ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neutralização de Efluentes com CO2
Advertisements

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
VOLUMETRIA.
Forças Intermoleculares
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
Tratamento de Água Desmineralização
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
Química - A Funções Inorgânicas.
Mol By Ducha.
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
Patologias em Estruturas de Concreto Armado
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
Química –ENEM jozimar.com
Professora: Ana Carolina Braz
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
Cloro (Cl) Gás venenoso amarelo-esverdeado, possuindo um odor desagradável e sufocante Se encontra combinado em cloretos como os minerais NaCl e KCl É.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Aula 7 Lays Omena – Química.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Produtos Químicos Sulfato de alumínio Cloreto férrico
Química Tecnológica Materiais
QUÍMICA DESCRITIVA.
EFEITOS COLIGATIVOS DAS SOLUÇÕES VERDADEIRAS
pH Alcalinidade Acidez
Cinética Química.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA.
Hidróxido de Sódio O hidróxido de sódio (Figura 1), ou soda cáustica, é um sólido branco, muito higroscópico, inorgânico, comercializado na forma escamas,
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Aspectos Adicionais dos
QUÍMICA.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
ALDEÍDOS CETONAS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Capítulo 17 Aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos
Sais Função Inorgânica.
Prof. Nilsonmar Estequiometria É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as substâncias que participam de uma reação.
Aula II : Água, solubilidade e pH
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
BASES Substâncias de sabor adstringente (“amarra, “prende” a língua), como a banana verde ou de sabor caústico (corrosivas). São substâncias formadas pela.
Calculo Estequiométrico
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Estilberg Ribeiro Paulo José Miranda Neto 14461
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
OI, LESMA! EU QUERO JOGAR UM JOGO...
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Síntese do amoniaco o amoniaco
Disciplina: X Química Geral I
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Prof. Ricardo Falco Funções Inorgânicas.
Professor Otavio M. Neto
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Ionização, como o próprio nome diz, é o ato de transforma átomos de carga neutra em seus respectivos íons.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES. Segundo a Teoria de Arrhenius, os ácidos são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa. Um ácido forte.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva.
SUPER REVISÃO ENEM 2015 AULA 1.
Analise dos cátions CÁLCIO,ESTRÔNCIO E BÁRIO
2ª SÉRIE.
Cálculo estequiométrico
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Aula Metais alcalinos terrosos
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Álcool gel Turmas 300 Prof. Luiz Antônio Tomaz. Com o surto de casos de gripe A no Brasil, provocada pelo vírus H1N1, a demanda pelo uso de álcool em.
Transcrição da apresentação:

ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO CLORETO DE CALCIO ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO

Cloreto de Cálcio O cloreto de cálcio (CaCl2) consiste em um importante sal industrial para a síntese inorgânica, e apresenta em sua estrutura um cátion bivalente, derivado do elemento químico cálcio, e um ânion monovalente, derivado do elemento químico cloro, que ligam-se ionicamente (pela transferência de dois elétrons pelo elemento cálcio e aceite de cada por um átomo do elemento cloro, que confere à molécula elevada hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares em temperaturas brandas.

Cloreto de Cálcio . Apresenta-se em condições ambientes como um composto sólido altamente deliquescente, característica encontrada nos compostos extremamente higroscópicos (que absorvem água com facilidade), isto é, dissolve-se na própria água que absorve do meio ambiente.

Cloreto de Cálcio Entre suas mais importantes aplicações estão a salmoura para sistemas de refrigeração e sua incorporação no cimento, promovendo maior viscosidade à massa e aumentando seu poder de cimentação, o que se deve basicamente a sua elevada higroscopia.

Cloreto de Cálcio . Essa característica também o faz ter comprovada eficácia como controlador da umidade (antimofo), “fazendo com que possua larga aplicação em vários locais onde a umidade é danosa, desde residências e estabelecimentos comerciais, até industrias, containers, etc”.. Em elevada concentração pode provocar danos severos à vida aquática, alcalinizando levemente o seu pH.

Cloreto de Cálcio O CaCl2 pode servir como meio de obtenção do cálcio e de seus derivados, principalmente por reações de precipitação e meios de eletrólise. Pode ser preparado pela reação química entre ácido clorídrico (HCl) e carbonato de cálcio (CaCO3), reação esta que forma a água e o gás carbônico como subprodutos.

Cloreto de Cálcio CaCO3(s) + 2HCl → CaCl2(aq) + H2O(l) + CO2(g) Em virtude de sua alta higroscopia, é utilizado como secante, sendo que seu manuseio indevido pode causar irritação leve em indivíduos com pele seca. Soluções fortes ou o composto sólido em contato com a pele pode provocar irritação severa, ou até mesmo queimaduras.

Cloreto de Cálcio . Laboratorialmente e industrialmente deve ser armazenado em containers plásticos bem fechados, uma vez que peças metálicas são corroídas por soluções aquosas deste sal.

Cloreto de Cálcio O CaCl2 é um ingrediente bastante útil para a indústria alimentícia na fabricação de queijos, permitindo melhor rendimento e eficiência da coagulação.

Cloreto de Cálcio Para tanto ”deve ser adicionado na dosagem de 50 mL para cada 100 litros de todo leite que tenha sido pasteurizado e irá prover melhoria no processo de coagulação”.

Cloreto de Cálcio Caso o leite não tenha sito pasteurizado na indústria ou fervido domesticamente não é necessário a adição deste sal, uma vez que a “liga” do queijo e firmeza da massa serão naturalmente obtidas.

REFERENCIAS http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/cloreto-de-calcio/