Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Jogos desportivos coletivos:
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
O Aluno a Distância.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Futsal E. E. E. F. Rui Barbosa Nome:Carlos Alberto Meggiolaro Júnior
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Basquete.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Caracterização do futsal
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
TÉCNICAS DE ARBITRAGEM
FUTSAL 2012.
SILVANA BERBEL FERNANDES
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
SITUAÇÕES DE JOGO: 1 CONTRA 1 2 CONTRA 2 3 CONTRA 3
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Profª. Maria Helena Carvalho
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Metodologia de Ensino do Futsal
VERSATILIDADE DOS ATLETAS
O esporte é Handebol? Fone:
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Jogos de Matemática Incentivar a explorar os jogos em sala de aula, percebendo neles mais um material para reflexão e organização da aprendizagem dos alunos,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
TÁCTICO FUTSAL.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
FUTSAL 2013.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Produtoras: Isabel Cristina da Silveira Ribeiro e Elaine S. O. da Cunha Validadora: Cristina Rossi Coordenador: Rogério Melo Equipe responsável pela produção Disciplina Ano Aula número Educação Física 7° 9 Tema da Aula Digital Handebol - aspectos táticos e estratégicos - sistemas de ataque/ofensivo do jogo. Valor: Respeito.

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecimento da relevância dos aspectos táticos e estratégicos do handebol; Identificação da existência de diferentes tipos de sistemas e jogadas; Apropriação de conceitos importantes para o desenvolvimento melhor do sistema ofensivo do handebol; Reflexão sobre a importância do respeito nas relações interpessoais. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de quinta à oitava série- Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2010. Referencial Teórico

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

Atividade 1: Relembrando Na aula anterior você aprendeu como a alimentação saudável é essencial para o nosso dia a dia e é responsável pelo bem estar físico mental do se humano: Conheceu os benefícios da alimentação saudável para o desempenho físico e esportivo. Conheceu os vários nutrientes presentes nos alimentos e sua importância para uma alimentação saudável. Aprendeu que qualquer pessoa necessita da ingestão de alimentos de forma correta e equilibrada e não apenas os atletas. . .

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá retomar o conteúdo sobre alimentação , fazendo uma síntese dos principais pontos abordados na aula anterior. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 2: Apresentação inicial A aula de hoje está muito legal! Você vai conhecer os sistemas táticos ofensivos do handebol, e com isso estará apto a utilizar várias formas de movimentação dentro da quadra, possibilitando maior tempo com a posse de bola e aumentando as chances de marcar os gols necessários para vencer a partida. Vai perceber como as funções de cada jogador são importantes e necessárias para dificultar a marcação da equipe adversária e facilitar o ataque. Vai refletir como o respeito é importante na prática esportiva e em todos os relacionamentos. Ao final da aula estará pronto para jogar uma partida de handebol com mais organização e objetividade, utilizar estratégias ofensivas e , com isso, aumentar as chances de vitória para sua equipe! Clique no ícone ao lado e conheça mais sobre este esporte empolgante!

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente o tema da aula. É importante despertar o interesse da turma, esclarecendo quais são os objetivos e conteúdos e a importância da utilização de sistemas táticos no jogo de handebol, motivando-os a participar das aulas práticas aplicando seus conhecimentos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Peça que acessem: http://www.youtube.com/watch?v=b1Iou90tJ8I&feature=related .Assista com os alunos ao vídeo com lances interessantes de partidas de handebol . Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 3: Pergunta-desafio Pare e responda: O que é preciso para ser um bom atacante de handebol? Você sabe identificar a posição e a função de cada jogador? Quais os sistemas de ataque mais usados? Você está sendo desafiado a responder essas questões! Siga em frente e boa aula!

Atividade 3: Pergunta- desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá apresentar a questão-desafio, instigando seus alunos a encontrarem uma solução. Mostre aos alunos que ao final da aula eles serão capazes solucionar a questão apresentada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

Atividade 4: Por que isso é importante? O handebol é um jogo coletivo cujo objetivo é marcar gols e evitar que a equipe adversária marque. Para que uma equipe atinja seu objetivo é necessário criar estratégias (sistema tático) que devem ser seguidas por todos os membros da equipe. Cada um deve cumprir o seu papel. Assim também é a vida. Temos objetivos e devemos lutar por eles. Precisamos criar estratégias para alcançá-los. E como vivemos em sociedade, precisamos aprender a trabalhar em grupo, sempre respeitando o outro. Conhecendo os sistemas táticos do handebol você vai perceber que nos esportes e na vida precisamos de estratégia para alcançarmos a vitória!

