi Ruwer
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Forma Canônica e Definições
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Lógica Matemática Introdução.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
Modelando Sistemas em UML
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Técnicas de Coleta de Dados
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
O que é pesquisa científica?
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Ciência, tecnologia e sociedade
Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.
A construção do sentido
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Immanuel Kant
Laboratório de Mídias Sociais
David Hume (1711–1776).
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Problemas da Estética.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
X FORO IBEROAMERICANO DE GARANTIAS E FINANCIAMENTO DAS MICRO E PME Valladolid, 26 de Setembro de 2005 José Fernando Figueiredo SPGM : Holding das Garantias.
O MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Mayra Ruas.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
1-De acordo com Descartes:
Transcrição da apresentação:

ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva

AULA 1: ANALISANDO CONCEITOS

Analisando conceitos (ex. 1): Observe as duas questões abaixo: 1. Uma baleia é capaz de afundar um transatlântico de toneladas? 2. Baleia é peixe?

Analisando conceitos: 1. Uma baleia é capaz de afundar um transatlântico de toneladas? ● Que tipo de pergunta é essa? ● Qual é o tipo de resposta esperada?

Analisando conceitos: 1. Uma baleia é capaz de afundar um transatlântico de toneladas? ● É uma pergunta sobre fatos. ● Para responder essa pergunta, basta descobrir os fatos relevantes; ● Esses fatos relevantes, por sua vez, podem ser obtidos através da experiência pessoal, da convivência com outras pessoas, da consulta a manuais, da pesquisa empírica etc.

Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Que tipo de pergunta é essa? ● Qual é o tipo de resposta esperada?

Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Essa não é uma pergunta sobre fatos. Isso porque, mesmo conhecendo todos os fatos relevantes a respeito de baleias e de peixes, ainda teríamos dúvidas. ● O que podemos descobrir sobre baleias? Ora, elas amamentam seus filhotes, como os mamíferos. E as baleias nadam, como os peixes.

Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Para responder essa pergunta, é preciso decidir o que compreendemos pelo conceito de “peixe” e o que compreendemos pelo conceito de “baleia”. ● Apenas após esse trabalho de análise conceitual, é que podemos perguntar: devemos contar as baleias no conjunto das coisas que são peixes ou no conjunto das coisas que são mamíferos?

Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Essa é uma pergunta sobre o significado de “baleia” e de “peixe”; ● Ela é uma pergunta sobre os conceitos “peixe” e “baleia”; Complicador: conceitos podem ter muitos significados. Importante: não estamos falando do significado do dicionário, mas algo como “o significado em certo uso”.

Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? Assim, a resposta dependerá do que se entende por “peixe”: ● Biólogos: baleia não é peixe! (por razões que não nos interessam, faz mais sentido para os biólogos classificar as baleias como “mamíferos”); ● Pescador: baleia é peixe! (do mesmo modo, em outros contextos, é possível listar razões para se conceber baleias como peixes: comemos carne de baleia, as baleias estão no mar onde estão os peixes etc.)

AULA 2: MAPEANDO QUESTÕES

Mapeando questões (ex. 2): 1. É provável que o comunismo se espalhe pelo mundo? 2. O comunismo é um sistema desejável de governo? 3. O comunismo é compatível com a democracia? Que tipos de perguntas são essas? Quais são os tipos de respostas esperadas?

1. É provável que o comunismo se espalhe pelo mundo? ● Pergunta sobre fatos; ● Para provar sua veracidade é necessário investigar como as coisas são, isto é, como o mundo é; ● Depende de estudos científicos (e empíricos) para que possa ser considerada verdadeira. Importante: mesmo que tenhamos uma pergunta sobre fatos, pode acontecer de não conseguirmos dar uma resposta definitiva. Nesse caso, como temos uma pergunta sobre o futuro, precisaríamos de métodos de previsão muito confiáveis, o que é pouco provável dispormos.

2. O comunismo é um sistema desejável de governo? ● Pergunta sobre valor; ● Para respondê-la precisamos atribuir um valor ao comunismo; ● Como o valor atribuído vai depender de uma série de fatores (inclinações políticas, crenças individuais, sensibilidade a certos temas etc.), ela não é sobre como as coisas são, mas sobre como as coisas deveriam ser.

2. O comunismo é um sistema desejável de governo? ● À primeira vista, o valor é algo subjetivo* e, portanto, diferentes pessoas (e também grupos sociais e políticos) darão diferentes respostas. Importante: O que significa dizer que o valor é algo subjetivo? Uma primeira abordagem consiste em dizer que o valor é algo subjetivo, no mínimo, no sentido em que depende de que um sujeito (individual, social, político) lhe atribua.

