Radar de Penetração no Solo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENCODER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Advertisements

SENSOR CAPACITIVO - UFRN/CT/DEE
Sistemas de Localização baseados em
Métodos de análises geo-interiores
Geofísica de Campo Aula 01 Planejamento e Aquisição (Sísmica)
Microondas.
Capacitores.
Aula 2 – Conceitos Fundamentais I
Luzes e Cores: A visão da Física
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
AMOSTRAGENS (A) DETECÇÃO DIRETA (B) COLETA DE AR EM UM RECIPIENTE (C) FIXAÇÃO E CONCENTRAÇAO DOS CONTAMINANTES SOBRE SUPORTE.
EFICIÊNCIA DE RADIAÇÃO
LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS
Cap MEDIÇÕES VARIADAS Medição de fluxo de sólidos Medição de nível Umidade relativa.
Métodos Elétricos (ou Geoelétricos)
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
INICIAR SAIR Módulo: Geotecnia Versão
Sísmica I – Um curso teórico ou prático?
Professor: Diones Charles
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
Cap Interferência A luz como onda; Interferência;
Nivelamento para a Área de Recursos Hídricos – PEC/ COPPE
Equação da onda em uma dimensão
Estrutura Interna da Terra
Unidade 2 – Onda Plana Uniforme
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
Introdução à Propagação Eletromagnética
1 - Equações Diferenciais Ordinárias
Transformar Problemas Geofísicos em Problemas Inversos
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Ondas Eletromagnéticas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICAÇÃO DE MÉTODOS NUMÉRICOS NA MODELAGEM E INVERSÃO GEOFÍSICA Adeilton.
ÓPTICA.
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
Termômetro de infravermelho digital
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Aula-3 Interferência Física Geral IV, F 428.
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
Equação de Ondas em 3 dimensões
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
Acústica – Ondas Sonoras
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA ‘Luiz de Queiroz’ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem Lígia Borges Marinho Métodos.
Tópicos de Ondulatória
PROE Rad Radiação Aula 1 Introdução à Radiação Geração de Ondas Electromagnéticas Antenas de emissão – realizam a transição entre as ondas guiadas.
Lho para melhoramento da foram de onda. Assim, foram realizados ensaios semi- automáticos com várias opções e, avaliando-se qualitativamente a estabilidade,
Fenômenos Ondulatórios
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Tomografia por Impedância Elétrica
Refletores de antenas A utilização de elementos refletores em antenas, tem como objetivo modificar as características do diagrama de irradiação. O uso.
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
ONDAS.
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
Sísmica de reflexão e refração
USO DA ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DA SÍLICA-GEL PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL NO GÁS NATURAL MESTRANDA: Larissa Bussler ORIENTADOR: Prof. Dr.
Reflexão e Transmissão de Ondas em Interfaces Dielétricas Planas
Onda: Perturbação em determinado meio. Meio: Corda, Ar, Água... Uma onda é uma sequência regular de pulsos.
Física - Ondas Iniciar.
Onda: Perturbação em determinado meio. Meio: Corda, Ar, Água... Uma onda é uma sequência regular de pulsos.
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
REFLEXÃO DE ONDAS.
Onda: Perturbação em determinado meio. Onda / Pulso: Perturbação em determinado meio.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
Aula 09 - Ensaio não destrutivos
Alana Rodrigues Amanda C. Marabesi Caio Morales Mayara B. Athayde
Transcrição da apresentação:

Radar de Penetração no Solo GPR Radar de Penetração no Solo Bruna Prisco - 070202 Eveline Ortiz - 070632

Introdução A aplicação do GPR no Brasil se inicializou na década de 90; Expectativa na comunidade geocientífica brasileira; Publicação dos resultados dos trabalhos executados; GEORADAR - método geofísico de investigação; Emissão de ondas eletromagnéticas no solo.

É amplamente aplicado nas seguintes áreas: GPR é considerado o equipamento mais sofisticado para sondagens e investigações de baixa profundidade. É amplamente aplicado nas seguintes áreas: Geologia; Geotecnia e Engenharia; Meio Ambiente (Determinação de fluídos contaminantes); Levantamentos de Estradas e Pontes; Arqueologia ; Identificação de tubulações.

