RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto do Grupo Apucarana B5 Professora Doutoranda Laurete Maria Ruaro Tutor Amauri Henrique Rosina Discente Fernando Okamura Rodrigues
O público alvo composto por alunos do Ensino Médio. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE E DOS ALUNOS As atividades do projeto desenvolvidas com temas do cotidiano da comunidade, imbuídos com a grade curricular mais o apoio das mídias. O público alvo composto por alunos do Ensino Médio.
Elencar os problemas da comunidade; DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS Elencar os problemas da comunidade; Ensinar os alunos a manusear equipamentos de filmagens, como máquina fotográfica, filmadora, programa de criação e edição de vídeos; Filmar, fotografar e editar vídeos em forma de documentários dos problemas da comunidade; Mapear a comunidade envolvida, utilizando dos recursos do google maps, delimitar a área para exposição futura.
Construção de vídeos em formas de documentários; ENCAMINHAMENTO DAS ATIVIDADES Levantamento dos problemas cotidianos de sua comunidade através de entrevistas com os moradores locais; Pesquisas sobre os conteúdos relativos aos problemas encontrados, bem como registros das entrevistas e problemas levantados através de fotos e filmagens; Construção de vídeos em formas de documentários; Apresentação dos trabalhos para a comunidade utilizando diversos recursos tecnológicos e midiáticos juntamente acompanhando os conteúdos curriculares.
Participação efetiva dos alunos nas atividades; PONTOS POSITIVOS Participação efetiva dos alunos nas atividades; Desenvolvimento da criatividade na produção e edição dos vídeos; Envolvimento da comunidade escolar desde a pesquisa de campo, entrevistas até a exibição e apresentação dos documentários; Motivação e interação entre alunos, professores e comunidade;
Boa receptividade do projeto; Socialização com a comunidade escolar; PONTOS POSITIVOS Boa receptividade do projeto; Socialização com a comunidade escolar; Aquisição e troca de conhecimentos e experiências em torno dos conteúdos e problemas pesquisados, bem como do uso dos recursos midiáticos e tecnológicos.
Buscar parcerias para dar continuidade ao projeto; PONTOS A SEREM ORGANIZADOS Buscar parcerias para dar continuidade ao projeto; Divulgar o projeto em programas sociais, blogs, sites, twitter, facebook e demais redes sociais que possam promover o ensino e aprendizagem dos alunos e demais interessados.
Reflexão sobre os problemas advindos da comunidade. ANÁLISE FINAL Melhoria da aprendizagem, no tocante ao discurso, a produção textual, dos conteúdos pesquisados, bem como para a apresentação e socialização com a comunidade; Reflexão sobre os problemas advindos da comunidade.
REFERÊNCIAS Como usar o Windows Movie Maker. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xAzJw7xnUR0>. Acesso em: 25 set. 2013. Criar e Editar filmes. Disponível em:<http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/making/default.mspx>. Acesso em: 25 set. 20113