Formação em VIA e Crioterapia Integrados nos Serviços de SR/PF BEM VINDOS! Maputo, 14 a 19 de Setembro, 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
AUDITORIA.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
“RELAÇÃO COM COLABORADORES”
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A formação profissional técnica de
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO.
Protocolo entre Instituto de Ciências Educativas e Wall Street Institute.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
O Real, o virtual e o digital
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
ADOBE CERTIFIED ASSOCIATE
Simone Braz Ferreira Gontijo
Transmissão Mãe – Filho
“Assistência às DST em Unidades Básicas e Unidades de Referência”
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Apresentação.
Caso Clínico Tutoria Workshop PBL - Problem Based Learning
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Unidade de Saúde Hispano-Lusa
Capacitação em Simulação Realística
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Projecto de Apoio ao Fortalecimento dos Serviços de Saúde Materna e Neonatal e à implementação das Actividades de Prevenção e Controlo do CA de Colo Uterino.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Fortalecimento do Mercado através das Parcerias 05 de Junho de 2009 Ariovaldo Bracco Presidente.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Formação/Actualização de Formadores em COEB e CERN
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Margarida Carvalho; Lia Rocha; Ana Duarte; Mariana Fonseca; Micaela Prata Grupo da Diabetes da USF Anta - ACES Grande Porto VIII Espinho/Gaia 6º Encontro.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
INTRODUÇÃO A preocupação com a segurança do paciente relacionado com o número de eventos adversos da terapêutica medicamentosa, como se observa no Gráfico.
Encontro de Coordenação MISAU, 29 de Abril 2010
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
24 Fevereiro Debriefing Marcos R. Ymayo, MD, PhD Consultor - Jhpiego Fortalecimento dos Serviços Integrados de Saúde Sexual e Reprodutiva Curso de Prevenção.
Papiloma Humano.
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
Imagens do Curso de Prevenção do Cancro do Colo Uterino e da Mama Integrado nos serviços de PF/SSR Zambézia, 1 a 6 de Fevereiro de 2010 Apoio organizacional,
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
PLANO PARA O FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DOS SERVIÇOS!
IBM LOTUS NOTES CLIENT 8. Você está preparado para as novidades do Lotus Notes 8? Novo Visual Novos Recursos ProdutividadeNova Classe de Aplicativos Foco.
Laboratório de Mecânica
RELATÓRIO PRÉ-CONGRESSO RELATORIA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ V CONGRESSO INTERNO 13 DE SETEMBRO DE 2005.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Visita de Suporte à implementação do Plano de Trabalho do MCHIP em apoio ao Ministério da Saúde de Moçambique nas áreas da SMN e SR, incluindo a prevenção.
Obediência Básica Agility Básica Aulas em Grupo; Individiais e Domicilio Demonstrações a Instituições Terapias e Actividades Assistidas com Animais Formação.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Cancro do Colo Uterino e da Mama Moçambique, 23 Setembro 2009 Workshop para Supervisores Próximos passos.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
AUTORIZAÇÃO NAS UNIMEDS DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Nome do professor | número do curso
Nome do professor | número do curso
Nome do professor | número do curso
Transcrição da apresentação:

Formação em VIA e Crioterapia Integrados nos Serviços de SR/PF BEM VINDOS! Maputo, 14 a 19 de Setembro, 2009

OBJECTIVO GERAL Preparar os participantes para: Realizar os procedimentos de inspecção visual do colo uterino com o uso do ácido acético (VIA) e Criterapia com vista a implantação/ fortalecimento dos serviços de prevenção e controlo Cancro do Colo Uterino integrados nos serviços de SR/PF.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Influenciar de forma positiva as ATITUDES dos participantes em relação aos benefícios e uso adequado da VIA e da Crioterapia. Dotar os participantes de habilidades de ACONSELHAMENTO necessárias para falar com as mulheres sobre o teste de via e sobre o tratamento das lesões percussoras do cancro do colo uterino usando a crioterapia. Dotar os participantes de conhecimentos e habilidades necessárias para realizar o teste de VIA e, caso seja necessário, a CRIOTERAPIA. Dotar os participantes de conhecimentos necessários para MANEJAR OS EFEITOS COLATERAIS ou outros problemas relacionados com a crioterapia.

Organização do curso: O que esperar Avaliação dos conhecimentos e habilidades pré-curso –Questionário pré-curso –Exame de mama e pélvico Sessões em sala de aula e prática clínica com foco em: –Aconselhamento de utentes –Prevenção de Infecção –Como realizar VIA e Crioterapia Avaliação do progresso na aprendizagem através: –Conhecimento – Questionário e Avaliação de imagens de Meio de Curso –Habilidades – Guias de aprendizagem e listas de verificação

Critério de Conclusão do Curso Profissionais de Saúde Qualificados: –Realiza rastreio de cancro de colo uterino e tratamento de lesões percussoras através da VIA e crioterapia A qualificação é feita com base no alcance em 3 áreas: –Conhecimento – O alcance de pelo menos 80% na avaliação de Meio de Curso (Questionário e Imagens) –Habilidades –Práticas Certificado de Conclusão do Curso

Materiais de Aprendizagem Manual de Referência: “Prevenção do Carcinoma do Colo Uterino – Diretrizes para Serviços de Saúde com Recursos Limitados” e Apresentações Manual do Curso de Prevenção do Carcinoma do Colo Uterino Atlas de VIA CD-ROM com imagens do colo uterino Cartões com imagens do colo uterino

AGENDA GERAL Curso de VIA e Crioterapia: 14 a 19 de Setembro – Segunda a Sábado – para profissionais dos CS e supervisores das Unidades de Referência e MISAU Práticas clínicas: CS Polana Caniço e CS Matola II – Terça a Sexta pelas manhãs -

14 Set Seg 15 Set Ter 16 Set Qua 17 Set Qui 18 Set Sex 19 Set Sab Sessão em classe Avaliação pré-curso Sessão em classe Pratica Clinica Discussão de casos Pratica Clinica Discussão de casos Pratica Clinica Discussão de casos QMC Pratica Clinica Discussão de casos Sessão em classe Conclusão ALMOÇO Demonstra ção em classe Pratica em classe Resumo Sessão em classe Pratica em classe Resumo Sessão em classe Pratica em classe Resumo Sessão em classe Pratica em classe Resumo Avaliação Imagens e Habilidade Avaliação do curso Pratica em classe Resumo TPC Agenda do Curso VIA/Crio

Obrigada e Boa semana de trabalho!