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relacione os objetivos e conteúdos da aula com situações do cotidiano. Questione sobre o que são metas , a importância criarmos estratégias para alcançá-las e de sabermos trabalhar em equipe Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? O handebol é um jogo coletivo cujo objetivo é: Marcar gols. Fazer cesta. Não deixar a bola cair em seu campo. Levar a bola até a linha de fundo do campo adversário.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Feedback Positivo para a alternativa a: Parabéns! No jogo de handebol o time que marca o maior número de gols é o vencedor da partida. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. No jogo de handebol o time que marca o maior número de gols é o vencedor da partida. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? As equipes de handebol são formadas por jogadores titulares e reservas. Quantos são os titulares? Cinco, sendo que quatro jogam na linha e um é o goleiro. Seis, sendo que cinco jogam na linha e um é o goleiro. Sete, sendo que seis jogam na linha e um é o goleiro. Oito, sendo que sete jogam na linha e um é o goleiro.

Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Na área do goleiro fica um jogador para defender o gol, enquanto seis jogam em toda extensão da quadra. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Observe a quadra de handebol e responda: O jogo de handebol inicia após o apito do árbitro. Numa jogada de ataque o pivô deve posicionar-se: Fora da quadra. No centro da quadra. Próximo à área de tiro livre. Próximo a linha da área de goleiro.

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. O pivô tem como objetivo fazer gol. Quanto mais perto da área de goleiro, maior a possibilidade de acerto. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Positivo para a alternativa d:

Atividades de5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto que será abordado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12 a 15

Atividade 8: Momento de reflexão Você já observou a movimentação dos jogadores durante uma partida de handebol? Quando uma equipe está com a posse da bola, como os jogadores se posicionam? E quando a equipe adversária é que está com a bola, é o mesmo posicionamento? Clique no ícone abaixo, assista à um trecho do jogo Brasil X Chile durante o Pan de Guadalajara, e tente responder a essas questões.

Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista á um trecho do vídeo com os alunos pontuando os aspectos que serão abordados na aula. Leve-os a refletir sobre as questões apresentadas no slide. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link http:/ http://www.youtube.com/watch?v=ohatud_sF4E apresenta um trecho do jogo Brasil x e Chile. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 9: Sistema Ofensivo No handebol, como em outros jogos coletivos, para alcançar a vitória, é preciso que a equipe define estratégias para atacar o adversário (sistema ofensivo) e impedi-lo de atacar (sistema de defesa). Uma equipe de handebol está no ataque, quando está com a posse de bola. Isto acontece no início da partida ou quando o adversário perde a bola por um erro técnico, por falta de ataque ou joga a bola para fora. Ao conseguir a posse da bola, a equipe deve passar imediatamente à ação ofensiva. Para isso, cada um dos seis jogadores de linha deve assumir uma função, de acordo com suas características individuais. O que você acha que e é preciso para ser um bom atacante de handebol? Clique no ícone ao lado, reflita, e responda em seu caderno.

Atividade 9: Sistema ofensivo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia o conteúdo do slide junto com os alunos, explicando a dinâmica do sistema tático ofensivo. Incentive os alunos a fazerem a atividade proposta, dando ênfase as definições corretas dadas pelos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é link sobre características de um bom atacante. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla. Organização da sala de aula: .

Atividade 10: Posições do ataque Ao iniciar a ação ofensiva, os jogadores correm para suas posições e começam, a partir daí, a jogada de ataque: ARMADORES: São os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros. Jogam mais recuados, arremessam a distância, deslocam-se dentro da quadra a fim de lançar bolas para companheiros bem colocados, confundem os adversários e recebem passes de companheiros em dificuldades. Podem ser até três: meia direita, central e meia esquerda. PONTAS OU ALAS: Deslocam-se pelas laterais da quadra adversária, recebem passes dos armadores e pivôs e arremessam ou penetram pelas laterais. São dois: ponta direita e ponta esquerda. PIVÔS:Um ou mais jogadores, colocados na defesa adversária com a função de atrapalhar, confundir os jogadores da outra equipe, criar condições para que outros companheiros possam penetrar na defesa adversária, receber e arremessar contra a baliza.