Principais vantagens Possibilidade de executar perfis contínuos do solo; Rapidez e baixo custo nos levantamentos, se comparado a sondagens e ou escavações, que geralmente são estudos pontuais; Resultados rápidos e de alta resolução; É um método não destrutivo, ou seja, em locais onde há vegetação, não é necessário à derrubada de árvores e em cidades, evita o inconveniente de obras, trincheiras, etc.

Condições geológicas e geofísicas favoráveis - técnica realmente eficaz; Condições geológicas e ambientais não são muito favoráveis - resultados duvidosos – interpretação muito cuidadosa e sempre que possível acompanhada de dados de outros ensaios geofísicos ou de investigação direta.

Equipamento - GPR Constituintes do equipamento:

Facilidade devido ao uso do carrinho; Odômetro eletrônico; Unidade de controle; Aquisição de dados – Ex.: programa Ground Vision; Processamento dos dados – Ex.: programa RADAN; Escolha da antena: Acesso à área do levantamento ; Condições locais existentes.

Metodologia do ensaio Ondas eletromagnéticas de altas freqüências; Antena transmissora; Propagação do sinal eletromagnético; Parte do sinal é de onda refletida ou refratada; Antena receptora; Energia refletida é registrada em função do tempo, amplificada, gravada para depois ser processada.

Resultados e Interpretações Coeficiente dielétrico e condutividade elétrica apresentada pelos materiais. Propriedades elétricas estão associadas à variação de umidade nos solos. Propriedades elétricas variam com o tipo rochoso e fraturas. Radargrama - O resultado é uma imagem das variações das propriedades elétricas em função do tempo de percurso do sinal eletromagnético.

Resultados e Interpretações Figura 1 – Radargrama para situação onde os dois meios já estavam saturados, com umidade de óleo de aproximadamente 20%. (fonte: SBGf).

Resultados e Interpretações Determinação das velocidades de propagação do pulso de GPR: a) A velocidade RMS (O Método T2 - X2): b) Velocidades intervalares (Método de Dix):

Resultados e Interpretações Equações descritivas da resposta dielétrica: a) Equação de Wyllie: b) Equação de CRIM (Complex Refrative Index Method): Equação para uma mistura com três fases

Exemplos Experimento com Areia Seca e com Areia Saturada: Figura 3 – Radargrama do experimento para a situação onde a caixa estava totalmente saturada, correspondendo a um único meio homogêneo, com umidade de aproximadamente 24%. Figura 2 – Radargrama do experimento para a areia seca ao ar livre, com uma umidade de cerca de 2%.

Exemplos Experimento com Areia Seca e com Areia Saturada: Areia saturada (24%): Nele pode-se observar o refletor BB´, também proveniente da chapa metálica, o qual foi utilizado para a determinação da velocidade. A reta vermelha, obtida no modelo com areia saturada(24%), forneceu uma velocidade RMS de 6,34 cm/ns, da qual obtivemos a velocidade Intervalar de 5,08 m/ns. Areia seca: refletor AA´, proveniente da placa metálica subjacente à areia seca, foi usado para a tomada dos tempos do pulso de radar refletido na chapa para diferentes espaçamentos entre a fonte e o receptor. A reta superior (azul) foi obtida no modelo da areia seca(3%) e forneceu uma velocidade RMS de 17,56 cm/ns e a Intervalar de 15,08 cm/ns

Considerações Finais Conhecer a sub-superfície sem a necessidade de perfurá-la. Seus resultados apontam para uma possibilidade de resolução de problema para o qual até então não encontrava um método geofísico com bom potencial de utilização: Contaminação por Hidrocarbonetos; Detecção e avaliação das condições de recipientes enterrados com substâncias perigosas. Avaliar e monitorar tubulações, oleodutos, gasodutos e tanques.

Bibliografia http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310976_05_cap_03.pdf http://webcache.googleusercontent.com http://www.esteio.com.br/servicos/se_petro_travessias.htm http://www.esteio.com.br/empresa/2000.htm