PARIS Air show 2015 A Michelin apresenta a sua nova gama de pneus Michelin Air X no Salão Paris Air Show (15-21 de junho de 2015) e comunica a sua parceria.

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Transcrição da apresentação:

PARIS Air show 2015 A Michelin apresenta a sua nova gama de pneus Michelin Air X no Salão Paris Air Show (15-21 de junho de 2015) e comunica a sua parceria com a Dassault Aviation DOSSIER DE IMPRENSA - junho 2015 www.airmichelin.com Fotos e vídeos : http://mediaevent.michelin.com/PRESS/02_PNEUS-TYRES/AVION-AIRCRAFT/BOURGET2015/

A linha de produto Avião da Michelin participa numa dinâmica positiva no Salão de Bourget, que constitui o principal momento de intercâmbio com os parceiros e clientes do Grupo. Efetivamente, no ano passado o pneu Michelin foi homologado para os Boeing 737 Max7 e Max8, enquanto que a 23 de dezembro de 2014, um Airbus A350-900 da companhia Qatar Airways realizou o seu primeiro voo comercial equipado com os pneus MICHELIN Air X com tecnologia NZG. Além disso, a linha de produto Avião da Michelin foi galardoada com o prémio “Performance Excellence” por esta mesma companhia. Esta distinção confirma a capacidade da Michelin de dar resposta aos problemas de custos, qualidade e experiência técnica. O facto da Michelin ter recebido este galardão entre os 13 000 fornecedores da Boeing significa que o compromisso permanente da Michelin para responder melhor às necesidades dos seus clientes é valorizado. O Salão de Bourget 2015 constitui também para a Michelin a oportunidade de dar a conhecer a relação privilegiada com um dos seus parceiros: a Dassault Aviation. A próxima comercialização dos Falcon 5X e dos Falcon 8X da Dassault Aviation, dos quais a Michelin é fornecedor exclusivo com o MICHELIN Air X com tecnologia NZG, assim como os contratos de venda do avião Rafale, para o qual a Michelin desenvolveu os pneus radiais MICHELIN Air X, são exemplos que ilustram a excelência do Grupo. Tal como outros fabricantes de aviões, a Dassault Aviation utiliza apenas as melhores tecnologias de que dispõe. Criada em 2001, a tecnologia NZG (Near Zero Growth) reduz a deflação da carcaça (submetida à força centrífuga), graças ao uso de componentes de nylon e aramidas, e oferece uma maior duração, assim como uma melhor resistência às agressões (FOD). A introdução do pneu radial com tecnologia NZG constituiu uma grande inovação da Michelin no segmento de pneus de aviação. O Grupo inova constantemente: as 6600 pessoas que trabalham nos centros de Investigação e Desenvolvimento da Michelin conseguem proporcionar mais segurança e eficiência operativa aos pneus MICHELIN Air X, ao mesmo tempo que utilizam menos matérias-primas do que os pneus diagonais convencionais. Este é o compromisso da Michelin com a mobilidade sustentável. Franck Moreau, diretor da linha de produto Avião da Michelin. Dados-chave Pneus perfeitamente adaptados para jatos de negócios: Michelin Air X, com tecnologia NZG, fornecedor exclusivo para o Falcon 5X, Falcon 7X e Falcon 8X da Dassault Aviation O caça Rafale beneficia de todas as vantagens da tecnologia radial do pneu Michelin Air X.

MICHELIN Air X: a melhor tecnologia Michelin ao serviço dos quatro segmentos da aviação. Líder mundial em pneus radiais de aviação, a Michelin é fornecedora dos principais fabricantes de aviões do mundo. Entre eles, a Dassault Aviation estabeleceu uma longa parceria com o Grupo, onde a experiência e a confiança mútua foram elementos essenciais. Em 1981, a Michelin equipa o avião militar Dassault Mirage 3 com o primeiro pneu radial de aviação do mundo. Na altura, foi uma tecnologia inovadora que só a Michelin fôra capaz de inventar e que lançou as bases de uma frutífera colaboração entre as duas companhias. Depois, foram os aviões de negócio da família Falcon a serem equipados com pneus Michelin, beneficiando o Falcon 2000 do primeiro pneu MICHELIN Air X com tecnologia NZG. A Michelin continua a sua ofensiva de desenvolvimento de novas gamas para equipar as próximas grandes novidades que cruzarão os céus. A gama de pneus MICHELIN Air X foi apresentada no Salão de Bourget 2015 para responder às necessidades da aviação comercial, civil e militar. Os pneus MICHELIN Air X com tecnologia NZG para os Boeing 737 Max7 e 737 Max8, para o Airbus A350 e para o Falcon 8X da Dassault Aviation foram apresentados na feira.

