SISTEMAS AUXILIARES DOS MOTORES

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SISTEMAS AUXILIARES DOS MOTORES SISTEMA DE VÁLVULAS SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO SISTEMA DE ARREFECIMENTO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO SISTEMA ELÉTRICO

SISTEMA DE VÁLVULAS Responsável pelo fechamento e abertura das válvulas nos motores de 4 tempos Página 2 20/04/2017

Comando indireto eixo de cames; 2) tucho; 3) vareta; 4) balancim; 5) mola; 6) válvula Vista de cima Vista de lado Página 3 20/04/2017

Comando direto eixo de cames; 2) tucho; 3) mola; 4) válvula Página 4 20/04/2017

O motor convencional apresenta duas válvulas por cilindro; A válvula de admissão é maior que a válvula de descarga; Existem motores com mais de duas válvulas por cilindro. Página 5 20/04/2017

Variação da área de admissão em função do número de válvulas por cilindro A maior área de admissão é obtida para cinco válvulas por cilindro, sendo três de admissão e duas de descarga Válvulas por cilindro Página 6 20/04/2017

Eixo de cames Pode estar localizado no bloco ou cabeçote do motor Apresenta ressaltos que transformam movimento de rotação em movimento linear alternado das válvulas Fabricados em aço forjado ou ferro fundido Engrenagem do eixo de cames Localizada em uma das extremidades do eixo O diâmetro é o dobro da engrenagem do virabrequim Página 7 20/04/2017

Tuchos Os tuchos ficam em contato direto com os ressaltos e transmitem o movimento do eixo de cames para as varetas ; São fabricados em aço forjado ou de fundição temperada e podem ser mecânicos ou hidráulicos Tuchos hidráulicos apresentam ajuste automático a medida que ocorre desgaste dos ressaltos. Os tuchos são responsáveis por aproximadamente 20% da fricção total do motor ; Página 8 20/04/2017

Redução do torque de fricção em função do revestimento de carbono dos tuchos Fonte: Ford / INA Página 9 20/04/2017