Boxe 1ª constatação: ausência de produção científica/acadêmica e bibliografia (metodológica). 2ª constatação: apenas três cursos de formação de professores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
IRB anuncia fase de implementação mundial das Variações Experimentais às Leis (VEL), entrando em vigor a partir do dia 1 de Agosto de DTA / C.A.
Capoeira.
As Guerras Púnicas As Guerras Púnicas consistiram numa série de três guerras que opuseram a República Romana e a República de Cartago, cidade-estado fenícia,
Trabalho de educação fisica
Profº:Emerson Corsine
Atletismo Rui Justo.
Regimes autoritários nos anos 30
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
1ª Visita 12/09/2006.
Independência do Brasil
Arte no Egito Antigo.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
Danças Africanas.
Cerimonial e Protocolo
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Movimentos da Capoeira
Principais movimentos de defesa da capoeira
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
As Invasões Francesas no Brasil
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia.
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Lucas Mazzocatto Mecânica I
Irlanda do Norte e País Basco
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Muay A origem do Thai Alunos: Bruno Krüger Luan Machado.
Cultura Afro - Brasileira
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Grécia principais características
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Profº: Maria de Lourdes
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Prof. Daniela Reis.
Curso EL-654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática UNICAMP
Revisão P3 História pontos importantes!
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
JIU-JITSU Arte Marcial que utiliza- se de alavancas e pressões para derrubar e dominar o oponente. Comumente essa arte marcial não utiliza golpes.
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
História de um menino de Luz No ano 1997 existia uma favela, situada na Vila Maringá onde foram iniciadas atividades assistenciais para poder ajudar as.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
CANADÁ.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Biodiversidade Atividade de informática
CONTROLE SOCIAL ASPECTOS HISTÓRICOS.
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
REVISÃO REPÚBLICA VELHA.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Os irmãos Grimm Breve biografia.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Transcrição da apresentação:

Boxe 1ª constatação: ausência de produção científica/acadêmica e bibliografia (metodológica). 2ª constatação: apenas três cursos de formação de professores em Educação Física contemplam a cultura corporal – luta. O boxe está inserido no plano de todas as disciplinas.

Histórico O uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, os mais antigos documentos evidenciando a prática de pugilismo como esporte tem entre 4 000 a 5 000 anos, e foram encontrados na Suméria ( civilização que desenvolveu-se na região do atual Iraq ) e Egito

Histórico Seu surgimento também remota a Grécia, nos jogos Pan-helênicos (776 a.C.). Chamava-se porém, pugilato.

Histórico Percebemos ao longo da história dos povos inúmeros estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o grego, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos e o inglês. Um fator interessante para analisar nesse processo histórico é o envolvimento da luta com as apostas. Isso gerava uma série de conseqüências, como constantes tumultos antes, durante e após a luta e em alguns casos, intervenção policial, inclusive com prisões.

Histórico Em 1750, o Duque de Cumberland perdeu uma aposta de 10 000 libras esterlinas e suspeitando que tivesse sido vítima de uma "marmelada", solicitou ao parlamento britânico que fechasse todas as academias e locais de lutas de boxe e tornasse sua prática proibida. Essas medidas fizeram o boxe inglês mergulhar na clandestinidade por quase quarenta anos, sendo que por muito pouco não desapareceu definitivamente.

Soco Inglês

Golpes O boxe é uma luta de contato, que apesar de todos os cuidados e precauções se caracteriza pela violência. Todavia, quanto mais a técnica e a pedagogização é desenvolvida, essa manifestação da cultura corporal torna-se um ótimo instrumento educacional.

Golpes Frente a outras lutas o boxe tem um número bastante reduzido de golpes: Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear. Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte. Cruzado Cross: Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário.

Golpes Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente. Hook ou gancho (em português): Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente. O Hook termina seu movimento com o braço flexionado.

Boxe no Brasil No início do sec. XX, a prática desportiva era quase totalmente desconhecida no Brasil. Os raros esportistas limitavam-se a membros das comunidades de emigrantes alemães e italianos, no Rio Grande do Sul e em Sao Paulo.

Boxe no Brasil No final do sec. XIX e início do XX, lutar era sempre associado a coisa de capoeiristas e, então, à marginalidade. Esse preconceito era especialmente forte entre os membros da elite dirigente do país. As primeiras exibições de boxe em solo brasileiro ocorreram naquela época e só reforçaram esse preconceito: foram feitas por marinheiros europeus, que tinham aportado em Santos e no Rio de Janeiro, e naquela época os marinheiros eram recrutados das classes mais humildes.

Boxe no Brasil Em 1913, travou-se a mais antiga luta de boxe em território brasileiro que ficou documentada. Tratava-se apenas de uma luta de exibição - ou de desafio, não se tem certeza pois os testemunhos da época divergem nesse detalhe - em São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro em razão de seu físico avantajado.

A institucionalização e a esportivização A estória da esportivização do boxe se assemelha um pouco a da capoeira. Ele passa por um processo de desenvolvimento na rua, de perseguição, discriminação e proibição. A real divulgação iniciou apenas em 1919, com Goes Neto, um marinheiro carioca que ao retornar da Europa fez várias exibições no Rio de Janeiro. Um sobrinho do Presidente da República, Rodrigues Alves, se apaixonou pela nobre arte e seu apoio facilitou a difusão do boxe.

A institucionalização e a esportivização No início da década de 20 começaram a surgir academias e logo essa luta ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. Em 1923, no Rio de Janeiro, foi criada a primeira academia de boxe no Brasil: Brasil Boxing Club. Em 1924, um pugilista chamado Ditão, após levar uma surra de seu adversário teve um derrame cerebral que quase o levou a morte. Depois disso o boxe foi proibido, porém não muito tempo.

Categorias Profissional: Categorias Amador: Mosca ligeiro – 48kg Mosca – 51kg Galo – 54kg Pena – 57kg Leve – 60kg Meio Médio Ligeiro – 64 kg Meio Médio – 69kg Médio – 75kg Meio pesado – 81kg Pesado – 91kg Super Pesado - + 91 Categorias Profissional: Palha - 47,627 Kg. Mosca-Ligeiro - 48,988 Kg. Mosca - 50,802 Kg. Super-Mosca - 52,163 Kg. Galo - 53,524 Kg. Super-Galo - 55,338 Kg. Pena - 57,153 Kg. Super-Pena - 58,967 Kg. Leve - 61,235 Kg. M. M. Ligeiro - 63,503 Kg. M. Médio - 66,678 Kg. M. Ligeiro - 69,853 Kg. Médio - 72,575 Kg. Super Médio - 76,364 Kg. Meio Pesado - 79,379 Kg. Cruzador - 90,719 Kg. Pesado - + 90,719 kg.

A institucionalização e a esportivização Knock Out: Se caracteriza pela incapacidade de um dos lutadores continuar o combate. Não necessariamente o lutador precisa estar no chão. Se tiver muito ferido ou visivelmente atordoado o juiz pode interromper a luta. Sparring: Pugilista que auxilia o companheiro no treino.

A institucionalização e a esportivização

Materiais Luvas para treino:

Luvas para sombra e lutas: Materiais Luvas para sombra e lutas:

Materiais Vestimenta:

Materiais Protetores:

Materiais Domínio da Técnica:

Treinos

Treinos

Treinos

Treinos

Personalidades Éder Jofre

Personalidades Muhammad Ali George Foreman

Personalidades Evander Holyfield Mike Tyson

Arcelino Popó de Freitas Personalidades Júlio César Chávez Arcelino Popó de Freitas