380 15 8,4 4500 O PNEU MICHELIN Air X CoM tecnologIa NZG O Falcon 8X da Dassault Aviation é o avião de negócios com o maior alcance. O PNEU MICHELIN Air X CoM tecnologIa NZG Para OS Falcon 5X, Falcon 7X 380 E Falcon 8X dA Dassault Aviation: Km/H Velocidade máxima de descolagem A Dassault Aviation amplia a sua gama de aviões de negócios com a próxima comercialização dos Falcon 5X e Falcon 8X, dois jatos que dispõem de uma cabina ampla, um excelente raio de ação, assim como a capacidade de aterrar em pistas curtas. A Michelin teve que recorrer a todo o seu know-how para proporcionar aos utilizadores destes aviões de negócios a fiabilidade e a eficiência operativa que esperavam. Em comparação com os pneus diagonais convencionais, o MICHELIN Air X com tecnologia NZG oferece os seguintes benefícios: Mais segurança, com uma resistência aos danos (FOD) 50% superior. Maior poupança, com uma redução de peso de até 40%, que beneficia o consumo de combustível. Maior duração, com até 50% de mais aterragens.   Entre uma geração de aviões e a seguinte, a Michelin continua a desenvolver a sua oferta de pneus. Em comparação com o pneu MICHELIN AirX, que equipava o Falcon 7X da Dassault Aviation, o pneu MICHELIN Air X, destinado ao Falcon 8X da Dassault Aviation, oferece uma maior eficiência operativa graças aos seguintes benefícios: Uma capacidade de carga que aumenta 10%. Na sua busca da eficiência, este pneu permite transportar mais carga com o mesmo volume e dimensão. Uma velocidade máxima aumentada em 10 MPH, o que facilita a descolagem em pistas de grande altitude. , O pneu MICHELIN Air X com tecnologia NZG para o Falcon 8 da Dassault Aviation estará disponível na dimensão H32x10.5R16.5. 4500 metros Altitude máxima da pista para descolar 15 POLEGADAS O mesmo diâmetro de jante de um automóvel pequeno 8,4 toneladas Capacidade nominal de carga do MICHELIN Air X

390 15 27 40 O PNEU MICHELIN AIR X PARA O Rafale DA dassault aviation Com o pneu radial MICHELIN Air X, a Michelin é fornecedora exclusiva do Rafale, avião insígnia da tecnologia francesa. O PNEU MICHELIN AIR X PARA O Rafale DA dassault 390 aviation Km/H Velocidade máxima de descolagem Para a Michelin, os recentes contratos comerciais do Rafale da Dassault Aviation representam a oportunidade de precisar as caraterísticas do pneu MICHELIN Air X com tecnologia radial que equipa este caça bimotor em exclusivo. 15 O mesmo diâmetro de jante de um automóvel pequeno Para um pneu, as caraterísticas operativas de um avião militar implicam o conjunto de exigências mais rigorosas que existem. 27 A título de exemplo, um avião Rafale deve usar um pneu dianteiro que: Alcance uma velocidade de descolagem em pista de 390 km/h. Suporte a carga de 40 toneladas gerada numa aterragem em porta-aviões. Transporte uma carga nominal de 10,5 toneladas por pneu. Mantenha uma pressão de ar máxima de 27 bares durante o seu uso em porta-aviões. O MICHELIN Air X com tecnologia radial destinado ao Rafael cumpre estas exigências operativas extremas, numa dimensão de 15 polegadas (equivalente à de um pequeno automóvel urbano) e com um peso de apenas 24 quilos. Em comparação com um pneu militar de tecnologia diagonal convencional, o MICHELIN Air X radial oferece as seguintes vantagens: mais 40% de resistência aos danos (FOD). Um peso 20% inferior, que se reflete no consumo de combustível. bar Máxima pressão de ar para uso em porta-aviões 40 toneladas Pressão do cabo dos travões durante a aterragem em porta-aviões

A missão da Michelin, líder do setor do pneu, é contribuir de forma sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Por esta razão, o Grupo fabrica, comercializa e distribui pneus para todo o tipo de veículos. A Michelin propõe igualmente serviços digitais inovadores, como a gestão telemática de frotas de veículos e ferramentas de apoio à mobilidade. Além disso, edita guias turísticos, de hotéis e restaurantes, mapas e atlas de estradas. O Grupo, que tem a sua sede em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 112 300 pessoas em todo o mundo e dispõe de 68 centros de produção implantados em 17 países diferentes. A Michelin possui um Centro de Tecnologia responsável pela investigação e desenvolvimento com implantação na Europa, América do Norte e Ásia. (www.michelin.es). a tecnologIa NZG A tecnologia NZG (Near Zero Growth) permite prolongar a vida útil do pneu graças ao uso de um componente de nylon e de fibras de aramida. Estes filamentos reforçados reduzem a extensão da carcaça do pneu (por efeito da pressão e da força centrífuga ao descolar) para menos de 3%, em comparação com os 8% de um pneu radial de nylon e com os 12% de um diagonal convencional. Com o uso de nylon e fibra de aramida na carcaça, a tecnologia MICHELIN NZG é uma grande inovação nos pneus de aviação.