Atividade 10: Posições de ataque Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique a posição e a função de cada jogador durante o ataque e esclareça possíveis dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 11: Curiosidades do Handebol Vamos conhecer alguns termos usados no ataque do handebol? Gaveta : ângulo superior do gol Gaveteiro: jogador que sempre arremessa na gaveta Rosqueta: efeito dado à bola Vaselina: gol de cobertura do goleiro Jogo passivo: retardamento proposital do jogo Jogar em baixo: jogar próximo à linha de 6 metros Jogar em cima: jogar próximo à linha de 9 metros Descubra se você aprendeu os significados dos termos utilizados no handebol clicando no ícone abaixo. CURIOSIDADES! No handebol, ao contrário do futebol, um jogador destro prefere jogar pela esquerda, e um jogador canhoto prefere atuar pela direita. É porque assim seu braço de arremesso ficará pelo lado de dentro da quadra, e por isso com maior ângulo para a finalização. Os atletas utilizam uma cola especial nas mãos para ter um contato mais firme com a bola. É por isso que as bolas de handebol sempre parecem sujas.

Atividade11:: Curiosidades do handebol Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique as definições dos termos e deixe os alunos jogando livremente. Estipule um tempo máximo para a execução da atividade. Clarifique possíveis dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta uma cruzadinha com alguns termos utilizados no handebol. http://www.proprofs.com/games/crossword/termos-do-handebol/ Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? O jogo de Handebol exige muita movimentação. É importante que todos os jogadores saibam movimentar-se conjuntamente, conhecendo a própria função. Que funções exercem os armadores?   Atrapalham, confundindo os jogadores da outra equipe. Recebem passes, arremessam ou penetram pelas laterais da quadra adversária. Jogam mais recuados, orientando, organizando e distribuindo a bola durante o jogo. Atuam próximo da área de gol, ocupando a faixa central da baliza onde o ângulo de arremesso é maior.

Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Os armadores jogam mais recuados, orientando, organizando e distribuindo a bola durante o jogo. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 2. Durante uma partida o técnico solicita que Pedro jogue “em cima”, orientando, organizando e distribuindo a bola. O que significa jogar “em cima”?   Jogar no ângulo superior do gol. Gol de cobertura do goleiro. Jogar próximo à linha de 9 metros Jogador que sempre arremessa da gaveta

Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. No handebol, jogar em cima significa jogar próximo à linha de 9 metros. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 3. João aprendeu que cada jogador tem uma função e nome específico. Qual o nome dado aos jogadores responsáveis pela armação das jogadas?   Lateral esquerda – central – lateral direita Ponta esquerda – central – ponta direita Meia direita – central – meia esquerda Meia direita – pivô – meia esquerda

Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Os nomes dados aos armadores são meia direita, central e meia esquerda. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 4. Em um jogo de handebol a equipe que estava atacando começa a retardar o jogo passando a bola sem o intuito do arremesso. O que caracteriza essa ação?   Vaselina. Rosqueta. Jogar embaixo. Jogo passivo.

Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Quando a equipe que está atacando começa a retardar o jogo, passando a bola sem arremessar, caracteriza um jogo passivo. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Positivo para a alternativa d: Resposta correta! Parabéns!

Atividade 12 a 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionado aos conceitos trabalhados até o momento da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 18 Checagem ATIVIDADE 19 a 23

Atividade 16: Sistemas de Ataque A forma como os jogadores se organizam na quadra para atacar pode variar de acordo com a tática utilizada pela equipe. A equipe deve escolher o sistema de ataque de acordo com as suas características e com as do adversário. Os principais sistemas de ataque são: 6 : 0 5 : 1 4 : 2 3 : 3  

Atividade 16:Sistemas de ataque Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique o que é e o objetivo da utilização de sistema tático ofensivo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a imagem da quadra na explicação do conteúdo do slide. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

Atividade 17: Sistemas de ataque 6:0 e 5:1 Seis jogadores atuando à frente da área de tiro livre. Grande movimentação e trocas sucessivas de ataque Sistema 5:1 Cinco jogadores atuando à frente da área de tiro livre e um infiltrador (pivô) próximo da área de gol, ocupando a faixa central da baliza onde o ângulo de arremesso é maior.

