Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB

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Transcrição da apresentação:

Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY NO CONTEXTO DO SISTEMA UAB ia Celso Costa Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB CAPES - MEC S - MEC

PONTOS DA PALESTRA... Histórico e Retrato Atual da UAB Planejamento Estratégico da UAB O Curso de Administração da UFSJ na UAB O papel do Aluno no Curso

HISTÓRICO E RETRATO ATUAL DA UAB

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - Missões da UAB – Articulação Institucional Financiamento Avaliação Indução de uma EAD de Qualidade para todo o País.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - Regime de Colaboração Pública - Pólos de Apoio Presencial Responsabilidade de Municípios ou Estados Cursos de Graduação e Pós-graduação Responsabilidade de Instituições Públicas de Ensino Superior

A UAB Articula Instituições e pólos para oferta de cursos.

DISTRIBUIÇÃO DE PÓLOS DA UAB - Polos ativos com cursos - Região TOTAL Centro-Oeste 46 Sudeste 152 Norte 85 Nordeste 177 Sul 97 TOTAL GERAL 557 DISTRIBUIÇÃO DE PÓLOS DA UAB

557 POLOS 88 IES 245 CURSOS 180.000 ALUNOS PÓLOS UAB1 + UAB2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UAB Equilíbrio Geopolítico na Distribuição dos Pólos; - Meta de 1.000 Polos na Totalidade - Atuação territorial das Instituições; Otimização no Financiamento de Pólos e Cursos;

PRIORIDADES DA UAB Formação Inicial e Continuada de Professores; Formação de Administradores Públicos, – colaboração com a ENAP; Cursos para o desenvolvimento econômico regional, - colaboração com os Estados.

A UAB é um Sistema permanente; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A UAB é um Sistema permanente; Definição da Totalidade dos Pólos da UAB até agosto de 2010 – no âmbito do PAR e da Política Nacional de Formação de Professores PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UAB

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – outros elementos - Cursos Nacionais de Bacharelado em Administração Pública e Especialização em Gestão Pública; Acervo para Bibliotecas nos Pólos; Reforma e Expansão de Polos – baixo IDEB e baixo IDH

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UAB E A NOVA CAPES

UAB NA NOVA CAPES

METAS DA UAB 720 Polos com cursos até o final de 2010, com 300.000 alunos; 1.000 Polos totalmente implementados até o final de 2011 com 700.000 alunos; 450 milhões em Bolsas e Custeio em 2009 700 milhões em Bolsas e Custeio em 2010 1 bilhão em Bolsas e Custeio em 2011

Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP DED/CAPES/MEC

CONTEXTO O Programa Nacional de Formação em Administração Pública surgiu em continuidade ao curso de Administração piloto (parceria da MEC com o Banco do Brasil); O curso piloto de graduação em Administração abriu caminho para o Sistema Universidade Aberta do Brasil, em 2006, contou com a participação de 25 universidades públicas brasileiras e atendeu mais de 10.000 estudantes.

CURSOS PNAP O Programa Nacional de Formação em Administração Pública é composto por quatro cursos: Bacharelado em Administração Pública; Especialização em Gestão Pública; Especialização em Gestão Pública Municipal; Especialização em Gestão em Saúde.

Organização do PNAP Projetos gráfico e pedagógicos comuns a todas as IES; Produção de conteúdo centralizada e por equipe de especialistas; Constituição de equipes de trabalho para acompanhamento, produção e avaliação do conteúdo; Disponibilização às IES do conteúdo para reprodução; Metodologia de aplicação do curso definida pelas IES; Atividades complementares de acordo com a realidade de cada IES; Certificação pela IES que oferta os cursos

OBJETIVOS Formar profissionais com amplo conhecimento em administração pública, capazes de atuar no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência e ética as organizações governamentais e não-governamentais. Contribuir para a melhoria das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro;

Estruturação O PNAP contou com o trabalho de várias equipes: Comissão de Avaliação e Acompanhamento; Equipe de Elaboração dos Projetos Pedagógicos; Equipe Técnica de Produção do Material (UFSC); Equipe Pedagógica de Adaptação à Linguagem EaD (UFMT); Equipe de Autores e Leitores das Disciplinas; Equipe de Analistas e Colaboradores da DED/CAPES.

