Inovação e Ambiente Sistemas Integrados Seminários de Inovação Paulo Ferrão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS:
Advertisements

Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
CARRINHO FOTOVOLTAICO Escola E.B.I. de Távora stª Maria Arcos de Valdevez O carro fotovoltaico a construir foi um dos projectos que entusiasmou bastante.
Intervenção Social nos
O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
STC_6 Modelos de Urbanismo e Mobilidade
Reciclagem e reutilização
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
Ecodesign e a Indústria
ACV – Uso no projeto de processos
Decreto /02: Aspectos Legais e a Visão da Sociedade Civil
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Resíduos.
Feira das Energias.
Fernando Leite | Administrador-Delegado 26 de Janeiro de 2012
Construção Sustentável
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
QUÍMICA VERDE.
Ecodesign e eficiência energética PROJECTO ELEEN 2.0
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Agrupamento de Escolas de Alijó
ECOLOGIA INDUSTRIAL.
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS, O CONTRIBUTO DA ECOLOGIA INDUSTRIAL
Política Nacional de Resíduos
Reciclagem do plástico
MEIO AMBIENTE.
Perspectiva histórica do desenvolvimento de estratégias ambientais
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia
Metabolismo da Economia, uma força motriz para a inovação
Por um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector Automóvel em Portugal: Da Produção à Concepção e Design Workshop “Uma Agenda Nacional de Ensino e Investigação.
Gestão de resíduos perigosos
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Sustentabilidade.
RESÍDUOS.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 1 Breve.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Num contexto particular...
A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Desenvolvimento sustentável
Curso Superior de Tecnologia Logística Produção Industrial Qualidade.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
TRABALHO FINAL - ANÁLISE AMBIENTAL DE PRODUTOS E DE SUAS RESPECTIVAS CADEIAS PRODUTIVAS E CICLOS DE VIDA Professora: Cinthia Versiani Scott Varella Disciplina:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Design Sustentável Os Problemas Sociais e Ecológicos Contemporâneos.
Métodos/Ferramentas para o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades Energia e Meio Ambiente na Indústria Automotiva Desafios e Oportunidades por Adriano.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Mercado dos Resíduos U.C: Mercados e Negociação Comercial
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Estratégia de gestão ambiental nas empresas
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Inovação e Ambiente Sistemas Integrados Seminários de Inovação Paulo Ferrão

Extensão da responsabilidade do produtor Eco-eficiência Eco-Design Conceito de Ciclo de Vida ACV Orientada para o produto Business-as-usual Cumprimento da legislação Prevenção da poluição EIA, Auditorias energéticas Orientada para o processo Evolução das estratégias ambientais A Ecologia Industrial no contexto da evolução das estratégias ambientais

RSU Outros EEE Espaço do ciclo de vida do produto Ambiente Automóvel Fabrico de componentes Montagem do veículo Uso RecursosResíduos (VFV) Ciclos de vida do produto

Outros RSU EEE Automóvel Fabrico dos componentes Montagem dos componentes Uso IncineraçãoAterro Recursos Reciclagem Espaço do ambiente Tecnologias de E.I. Fragmentadores Espaço do ciclo de vida do produto

Ecologia Industrial Sustentabilidade global Ecossistemas industriais fechados Promoção de trocas de resíduos Visão sistémica +, MFA,... A Ecologia Industrial no contexto da evolução das estratégias ambientais Extensão da responsabilidade do produtor Eco-eficiência Eco-Design Conceito de Ciclo de Vida ACV Orientada para o produto Business-as-usual Cumprimento da legislação Prevenção da poluição EIA, Auditorias energéticas Orientada para o processo Evolução das estratégias ambientais

Objectivos estratégicos estabelecidos para a fase de uso: 2008/2009 – metas de 140 g/km/veículo novo para as emissões de CO 2 (Recomendações da Commissão envolvendo as associações de contrutores europeus - ACEA, japoneses - JAMA e coreanos - KAMA) Extensão da responsabilidade do produtor: o automóvel Políticas ambientais baseadas no conceito de ciclo de vida do produto Directiva Europeia sobre VFV. As exigências a partir do ano de 2015 constituem critérios para a homologação de automóveis a partir do ano de Valorização Energética< 5 % Valorização> 85 % Eliminação< 15 % 2006 Reutilização e Reciclagem > 80 % 2015 > 95 % < 5 % < 10 % > 85 %

Da extensão da responsabilidade do produtor ao Ecodesign, o automóvel Design Produção Processamento de VFV Uso Soluções Tecnológicas Selecção de materiais Reciclabilidade Tecnologia de Propulsão Emissões Poluentes

Pesquisa & Desenvolvimento Construção de Produtos Optimizando a Reciclagem. Farol dianteiro do BMW Série 3. Técnicas de ligação: Os diferentes componentes plásticos do farol dianteiro podem ser desmontados simples e rapidamente.

Construção de Produtos Optimizando a Reciclagem. Caixa do filtro de ar do BMW Z3.

Plásticos Recicláveis do BMW X5

Interacções com a Economia: Soc. Gest. de prod. fim de vida: Valorpneu,... VALORPNEU:

Pneu triturado

Sistema de protecção para motociclistas FlexiRail FlexiRail : Matéria-prima principal: Granulado de pneus reciclados em Portugal Amigo do ambiente: Aproveitamento de pneus em fim de vida Custo: Idêntico ao das melhores soluções actuais Possibilidade de escolha de cores: Para melhor integração paisagística Sistema de fixação: Com ou sem sistema anti-roubo Incorporação de marcas reflectoras 1.destino de grandes quantidades de granulado de pneu reciclado, 2.protecção de motociclistas nas estradas lei 33/2004 de 28 de Julho FlexiRail o Projecto : Desenvolvido por alunos do curso Engenharia e Gestão Industrial do IST Desenvolvido em parceria com uma empresa privada Flexipiso Projecto Final de Curso Início de produção previsto para 2005 O FlexiRail surge ao encontro de duas necessidades: 2/2

Pisos de borracha