MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Advertisements

Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
enquadramento de corpos de água
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
Gestão de Recursos Hídricos
Minas Gerais.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
Profa. Dra. Renata Medici
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Cobrança pelo Uso da Água
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Controle Social na Gestão das Águas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Constituição Federal Constituição Estadual.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Política Nacional do Meio Ambiente
Alagoas.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Plano de Bacia do Rio Caí
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Projeto Trem Pé Vermelho
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos Agência Nacional de Águas SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS Comitês de Bacias Hidrográficas SECRETARIA EXECUTIVA Agências de Água Parlamento das Águas COBRANÇA PELO USO DAS ÁGUAS braços executivos dos Comitês de Bacia

Matriz institucional do SINGREH

SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS O arcabouço institucional, ou a Matriz Institucional da Política Nacional de Recursos Hídricos, é constituído pelos seguintes atores: Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH: órgão consultivo e deliberativo, criado pela lei 9433/97, com a função de atuar na formulação da Política Nacional de Recursos Hídricos, teve sua regulamentação e instalação no ano seguinte, com o Decreto n° 2.612, de 6 de junho de 1998; Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano – SRHU/MMA: integrante da estrutura do Ministério do Meio Ambiente, atuando como secretaria executiva do CNRH; Agência Nacional de Águas – ANA: autarquia sob regime especial, criada pela Lei 9984/2000, possuindo como principal atribuição a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SNGRH; Conselhos de Recursos Hídricos dos Estados e do Distrito Federal (CERHs); Órgãos Gestores Estaduais: outorgar e fiscalizar o uso dos recursos hídricos em rios de domínio dos Estados; Comitê de Bacia – integrante do SNGREH onde são debatidas as questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos; e Agência de Bacia - escritório técnico do comitê de Bacia, funcionando como secretaria-executiva do respectivo comitê.

Processo de instituição das políticas estaduais de recursos hídricos outro período “pós” Lei das Águas. Fonte: http://conjuntura.ana.gov.br/

CENÁRIOS PLANO ESTADUAL PLANO DE BACIA

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS SUDERHSA OBJETIVO: INSTRUMENTO BÁSICO PARA A DEFINIÇÃO DA POLÍTICA E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO PARANÁ 8

FONTE: SUDERHSA 2007 modificado... BACIAS HIDROGRÁFICAS Bacia % Iguaçu 28 Ivaí 18 Tibagi 12 Piquiri Cinzas 5 Demais 25 Paraná 1 Paranap. 4 Paranap. 3 Paranapanema 2 Paranapanema 1 Pirapó Paraná 2 Cinzas Ivaí Itararé Piquiri Tibagi Paraná 3 Ribeira Litorânea Iguaçu APP’s: 923.993,97 ha (4,6 %) rios de 3ª FONTE: SUDERHSA 2007 modificado...

ESTRATÉGIA PARA ELABORAÇÃO NO PLERH/PR PROCESSO DE CONSTRUÇÃO 10

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIAGNÓSTICO DESENVOLVIMENTO CONSOLIDAÇÃO REGIONALIZAÇÃO CENÁRIOS PROPOSTAS PRELIMINARES REDE DE MONITORAMENTO SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA EVENTOS DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA SISTEMATIZAÇÃO DE PROGRAMAS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS METODOLOGIA DOS EVENTOS BALANÇO HÍDRICO EVENTOS CRÍTICOS USO DO SOLO PROGRAMAS CONSOLIDAÇÃO DO PLANO 11

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIAGNÓSTICO 12

MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA REGIONALIZAÇÃO DIAGRAMA DO PROCESSO CONDICIONANTES AMBIENTAIS/ANTRÓPICOS REFINAMENTO TÉCNICO CONSOLIDAÇÃO FINAL MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AQÜÍFEROS SUBTERRÂNEOS USINAS HIDRELÉTRICAS DEMANDAS POR ABASTECIMENTO PÚBLICO REDE DE MONITORAMENTO EXISTENTE INDÚSTRIAS INCORPORAÇÃO DE ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS DOS DIVERSOS ÓRGÃOS LIGADOS AOS RECURSOS HÍDRICOS DO TERRITÓRIO PARANAENSE ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO 10 13

SÍNTESE DOS CONDICIONANTES CONDICIONANTES DE CADA BACIA (AMBIENTAIS E ANTRÓPICOS) PARA A DEFINIÇÃO DAS ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO. 14

ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO REGIONALIZAÇÃO ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO 12 15

RIO BARREIRINHA NA REGIÃO DE PONTA GROSSA – DÉCADA DE 1970 EVENTOS CRÍTICOS CHEIAS VÁRZEA DO IGUAÇU, 1995 RIO BARREIRINHA NA REGIÃO DE PONTA GROSSA – DÉCADA DE 1970 ENCHENTE RIO PIQUIRI – ENTRE PALOTINA E FRANCISCO ALVES - 2002 16

RESSACAS MARÍTIMAS NO ESTADO EVENTOS CRÍTICOS RESSACAS MARÍTIMAS RESSACAS MARÍTIMAS NO ESTADO 1993 17

USO ATUAL DO SOLO 18

PONTOS DE CONTROLE DE VAZÃO

BALANÇO - DEMANDA E DISPONIBILIDADE

ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO CENÁRIOS ÁREAS ESTRATÉGICAS DE GESTÃO 21

COMITÊS DE BACIAS NO PARANÁ

PRAZO PARA A CONCLUSÃO DOS TRABALHOS: CRONOGRAMA PRAZO PARA A CONCLUSÃO DOS TRABALHOS: OUTUBRO DE 2009 CRONOGRAMA: Aprovação Final do Diagnóstico pela C.T.: até março de 2009 Elaboração dos Cenários e Programas Preliminares: até abril de 2009 Realização da Primeira Rodada de Eventos: maio de 2009 Adequação das Contribuições Recebidas, Proposições ao Sistema de Gestão e Sistematização de Programas: até agosto de 2009 Realização da Segunda Rodada de Eventos: setembro de 2009 Conclusão do Plano: outubro de 2009 23

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO AGENDA DE EVENTOS: 24

Legislação relativa à estruturação do Sistema Nacional de Recursos Hídricos Decreto nº 5.440, de 04/05/2005 Estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para o consumo humano. Resolução nº 173, de 17/04/2006 Aprova o Regimento Interno e o Quadro Demonstrativo de Cargos em Comissão da Agência Nacional de Águas - ANA Resolução nº 223, de 12/06/2006 Altera o Regimento Interno da Agência Nacional de Aguas-ANA Resolução nº 471, de 06/11/2006 Alterar os quantitativos e a distribuição dos Cargos Comissionados Resolução nº 121, de 23/04/2007 Altera os arts. 3º e 43 e insere o art. 44b no Regimento Interno da Agência Nacional de Águas - ANA. Resolução nº 348, de 20/08/2007 Aprova Regimento Interno da Agência Nacional de Águas – ANA Resolução nº 630, de 23/09/2008 Altera o Regimento Interno da Agência Nacional de Águas – ANA

Legislação relativa à estruturação do Sistema Nacional de Recursos Hídricos Lei Federal nº 9.433, de 08/01/1997 * Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Decreto nº 4.613, de 11/03/2003 Regulamenta o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Lei nº 9.984, de 17/07/2000 * Dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas - ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e dá outras providências. Lei nº 10.881, de 09/06/2004 Dispõe sobre os contratos de gestão entre a Agência Nacional de Águas e entidades delegatárias das funções de Agências de Águas relativas à gestão de recursos hídricos de domínio da União e dá outras providências.