Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Indicadores antropométricos Enfermagem e Puericultura.
O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Matemática e Hábitos Saudáveis
DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS, A EXPECTATIVA DE VIDA E A PARTICIPAÇÃO DO INDIVÍDUO NO TRABALHO PRODUTIVO. Silvana Aparecida Franco Nutricionista -
Distúrbios alimentares !
EFEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS MOÇAMBICANOS PORTADORES DO HIV QUE FAZEM O USO DA TERAPIA COM ANTIRETROVIRAL Bom dia as minhas.
Atividade Física e Promoção da Saúde
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Índice de Massa Corporal (IMC)
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
VERIFIQUE QUAL É A FAIXA DE PESO IDEAL PARA VOCÊ
um novo caminho para você…
Bruno Matias Daniel Akamine
HIPERTENSÃO.
Emagrecer é uma coisa; Perder peso é outra! (05/10)
Conscientização.
8° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.
Os gaúchos e o coração.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Matemática / Estatística
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
Fisiologia do Exercício – Custo Energético dos Exercícios
Diferentes sentimentos de frustração
Luria Melo de Lima Scher
Nutrição para crianças fisicamentes ativas.
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
João valente 9ºC Nº14.
QUALIDADE DE VIDA ESCOLA JARDIM NAIPI
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Calcule sua Freq. Cardíaca (caminhada e corrida)
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Educação física e saúde 1ª A Ensino médio
“Monsenhor José Paulino”
O QUE É FREQUÊNCIA CARDÍACA? A freqüência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
Baker, J.L.; Olsen, L.W.; Sorensen T.I.A
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
OBESIDADE.
Índice H (último autor):
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Avaliando a Aptidão Cardiorrespiratória
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ANTROPOMETRIA
Prevenir as DOENÇAS CRÓNICAS UM INVESTIMENTO VITAL.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Consumo energético e gasto calórico
Transcrição da apresentação:

Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia

Objetivo Conhecer e compreender o que é IMC Aprender os procedimentos básicos para medir o índice de massa corporal Diferenciar quando se está abaixo do peso, normal, pré-obeso e obeso

O que é IMC? O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública. Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações. Os valores de IMC são independentes de idade e sexo. Apesar disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido às diferentes proporções do corpo. Riscos à saúde associados ao aumento do IMC devem ser constantemente observados e interpretados, já que podem ser diferentes em cada população.

IMC – Índice de Massa Corporal O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. É simples calcular o seu IMC. Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará: IMC = 80 ÷ 1,802 IMC = 80 ÷ 3,24 IMC = 24,69

Tabela de IMC Você pode utilizar a tabela abaixo para consultar o seu Índice de Massa Corporal. Resultado Situação Abaixo de 17 Muito abaixo do peso Entre 17 e 18,49 Abaixo do peso Entre 18,5 e 24,99 Peso normal Entre 25 e 29,99 Acima do peso Entre 30 e 34,99 Obesidade I Entre 35 e 39,99 Obesidade II (severa) Acima de 40 Obesidade III (mórbida)

IMC Infantil Para o cálculo do IMC infantil, veja as tabelas abaixo: Meninos Idade Normal Sobrepeso Obesidade 6 14,5 mais de 16,6 mais de 18,0 7 15 mais de 17,3 mais de 19,1 8 15,6 mais de 16,7 mais de 20,3 9 16,1 mais de 18,8 mais de 21,4 10 16,7 mais de 19,6 mais de 22,5 11 17,2 mais de 23,7 12 17,8 mais de 21,1 mais de 24,8 13 18,5 mais de 21,9 mais de 25,9 14 19,2 mais de 22,7 mais de 26,9 19,9 mais de 23,6 mais de 27,7

IMC Infantil Meninas Idade Normal Sobrepeso Obesidade 6 14,3 mais de 16,1 mais de 17,4 7 14,9 mais de 17,1 mais de 18,9 8 15,6 mais de 18,1 mais de 20,3 9 16,3 mais de 19,1 mais de 21,7 10 17 mais de 20,1 mais de 23,2 11 17,6 mais de 21,1 mais de 24,5 12 18,3 mais de 22,1 mais de 25,9 13 18,9 mais de 23 mais de 27,7 14 19,3 mais de 23,8 mais de 27,9 15 19,6 mais de 24,2 mais de 28,8

Limitações do IMC Ultimamente, vem acontecendo debates sobre se há necessidade do desenvolvimento de diferentes níveis de medida na tabela de IMC de acordo com diferentes grupos étnicos. Isso acontece devido à evidência de que as associações entre IMC, percentagem de gordura corporal e distribuição da gordura corporal diferem entre populações e, portanto, os riscos de saúde podem aumentar abaixo do ponto de corte de 25 kg/m2 que define o sobrepeso classificação atual da OMS. Um grupo de trabalho foi formado por especialistas da OMS e está realizando uma nova revisão e avaliação dos dados disponíveis sobre a relação entre a circunferência da cintura e o risco para a saúde. Veja abaixo uma lista com algumas das limitações do IMC: A partir do IMC não é possível diferenciar os componentes gordo e magro da massa corporal; A partir do IMC pessoas brevilíneas e/ou musculosas podem ter um valor de Índice de Massa Corporal inadequado à sua realidade e serem consideradas obesas; Diferenças étnicas influenciam no IMC. Por exemplo: descendentes asiáticos podem ser considerados mais obesos; Para idosos, o IMC possui uma classificação diferenciada.

Como calcular a Freqüência Cardíaca Máxima (FCM) Como calcular a Freqüência Cardíaca Máxima (FCM) Se você se animou com a reportagem O que você precisa? Emagrecer, definir ou ganhar músculos? saiba como calcular a sua Freqüência Cardíaca Máxima, ou seja o número máximo de batimentos que o coração pode atingir em 1 minuto de exercício. Como funciona na prática Para não sobrecarregar o coração e garantir uma boa performance, os profissionais orientam para que os batimentos cardíacos fiquem entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM). Para obter esse índice subtraia sua idade de 220 e calcule as porcentagens do total. Exemplo: se tem 30 anos, 220 - 30 = 190. Caso as porcentagens pedidas sejam exatamente estas (65% e 85%, por exemplo), o resultado será: 190 x 65% = 123 batidas por minuto e 190 x 85% = 161 batidas por minuto – essas são as zonas-alvo de treinamento, ou seja, o número mínimo e máximo de batimentos cardíacos por minuto que você deve manter.