Relatório JúpiterWeb Janeiro de 2015

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Transcrição da apresentação:

Relatório JúpiterWeb Janeiro de 2015

Dados Gerais: 12.366 alunos responderam,* sendo que: 12.187 alunos se autodeclararam “sem deficiência”. 179 alunos se autodeclararam “com deficiência” Observação: 23 ingressantes da FUVEST 2014 ainda não preencheram o questionário do JupiterWeb, mas constam como tendo algum tipo de deficiência. Total de alunos com deficiência: 202 * Relatório mensal de janeiro 2015

Alunos com deficiência nas unidades (agrupadas por campus) * Relatório mensal de janeiro 2015

Relatório JúpiterWeb Janeiro de 2015

Alunos com deficiência Ingressantes 2015

Alunos Tipo de deficiência Ingressantes 2015 1 Auditiva 8 Física Mental Múltipla 3 Outras 11 Visual 6 Total 30 Outras: (TDAH, Depressão, Dislexia, TOC, Daltonismo, Síndrome do Pânico, Déficit de Atenção, Transtorno Afetivo Bipolar).

Ingressantes 2015 por Unidade

Deficiência física FFCLRP – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1) Ciências Biológicas Deficiência motora; deficiência de membro(s) superior(es), independente da dificuldade de locomoção; auxílio para a transcrição das respostas FD – Faculdade de Direito (1) Direito Necessitou de cadeira normal, não a do tipo universitária, devido à escoliose. FMRP – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1) Medicina Apresenta deficiência de vitamina E,CID E 56.0,causou dificuldades motoras nos membros inferior e superior, seja morosidade nos movimentos. Necessitou pouco mais de tempo para a realização da prova.

Deficiência física FFLCH – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1) História Deficiência motora; outra deficiência de membro(s) inferior(es); nada é solicitado EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (1) Marketing Deficiência motora; outra deficiência de membro(s) inferiores(es); nada é solicitado FZEA – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (1) Medicina Veterinária Deficiência Motora; Outra deficiência de membro(s) inferior(es); Local plano; Mesa no lugar de carteira

Deficiência física FCFRP – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto(1) Farmácia-Bioquímica Deficiência motora de membro(s) superior(es)

Deficiência Visual FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1) Bacharelado em Ciências da Informação e da Documentação Deficiência Visual; Deficiência grave de visão; Prova ampliada (fonte Arial, tamanho 18) ECA – Escola de Comunicação e Artes (1) Jornalismo Deficiência visual; deficiência grave de visão; prova ampliada ( fonte Arial, tamanho 18) FD – Faculdade de Direito (1) Direito Deficiência visual; deficiência grave da visão; prova ampliada(fonte Arial, tamanho 18), auxilio para transcrição do gabarito(1ªfase);auxilio para a transcrição das respostas(2ªfase);ledor (pessoa para ler as questões da prova,1ª e 2ª fases) solicita autorização para uso de lupa eletrônica, caneta hidrográfica de traçado grosso e escuro, folhas em branco extra para rascunho(letra grande)

Deficiência Visual IME – Instituto de Matemática e Estatística (1) Licenciatura em Matemática/Física Deficiência visual; deficiência grave de visão; prova ampliada (fonte Arial, tamanho 24);auxílio para a transcrição do gabarito (1ª fase) FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1) Filosofia Deficiência visual; deficiência grave de visão; prova ampliada(fonte Arial, tamanho 18);auxílio para a transcrição do gabarito (1ª fase) EESC - Escola Engenharia de São Carlos(1) Engenharia Elétrica – ênfase em Sistemas de Energia e Automação Deficiência visual – prova ampliada (arial, tamanho 18); auxílio para transcrição (1ª e 2ª fases)

