MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS UNITIZAÇÃO DE CARGA E CONTÊINERES Profa. Valdnea Santos valdnea@hotmail.com
O transporte de carga pode ser realizado: A granel: produtos agrícolas, petróleo, produtos químicos ou minérios Individual: quando cada volume é embalado individualmente, como máquinas e grandes equipamentos Unitizado: agrupamento de um ou mais volumes. Esse tipo de agrupamento pode ser realizado de forma a se utilizar de contêineres, paletes, big bags ou outras unidades de carga
Palete Usado como “piso” para mercadorias que serão agrupadas (unitizadas) Pode ser de madeira, plástico, metal, borracha ou outro material Pode ser usado até uma determinada altura Pode ser retornável Modelo simples
Palete Normalmente, a unitização sobre paletes exige um processo de fixação das cargas por meio de cintas e/ou filmes plásticos As cintas podem ser de plástico ou metálicas e utiliza-se seladores para a sua fixação
Palete Os filmes, além de fixar, servem para impermeabilizar a carga São normalmente dos tipos: Shrink – sacos encolhíveis Stretch – filmes esticáveis
Modelos de Paletes Borracha Entrada dupla Plástico
Exemplos de Unitização
Empilhadeiras Empilhadeira padrão Paleteira Empilhadeira padrão Empilhadeira lateral
Contêineres O container marítimo tradicional é uma caixa de metal, com piso de madeira, destinada a proteger a carga em seu interior Foi criado na década de 50, por Malcolm McLean As unidades de medidas utilizadas na padronização são as inglesas pés (feet) As unidades de 20’ foram definidas como unidade padrão TEU – Twenty Feet Equivalent Unit. São utilizadas para medição da capacidade de navios, pátios, movimentação etc
Tipos de Contêineres Refrigerado 20’ Plataforma 20’ e 40’ Carga geral com temperatura controlada Capacidade: 22,360 ton Volume: 28,3 m3 Plataforma 20’ e 40’ Carga que não precisa ficar compactada Volume: 29 m3 e 67 m3
Tipos de Contêineres Open Top 20’ e 40’ Flat Rack 20’ e 40’ Cargas irregulares que só podem ser carregadas por cima. Capacidade: 21,95 ton e 27,02ton Volume: 32,2 m3 e 65,6 m3 Flat Rack 20’ e 40’ Cargas regulares. Capacidade: 22,565 ton e 39,820 ton Volume: 28,9 m3 e 67 m3
Tipos de Contêineres Graneleiro 20’ High Cube 40’ Capacidade: 28,03 ton Volume: 32,7 m3 High Cube 40’ Carga geral não perecível de baixa relação peso/volume. Capacidade: 26,33 ton Volume: 76,2 m3
Tipos de Contêineres Ventilado de 20’ Tanque de 20’ Cargas perecíveis que precisam de renovação do ar para preservarem suas características Capacidade: 21,35 ton Volume: 32,6 m3 Tanque de 20’ Cargas líquidas ou gasosas. Tanques com capacidades diferenciadas.
Tipos de Contêineres Standard de 20’ e 40’ Carga geral não perecível de alta relação peso/volume Capacidade: 21,92 ton e 26,93ton Volume: 33 m3 e 67,3 m3
Identificação de Contêineres Sigla de quatro letras para identificação do proprietário, sendo a última sempre o “U” de unidade; Número do contêiner contendo sete dígitos Outros dados: dimensões, capacidade máxima, peso, empilhamento máximo, país de origem e outros
Utilização e Ocupação de Contêineres O carregamento do contêiner é chamado de estufagem ou ova (stuffing) e o descarregamento de desova (unstuffing / stripping) Travamento, equilíbrio, compatibilidade da carga e melhor ocupação do espaço são fundamentais Cargas perigosas exigem tratamento especial PTI (Pre Tip Inspection): vistoria realizada pelo armador quando da entrega do contêiner ao embarcador
Utilização e Ocupação de Contêineres Locais para estufagem e desova: House to house: domicílio do exportador ao domicílio do importador House to pier: domicílio do exportador ao porto de destino Pier to house: porto de origem ao domicílio do importador Pier to pier: porto de origem ao porto de destino É comum também a utilização de: CFS – Container Freight Station (cais) CY – Container Yard (pátio)
Multas e taxas de utilização Demurrage: multa diária cobrada do importador pelo atraso na devolução do contêiner ao armador Detention: multa diária aplicada pelo armador ao embarcador pela retenção da devolução do contêiner cheio para realização do embarque (penalidade ao exportador) Leasing: taxa de aluguel de contêiner que pode ser por dia (per diem), por viagem apenas de ida (one way), por viagem de ida e volta (round trip) ou por um período curto ou longo (short term ou long term). Não é muito praticado para contêiner standard e sim para tipos específicos como contêiner tanque