Atividade 17: Sistemas de ataque 6:0 e 5:1 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia com os alunos os tipos de sistemas e explique a organização dos jogadores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize as imagens na explicação do conteúdo do slide. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

Atividade 18: Sistemas de ataque 4:2 e 3:3 Quatro jogadores atuando à frente da área de tiro livre e dois colocados na faixa central da baliza, próximos da linha da área do goleiro. Sistema 3:3 Três jogadores atuando à frente da área de tiro livre e três infiltradores (pivôs) dentro da área, colocados junto à linha da área do goleiro.

Atividade 18: Sistemas de ataque 4:2 e 3:3 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia com os alunos os tipos de sistemas e explique a organização dos jogadores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Utilize as imagens na explicação do conteúdo do slide. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos.

Atividade 19: Aplicando seus conhecimentos Agora que você já conhece os sistemas de ataque do handebol, registre o que aprendeu: Desenhe quatro quadras de handebol em seu caderno e distribua os jogadores na formação dos sistemas de ataque: 6:0, 5:1, 4:2 e 3:3. Aproveite seus conhecimentos matemáticos e utilize régua, esquadro e compasso para desenhar as linhas com seus ângulos. Vamos ver se você acertou as posições? Compare seus desenhos com as imagens dos slides anteriores!

Atividade 13: [Digite o título aqui] Atividade 19: Aplicando seus conhecimentos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule que os alunos façam os desenhos baseando-se nas definições dos sistemas de ataque. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem .A imagem da quadra auxiliará na execução da tarefa. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

Atividade 20: Vamos jogar! Chegou a hora de praticar! Organize com seus amigos duas equipes com sete jogadores cada. Utilize o sistema de ataque 5:1. Combine com a equipe a função de cada jogador: três serão armadores, dois pontas, um pivô e um goleiro. A partida terá duração de 10 minutos. Peça ajuda de seu professor de educação física para a organização e arbitragem. Ao final da partida, reúna a turma e conversem sobre o que observaram: aspectos positivos, negativos e sugestões. Utilize nas próximas partidas outros sistemas de ataque.

Atividade 13: [Digite o título aqui] Atividade20 :Vamos Jogar Orientações práticas de aplicação dessa atividade Combine com os alunos a utilização da atividade para a próxima aula prática. Verifique a necessidade ou não de adaptação das regras do handebol. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos. Organização da sala de aula:

Atividade 21: Aprendendo valores Através dos esportes podemos aprender valores importantes para a nossa vida. Assista ao vídeo abaixo e reflita sobre a importância do respeito para uma convivência pacífica. Agora discuta com seus colegas sobre situações de respeito e desrespeito nos esportes e as consequências de cada situação. Em casa, faça um texto sobre a importância do respeito em nossa vida.

Atividade 21: aprendendo valores Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista aos vídeos com os alunos. Organize-os em pequenos grupos para reflexão e depois reúna todos para conclusão geral. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo traz imagens que retratam situações em que houve respeito nos esportes. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla e em pequenos grupos. Organização da sala de aula:

Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Durante uma partida o técnico pediu que somente Pedro jogasse próximo à área do gol, e os demais jogadores continuassem atuando à frente da área de tiro livre. Qual sistema de ataque que o técnico utilizou?   Sistema 6:0 Sistema 5:1 Sistema 4:2 Sistema 3:3

Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. O sistema que utiliza um jogador próximo à área do gol é o 5:1. Feedback Positivo para a alternativa b: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

Ôs os si Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 2. Na figura abaixo, os jogadores de ataque estão posicionados em qual o sistema de ataque? Ataque em w Ataque em 4:2 Ataque em 3:3 Contra ataque direto

Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. A figura apresenta jogadores utilizando o ataque 3:3. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 3- Num jogo de handebol o técnico escala Jéssica e Mariana para jogarem como pivô. Isto significa que a equipe utilizará o sistema de ataque: 4:2 5:2 6:2 2:6

Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Feedback Positivo para a alternativa a: Resposta correta! Parabéns! Quando a equipe utiliza dois pivôs, o sistema utilizado é o 4:2. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 4- Durante o torneio de handebol da escola, a turma 1701 teve dificuldade para organizar sua equipe pois não havia nenhum jogador canhoto, o que dificultou a escolha do jogador para atuar como: Pivô. Armador. Ponta direita. Ponta esquerda.

Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. No handebol, o jogador canhoto atua melhor como ponta direita. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 5- Quando praticamos esporte nós não desenvolvemos somente capacidades físicas, mas também, valores. Quando as equipes se cumprimentam após o jogo, mesmo apenas uma sendo a vitoriosa, estão demonstrando qual dos valores citados abaixo:   Respeito. Tolerância. Superação. Tomada de decisão.

Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Feedback Positivo para a alternativa a: Resposta correta! Parabéns! Quando as equipes se cumprimentam após o jogo estão demonstrando respeito. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

Atividade 22 a 26 : Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 27

Atividade 27: Você está sendo desafiado Vamos testar seus conhecimentos! Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo do jogo do Brasil x Suécia no Mundial da China 2009. Agora responda: O que é preciso para ser um bom atacante de handebol? Você sabe identificar a posição e a função de cada jogador? Qual o sistema de ataque utilizado no jogo ? Faça anotações em seu caderno registrando suas conclusões e apresente-as a seu professor.

Atividade 27: Você está sendo Desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos serão desafiados a resolver problemas mais complexos sobre o assunto estudado. Após assistirem ao vídeo organize a turma em duplas ou pequenos grupos para responderem a pergunta desafio. Após a resolução das questões cada grupo pode apresentar a sua produção. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link http://www.youtube.com/watch?v=QCxaSn57nY4 apresenta um vídeo com um jogo entre Brasil e Suécia. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a Atividade seja realizada em grupo. Organização da sala de aula:

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 28 Resumo ATIVIDADE 29 Próximo tema ATIVIDADE 30

Atividade 28: Construindo um Resumo Nossa aula está chegando ao fim. Vamos ver o que você aprendeu sobre o tema: Escreva em seu caderno os 5 principais pontos estudados na aula. Compare com os registros feitos por seus colegas. Acrescente mais 5 pontos em suas anotações.

Atividade 28: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um texto em seu caderno contendo os pontos importantes abordados na aula, e depois confrontar sua produção com seus colegas, acrescentando outros pontos que ainda não havia sido citado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem.. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

Atividade 29: Educossíntese O handebol é um jogo coletivo cujo objetivo é marcar gols e evitar que a equipe adversária marque. Para que uma equipe atinja seu objetivo é necessário criar estratégias (sistema tático) que devem ser seguidas por todos os membros da equipe. O sistema ofensivo ou sistema de ataque é a estratégia que a equipe utiliza para atacar o adversário. Uma equipe de handebol está no ataque, quando está com a posse de bola. Cada jogador deve assumir uma função, de acordo com suas características individuais. Os armadores são os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros. Os pontas ou alas deslocam-se pelas laterais da quadra adversária, recebem passes dos armadores e pivôs e arremessam ou penetram pelas laterais. Os pivôs são jogadores, colocados na defesa adversária com a função de atrapalhar, confundir os jogadores da outra equipe, criar condições para que outros companheiros possam penetrar na defesa adversária, receber e arremessar contra a baliza. Os sistemas de ataque são: 6:0; 5:1; 4:2 e 3:3.

Atividade 29: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educosíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

Atividade 30: Na próxima aula... Na aula de hoje você conheceu os sistemas de ataque do Handebol. Agora, veja se consegue responder às seguintes questões: O que são e como funcionam os sistemas defensivos no handebol? Como a disciplina pode influenciar no jogo e na vida? Na próxima aula falaremos sobre esses temas! Até lá!

Atividade 30: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/handebol/fases-do-ataque.php http://www.mundodohandebol.com.br/ PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema http://www.cdof.com.br/aulas28.htm#8 http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/co/