Projeto de Educação Ambiental para os Surdos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Plano “VISA na Atenção Básica”
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
LIXO RECICLÁVEL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE PELO HOMEM
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
A Escola e as Mudanças Sociais
Educação Ambiental - GPEEA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Sugestões de ações para implantações
PROJETO VALORIZAR ESTIMULANDO E VALORIZANDO A PARTICIPAÇÃO DO SERVIDOR DO DEMLURB EM AÇÕES PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR.
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A Importância da Educação Continuada
Programa Ambiental do Sistema CNT
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Agenda 21 nas Universidades
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
TRILHA ECOLÓGICA.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SHOWA BONÉS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
PROJETO COMUNITÁRIO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Graduanda em Pedagogia-2010-UESB-Xavier
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Responsabilidade Socioambiental
Política Educacional Brasileira
A prática do psicologo no CRAS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
Programa de Coleta Seletiva – UNESP/ Rio Claro
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Educação Ambiental para os Surdos Equipe Responsável: Erika Prates Cantarino Jéssica Prates Cantarino Renata Lisboa Ferreira

Apresentação A questão ambiental representa na atualidade uma preocupação mundial. A cada momento surge um novo acontecimento, geralmente de forma inesperada, desastres ecológicos, a destruição da fauna, da flora, do próprio homem. Em todo o mundo, percebe-se a propaganda comercial de jornais, rádio e televisão, a qual incentiva às pessoas a adquirirem vários produtos e a substituírem os mais antigos pelos mais modernos, caso contrário fica “fora da moda”. Diante tal cenário a principal função da Educação Ambiental para os Surdos é promover a conscientização para esse seguimento social, a qual visa contribuir no estímulo a prática de preservação do meio ambiente.

Relevância do Projeto A Educação Ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano faz parte também do meio ambiente. Fazendo com que se tenha uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, natureza e o universo. Sendo assim, a importância da conscientização dos surdos, ampliando a capacidade deles na prática de ações de preservação do meio ambiente.

POR QUÊ OS SURDOS? Pelo envolvimento que ouvintes tem com pessoas surdas, através de cursos básicos de Libras, é visto que não se faz a separação adequada do lixo para reciclagem, devido a falta de conhecimento a cerca da preservação do meio ambiente.

Objetivo Geral Promover a Educação Ambiental para os Surdos.

Objetivos Específicos Desenvolver o conhecimento dos surdos acerca da preservação do meio ambiente; Disseminar informações sobre as questões ambientais; Estimular a consciência ambiental no cidadão surdo, instigar a transformação comportamental e ações de conservação do meio ambiente.

Público alvo População abrangida: A pessoa surda da Associação dos Surdos de Governador Valadares - ASUGOV. Beneficiários diretos: Os surdos e alunos do curso de Libras da Asugov. Beneficiários indiretos: A Família do surdo e toda comunidade de Governador Valadares. Público alvo: Os Surdos e ouvintes que participam na Associação

Metodologia É consolidado por meio da realização das atividades como: Delimitação do tema do projeto; Levantamento de referencial bibliográfico sobre a temática; Pesquisa de campo Apresentação da proposta do projeto à Direção da ASUGOV; Assinatura de documento cientes da proposta;

As atividades a serem executadas posteriormente são: Agendamento de reunião para apresentação do projeto e definir para encontros, Agendar palestras direcionadas aos surdos; Realizar encontros com os membros da instituição.

Resultados Esperados Surdos e ouvintes mais conscientizados acerca das questões ambientais, Redução de consumo de copos descartáveis na Associação; Separação e destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos na Associação. Surdos e ouvintes mais motivados e sensibilizados para postura de preservação e cuidado com o meio ambiente.

Meta Atender 60% dos surdos da ASUGOV, proporcionando conscientização para a preservação do meio ambiente.

Produto do Projeto Ao invés de se utilizar copos descartáveis, vão usar uma caneca padronizada, a qual os sócios, alunos surdos e ouvintes, possam levá-lo ao curso e deixar de utilizar os copos descartáveis. Além de preservar o meio ambiente estarão também removendo despesas com este tipo de material.

Cronograma Elaboração do projeto Avaliação do projeto Apresentação da proposta do projeto à Direção da ASUGOV Agendamento de reunião com os membros da instituição, sócios e alunos ouvintes que fazem curso na ASUGOV para apresentação do projeto e definir datas para os encontros. Contactar palestrantes e Agendar palestras Fazer contatos com órgãos que lidam com a questão ambiental Elaboração do termo de Compromisso e Parceria entre órgãos, universidades e a ASUGOV para traçar ações de conscientização frente às questões ambientais.

Assinatura do Termo de Compromisso e Parceria Formação da Equipe para execução do projeto Reunião com os profissionais envolvidos no projeto Elaboração de cronograma de atividades Contactar possíveis patrocinadores para doar latas de lixos especificadas Implantação do Projeto Divulgação do Projeto Avaliação dos Impactos

“Na natureza, Nada se Perde, Nada se Cria, Tudo se Transforma “Na natureza, Nada se Perde, Nada se Cria, Tudo se Transforma.” (Lavoisier) ... a Reciclagem é o primeiro passo para a salvação do mundo. #Ficaadica