3. O comunismo é compatível com a democracia? ● Essa é, antes de tudo, uma pergunta sobre conceitos; ● Para respondê-la, é preciso analisar se o conceito de “comunismo” cabe no conceito de “democracia”, isto é, se eles são compatíveis, se eles eles estão ligados por alguma relação de consequência lógica, se eles são contraditórios etc; ● Para responder essa pergunta, portanto, é preciso analisar os conceitos de democracia e de comunismo.

3. O comunismo é compatível com a democracia? Importante: Algumas perguntas sobre conceitos e valores também acarretam outras questões. No caso acima, poderíamos continuar a nossa análise perguntando: O que se segue da atitude de se conceber o comunismo como compatível com a democracia? O que se segue da atitude contrária, isto é, da atitude de conceber o comunismo como contraditório com a democracia?

Resumo: Pergunta sobre conceitos A peculiaridade dessas perguntas é “ter a ver” com o significado dos conceitos; O significado dos conceitos, nesse caso, parece ser determinado pelo uso das palavras e pelos critérios ou princípios através dos quais esses usos são determinados. Em muitos casos, os significados dos conceitos não são claro e, portanto, é necessário analisar esses conceitos.

O papel da filosofia: É aqui que a filosofia pode cumprir um duplo papel: Em primeiro lugar, ao olhar para a história da filosofia podemos visualizar como pessoas que se dedicaram à tarefa de análise compreenderam esses conceitos, essa perspectiva histórica pode dar um ponto de partida interessante para a tarefa de análise. Em segundo lugar, não precisamos nos atear à história, podemos buscar por nós mesmos analisar, esclarecer e construir os conceitos a fim de tornar possível responder à questões difíceis como a questão sobre comunismo e democracia.

AULA 3: EXERCÍCIOS

Mapeando questões: Na maior parte das vezes, a resposta a uma questão envolverá a clareza sobre uma série de outras questões. Na tentativa de obter maior clareza sobre o que está em jogo em questões do nosso cotidiano, os exercícios a seguir buscam mapear quais questões precisam ser respondidas a fim de respondermos com propriedade uma única questão. É importante notar que é possível termos questões que são, ao mesmo tempo (mas não sob o mesmo aspecto), de diferentes tipos. Por exemplo, é possível encontrar questão que são tanto de fato, quanto de valor, ou de conceito e de fato etc. Ter clareza sobre essas dificuldades é o objetivo principal do exercício.

Exercício 1: Classifique as questões abaixo. FCV 1. A política atual de direitos autorais é algo positivo para a nossa sociedade? 2. O Facebook tem uma boa interface para os usuários? 3. Qual é a velocidade de processamento de um computador pessoal? 4. É possível criar inteligência artificial? 5. As pessoas ficam mais agressivas com o uso de jogos violentos? 6. Os computadores um dia substituirão o homem em suas tarefas cotidianas? 7. O avanço da informática gera desemprego em massa?

Exercício 2: Proceda o mapeamento detalhado das questões do exercício 1. Os próximos slides são exemplos que devem servir para auxiliar esse trabalho.

1. A política atual de direitos autorais é algo positivo para a nossa sociedade? É uma questão sobre valor, pois significa: Qual o valor que eu dou à política atual de direitos autorais? Para responder essa questão, é preciso: a) Conhecer a política de direitos autorais (fato); b) Ter clareza sobre minhas próprias posições políticas (valor); c) Ser capaz de projetar as consequências práticas de a e b (fato)...

2. O Facebook tem uma boa interface para os usuários? É uma questão sobre fato: Para responder essa questão, é preciso: a) Conhecer o Facebook (fato); b) Conhecer o perfil do usuário típico (fato); c) Fazer alguns juízos de valor sobre a interação entre usuário/software (escolher entre um design arrojado ou maior simplicidade...) (valor);...

4. É possível criar inteligência artificial? É uma questão sobre fato, mas também sobre conceito: Para responder essa questão, é preciso: a) Estabelecer o que entendemos por IA – ter clareza sobre as diferentes respostas (conceitos); b) Dependendo da resposta que dermos a (a), é possível buscar na literatura especializada previsões sobre o desenvolvimento da tecnologia (fato); c) Fazer alguns juízos de valor sobre a relação entre homem/máquina: nós queremos criar IA? (valor);...

Exercício 2: Finalize o mapeamento das questões 3. Qual é a velocidade de processamento de um computador pessoal? 5. As pessoas ficam mais agressivas com o uso de jogos violentos? 6. Os computadores um dia substituirão o homem em suas tarefas cotidianas? 7. O avanço da informática gera desemprego em massa?

| Todos os direitos reservados. Ao utilizar este material, não retirar os créditos.