Parceiros e Colaboradores Universidades integrantes do Sistema UAB; Conselho Federal de Administração (CFA); Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Ministério da Saúde (MS); SEED/MEC

Produção do Material Didático O PNAP contou com um total de 70 autores dos conteúdos e 54 leitores. Os especialistas vieram de 40 diferentes instituições do país, entre as quais destacam-se: IES, ENAP, IPEA, FIOCRUZ, Câmara, Senado, Banco Central e Presidência da República. Bacharelado: 53 autores e 35 leitores Especializações: 17 autores e 19 leitores Atividade

Formação dos especialistas que produziram o material didático Atividade

Capas do Material Didático Atividade

CD-ROM Conteúdos que compõem o CD-ROM de cada disciplina: Conteúdo da disciplina em PDF b) Vídeo institucional do Programa c) Vídeo de apresentação da disciplina pelo(s) autor(es) d) Currículo do(s) autor(es) e) Orientações técnicas para impressão do material didático f) Indicação de material complementar para os Ambientes Virtuais das IES Atividade

Estatísticas sobre o edital PNAP Resultado final publicado em Diário Oficial de União em 17/07/2009 46 IES foram aprovadas para receber financiamento IES - Região Sul: IF-SC, UEM, UEPG, UFPR, UFRGS, UFSC, UFSM, UNICENTRO IES - Região Sudeste: IF-ES, UFES, UFF, UFJF, UFLA, UFOP, UFSJ, UFU, UNESP, UNIFESP, UNIMONTES, UNIRIO IES - Região Centro-Oeste: UNB, UEG, UEMS, UFMS, UFMT, UNEMAT IES - Região Nordeste: IF-AL, IF-PE, UECE, UEMA, UEPB, UESPI, UFAL, UFC, UFMA, UFPB, UFPI, UFRN, UFRPE, UFS, UNESB, UPE IES - Região Norte: UFAM, UFPA, UFT, UNIR Atividade

Total de vagas que serão ofertadas Distribuição das Vagas por curso: Bacharelado: 14 mil vagas Especialização em Gestão Pública: 10 mil vagas Especialização em Gestão Pública Municipal: 11,6 mil vagas Especialização em Gestão em saúde: 10,8 mil vagas Total: 46.500 vagas Total de polos que receberão cursos do PNAP: 360 polos Atividade

Distribuição Gráfica das Vagas Atividade Figura 2- Gráfico da distribuição do número de vagas por curso ofertado pelo PNAP no país.

Distribuição de vagas por região Atividade Figura 3 - Gráfico da distribuição do número de vagas por região.

AÇÃO DA UFSJ NA UAB 25 POLOS - 16 POLOS EM MG E 09 POLOS EM SP 06 CURSOS - 06 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO - 01 CURSO DE BACHARELADO 5.064 ALUNOS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFSJ 05 POLOS - França, Itamonte, São João del Rey, Serrana e Sete Lagoas 250 ALUNOS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFSJ

O PAPEL DOS ALUNOS Procedimentos Importantes para o Sucesso nos Estudos

O PAPEL DO ESTUDANTE… Centro do Processo Pedagógico Crítico e Colaborador Essencial na Construção de um Sistema de Educação a Distância de Qualidade Atitude pró-ativa de Buscar na Flexibilidade do Sistema seu Caminho de Sucesso

O PAPEL DO ESTUDANTE… Planejamento e Disciplina para cumprir o Planejado; Atitude pró-ativa Usar Integralmente a Flexibilidade do Sistema na Busca de Solução das Dúvidas (NÃO DEIXEM AS DÚVIDAS SE ACUMULAREM!!!!)

PARA TER SUCESSO VOCÊ PRECISA… Estar motivado Determinar seu ritmo de estudo Ser responsável criando um horário determinado para estudar

PARA TER SUCESSO VOCÊ PRECISA… Utilizar, além do material do curso, especialmente preparado para a EAD, outras fontes (biblioteca, Internet ..)

DESEJO UM EXCELENTE TRABALHO PARA TODA EQUIPE DOCENTE E ADMINISTRATIVA DO CURSO !!!

HISTÓRICO E RETRATO ATUAL DA UAB

PARA VOCÊ ALUNO E ALUNA DO CURSO DE BACHARELADO A DISTÂNCIA DA UFSJ– UAB, SUCESSO E MUITA DEDICAÇÃO E ESTUDO !!!

HAVERÃO MUITAS LADEIRAS E COLINAS PARA SUBIR, MAS UMA VEZ NO ALTO SE DESCORTINARÁ UMA BELA PAISAGEM, RICA DE OPORTUNIDADES Boa Sorte !!!

MUITO OBRIGADO !!!

MEC CAPES DED – celso.costa@capes.gov.br