RELATÓRIO DO PROJETO COLETIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

AGRADECIMENTO.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Ciclo hidrológico Profª Rita C
A água.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Formadora: Andréia Sol
PROJETO TEMÁTICO ÁGUA Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
Apresentação Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. Os vapores formaram.
O ciclo da Água
ECONOMIZAR ÁGUA É ESBANJAR INTELIGÊNCIA
Água fonte de vida.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
ÁGUA.
HIDROLOGIA.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE
CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE
E.B. 2,3 CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS Passatempo Um Clube pela Terra Trabalho elaborado pelos Cientistas em Metamorfose – Turma 5º B Abril de 2011.
Também chamado de ciclo hidrológico.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Água e Sociedade Trabalho realizado por: Leandro Quintans Nº 17
Realizado por Paula Carolina Ferreira da Costa
Água Quanto há na Terra?.
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
Meio Ambiente e Ecologia
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
Todos sabemos que sem água não existiria vida no nosso Planeta, pois todos os seres vivos dependem dela. Cerca de 70% do corpo humano e 70% do Planeta.
ÁGUA ÁGUA É VIDA!
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Consumo de água Como economizar água.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
ROTEIRO PEDAGÓGICO – CIÊNCIAS 4º ANOS
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Aquecimento da água pelo Sol Evaporação Vapor se eleva com o ar quente
Pressione “Enter” para mudar de tela
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
ÁGUA Alunos(as):.
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
Ciências Naturais – 8.º ano
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
Introdução Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Planeta Água Guilherme Arantes Gotas de Crystal Ano:
A MENSAGEM DA ÁGUA.
PROF. ADEMIR AMARAL.
Animais conhecer para cuidar
5° ANO A Professora Sirlei Blauth Fengler CEAP
ÁGUA TIO MARCELO.
ÁGUA É VIDA!.
Sara Luiza 5º Ano A Cristiane keller
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
Planeta Água.
EU AMO A NATUREZA... SER E TER... SER E TER... AUTORIA: NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Matilde III - mais uma curiosidade… O Ciclo da Água Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Dia Mundial da Água EE Prof. José Mazella. Justificativa A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

RELATÓRIO DO PROJETO COLETIVO TEMA - ÁGUA FONTE DA VIDA 1. Público a ser atingido * Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental RELATÓRIO DO PROJETO COLETIVO

TEMA - ÁGUA FONTE DA VIDA Idí Cachione Rossi Apucarana Turma B Grupo 1 1. Público a ser atingido * Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental TEMA - ÁGUA FONTE DA VIDA Idí Cachione Rossi Apucarana Turma B Grupo 1 Público Alvo: * Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Planeta Água (Guilherme Arantes)    Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre o profundo grotão Água que faz inocente riacho e deságua Na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população Águas que caem das pedras No véu das cascatas ronco de trovão E depois dormem tranqüilas No leito dos lagos, no leito dos lagos Água dos igarapés onde Iara mãe d'água É misteriosa canção Água que o sol evapora pro céu vai embora Virar nuvens de algodão Gotas de água da chuva Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra planeta água... Terra planeta água Terra planeta água.   Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre o profundo grotão Água que faz inocente riacho e deságua Na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população   Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra planeta água... terra planeta água Terra planeta água.

. Justificativa * O trabalho com o tema “Água: fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.

. Objetivos: Ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

. Conteudos a serem desenvolvidos 6. Conteúdos a serem desenvolvidos *Língua Portuguesa – leitura, escrita e oralidade (produção de texto) *Ciências- Ciclo da água, importância , cuidados, preservação das fontes de água . Conteudos a serem desenvolvidos *Língua Portuguesa – leitura, escrita e oralidade *Ciências- Ciclo da água, importância , cuidados, preservação das fontes de água

Possíveis articulações entre: Projeto da comunidade + Recursos das TICs + Conteúdos curriculares * Projeto da comunidade- através da pesquisa de material bibliográfico (leitura e análise) *Recursos das TICs - utilização da internet para pesquisa, multimídia, aparelho de som e blog *Conteúdos curriculares – contextualização e interdisciplinaridade

Metodologia: Montagem de clip no Windows MovieMaker com a música “Planeta Água”; - Produção de texto sobre a importância de preservar a água, que postarão no Blog da escola; - Apresentação do trabalho na feira de ciências.

Socialização com a comunidade: * Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em feira para a comunidade escolar; * Postagem no Blog. Socialização com a comunidade * Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em feira para a comunidade escolar; * Postagem no Blog. Socialização com a comunidade: * Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em feira para a comunidade escolar; * Postagem no Blog.

Análise Final: A receptividade do público-alvo foi muito boa, houve participação da grande maioria e os objetivos de aprendizagem foram atingidos de maneira satisfatória.

REFERÊNCIA: Economizar água turma da Mônica http://www.youtube.com/watch?v=Th04UvP1sAI De onde vem a água que você bebe? http://www.youtube.com/watch?v=tny32rJigjM Música: Planeta àgua Guilherme Arantes Imagem: Imagem(16)/ "Terra Vista do Espaço".

Você Sabia? *Quase dois terços do Planeta são preenchidos por água. 97,6% desse total é formado por água salgada dos oceanos (não apropriada para consumo) e os  2,4% restantes são de água doce e  estão abrigados  nos polos terrestres, geleiras, fontes subterrâneas (como aquíferos), lagos, rios etc. Desta parcela restante de água doce, apenas 0,02% está  pronta para o consumo (sendo proveniente de lagos, rios e outras reservas naturais). Há a previsão de que no futuro a água se tornar um  bem  cada vez mais valioso e raro (devido a sua escassez para consumo, com  a  crescente poluição dos reservatórios que abrigam água doce)”