Escola da Administração Científica

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Frederick Winslow Taylor ( ) – EUA De origem de família enriquecida pelo comércio com a Índia. Estudou em Harvard, abandona os estudos para trabalhar.
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Transcrição da apresentação:

Escola da Administração Científica Esta escola recebeu esse nome porque procurou ampliar os métodos da ciência aos problemas da administração.. Os principais métodos são: Iniciada no início do século passado pelo engenheiro americano Frederick Taylor (1856 - 1915), considerado o fundador da Moderna teoria da Administração. Observação Mensuração

Taylor teve inúmeros seguidores, entre eles: Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth, e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. SUA PREOCUPAÇÃO ORIGINAL: tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas, bem como elevar níveis de produtividade. A Adm. Cientif. Representa uma primeira aproximação teórica dos estudos da administração empresarial, localizou-se no plano inicial individual dos operários. Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher sua própria maneira de executar tarefas, e foi bem sucedido. Impôs um método especializado no planejamento das tarefas (the best way).

04 Alicerces da Adm. Científica 01- Planejamento: Substituição de critérios individuais por métodos baseados em procedimentos científicos. 02- Preparo: Seleção dos operários de acordo com suas aptidões, preparando-os e treinando-os para produzirem mais e melhor. 03- Controle: Controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com normas pré-estabelecidas. 04- Execução: distribuição de atribuições e responsabilidades para busca constante da disciplina.

Gilbreth A Técnica para se chegar ao método racional ero o: Estudo dos TEMPOS E MOVIMENTOS (motion time study) Atividades mais complexas deveriam ser subdivididas em atividades mais simples e, estas, em movimentos elementares para facilitar sua racionalização e padronização.(therbligs) Gilbreth

MOVIMENTOS ELEMENTARES - THERBLIGS 1- Procurar 2- Escolher 3- Pegar 4- Transportar vazio 11- Soltar a carga 5- Transportar cheio 12- Inspecionar 6- Posicionar 13- Segurar 7- Pré-posicionar 14- Inevitavelmente esperar 8- Unir (amontoar) 15- Esperar quando inevitável 9- Separar 16- Repousar 10- Utilizar 17- Planejar

Principais objetivos dos estudo de tempos e movimentos, segundo CHEIN, são: Reelaboração da tarefa para fazer com que os movimentos sejam mais simples e mais rápidos. Desenvolvimento de padrões mais eficientes de movimento para os trabalhadores de modo com que possam fazer o trabalho mais rapidamente e com menor fadiga (Ergonomia) Estabelecimento de padrões para que certas tarefas sejam usadas para critérios de escalas de pagamento e avaliação dos trabalhadores. Desenvolvimento de descrição de tarefas para auxílio em processos de recrutamento e seleção, orientação e treinamento. Ex.: linha de montagem

Para assegurar a eficiência do Operário, tornava-se necessário selecionar os operários mais aptos, treiná-los e oferecer-lhes melhores condições. Para conseguir tal intento, a solução encontrada foram os planos de incentivos salariais e prêmios de produção. A ênfase nas tarefas é uma abordagem co foco no operário e não a empresa tomada na sua totalidade. Uma abordagem verdadeiramente mecanicista, por envolver um conjunto de fatores que contribuíam para a MAXIMIZAÇÃO da eficiência, como parte ativa de uma grande ENGRENAGEM. Prof. Gerson Marinho