BiTE – Funchal, 29 Nov. 2010 José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!

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Transcrição da apresentação:

BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto

poder posso, mas não é a mesma coisa !!!

Pai, como fizeste a tua tese de mestrado sem INTERNET ?? (Jorge Lagarto, Agosto 2006)

 Há um tempo antes da Internet e um tempo depois???

 O medo de que o SMS esteja a arruinar a capacidade de escrita dos jovens parece infundada. Os resultados de um estudo americano, que compara exames de inglês realizados em 1980, 1993, 1994 e 2004, mostra que os adolescentes estão a usar:  estruturas frásicas mais complexas,  um vocabulário mais alargado,  utilização mais precisa das maiúsculas, da pontuação e da ortografia,  do que os de há uma década antes. Nunca como hoje as gerações escreveram tanto…  Adelina Moura (sd). Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”.

A associação de ferramentas da web 2.0 Para resolver problemas comunicacionais A associação de ferramentas da web 2.0 Para resolver problemas comunicacionais Blogue Youtube Slideshare Blogue Youtube Slideshare

Tem sentido falar em nativos digitais ? Haverá tribos digitais ?? (novos e “velhos”) Prensky et al

 A definição original de Prensky considera nativos digitais os jovens nascidos depois de 1980  A actual geração de teenagers nascidos depois de 1990 (agora com 20 ou mais novos) identifica-se como a segunda geração de nativos digitais. São a geração da Web 2.0  Os jovens adultos nascidos entre 1983 e 1990 (agora entre 20 e27 anos) são considerados a primeira geração dos nativos digitais.

nativo digital é alguém : multi-tarefa, que tem acesso a novas tecnologias, confiante na utilização das tecnologias, usa a Internet como o primeiro passo na recolha de informação, Usa a Internet para aprender bem como para realizar outras actividades. nativo digital é alguém : multi-tarefa, que tem acesso a novas tecnologias, confiante na utilização das tecnologias, usa a Internet como o primeiro passo na recolha de informação, Usa a Internet para aprender bem como para realizar outras actividades. Digital natives: where is the evidence? Ellen Johanna Helsper;Rebecca Eynon University of Oxford, UK First published on: 17 June 2009

*Cohen, S. (1972). Folk devils and moral panics. London: MacGibbon & Kee.

 Clockwork Orange - uma primeira abordagem dos professores e formadores na utilização das TIC como ferramentas de uso pessoal.  Knowledge Age - as TIC são utilizadas na sala de aula para apoio às aprendizagens dos estudantes.  Learning Society - uma situação ideal onde as TIC têm um papel fundamental na criação do conhecimento baseada na recolha e análise de informação obtida essencialmente na “nuvem”.

The UNESCO Competency Standards framework for teachers

 Basic skills  Usa processador de texto, folha de cálculo, programa de desenho e ferramentas de apresentação, para uso pessoal na preparação das actividades docentes;  Apresenta documentos em aula para suportar essencialmente estratégias instrucionistas

 Intermediate Skills  As TIC são utilizadas como estratégia de aprendizagem guiada, muito mais numa abordagem colaborativa e construtivista  São disponibilizadas aos alunos actividades que os levam a realizar tarefas em que se têm de socorrer das TIC, seja em aula, seja fora dela.

 High level skills  As TIC são utilizadas como um meio permanente de trabalho ao serviço das diferentes estratégias de aprendizagem concebidas pelo professor

E terminamos assim … Obrigado! Jose lagarto