Deficiência Múltipla FSP – Faculdade de Saúde Pública (1) Bacharelado em Saúde Pública Deficiência Motora; Deficiência de membro(s) inferior(es) - Uso de muletas; Outra deficiência de membro(s) inferior(es); Local plano; Mesa no lugar de carteira; Dislexia; Nada é solicitado Psicose - sobrepeso 155,00 quilogramas necessário cadeira e mesas grandes IB – Instituto de Biologia (1) Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas Deficiência motora; deficiência de membro(s) superior(es),independente da dificuldade de locomoção; auxílio para a transcrição das respostas (2ª fase). Transtorno de déficit de atenção, tiques, hiperatividade, disgrafia. Preciso de tempo a mais de prova, e de transcritor pela dificuldade motora fina. FZEA - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (1) Biossistemas. Deficiência motora e de fala. ( Não se identificou e não solicitou nenhum recurso) ECA - Escola de Comunicação e Artes (1) Curso superior do audiovisual Deficiência motora; deficiência de membro(s) superior(es), independente da dificuldade de locomoção; mesa no lugar de carteira; deficiência visual; deficiência grave de visão; prova ampliada (fonte Arial, tamanho 18)

Deficiência Auditiva FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1) Letras Deficiência auditiva; uso de aparelho de surdez(próprio) durante o exame; deficiência grave de audição

Transtornos* e Distúrbios FCF – Faculdade de Ciências Farmacêuticas (1) Farmácia-Bioquímica TDHA - Tempo adicional EP - Escola Politécnica (2) Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica dislexia; nada é solicitado. Necessitou um prazo maior para a realização da prova, para ler e escrever, bem como transcrever o gabarito Engenharia Mecatrônica Dislexia; Auxílio para a transcrição das respostas(2ªFASE) FD - Faculdade de Direito (1) Direito Déficit de atenção. Necessita de tempo adicional para realizar as provas *Transtornos globais do desenvolvimento, transtornos de aprendizagem e transtornos afetivos

Transtornos* e Distúrbios ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2) Bacharelado em Ciências dos Alimentos Dislexia; auxílio para a transcrição do gabarito(1ªfase);auxílio para a transcrição das respostas (2ªfase);ledor (pessoa para ler as questões da prova,1ª e 2ªfases) Engenharia agronômica Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade CID.F90,0;Necessitou de um tempo maior para a realização da prova. FM – Faculdade de Medicina (1) Medicina TDAH, necessidade de sala mais silenciosa e com menos pessoas, e tempo adicional EEFERP - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (1) Educação Física e esporte Dislexia; nada solicitado FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1) Licenciatura em Química Dislexia; Nada é solicitado *Transtornos globais do desenvolvimento, transtornos de aprendizagem e transtornos afetivos

Transtornos* e Distúrbios IF – Instituto de Física (1) Bacharelado em Física Diagnóstico de autismo atípico(f84.1) e esquizofrenia (f20)sem delírios e alucinações. FEARP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (2) Administração Deficiência T.O.C.-Transtorno obsessivo compulsivo. Necessitou auxílio na transcrição das respostas e redação(preferencialmente um teclado, computador),além do tempo adicional. Ciências Contábeis Dislexia; auxilio para a transcrição do gabarito (1ªfase);auxilio para a transcrição das respostas (2ªfase);ledor(pessoa para ler as questões da prova,1ª e 2ªfases) *Transtornos globais do desenvolvimento, transtornos de aprendizagem e transtornos afetivos

Situações Encontradas no Cotidiano

Deficiência Física DICAS: Fornecer material utilizado com antecedência; Falar diretamente com aluno; Durante longas exposições ou conversas, permanecer sentado na mesma altura de um estudante que utilize cadeira de rodas; Permitir que as aulas sejam gravadas;

Deficiência Visual - Baixa Visão DICAS: - Fornecer material utilizado com antecedência; - Fornecer material ampliado, quando necessário. Exemplos: provas, lista de exercícios; - Observar a relação de contraste ao produzir material didático;

Deficiência Visual - Total DICAS: - Fornecer material utilizado com antecedência. Exemplo: Slides, textos, etc.; - Ler em voz alta o conteúdo de projeções visuais e anotações na lousa; - Descrever imagens, gráficos e tabelas; - Utilizar alternativas táteis sempre que possível ;

Deficiência Auditiva DICAS: -Disponibilizar Material utilizado com antecedência; -Falar diretamente e pausadamente com aluno; -Anotar informações no quadro; - Evitar permanecer em frente a janelas ou outras fontes de luz, pois o reflexo pode obstruir a visão;

Lembrando que o espaço também deve ser acessível

Referências Bibliográficas