Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS PRELIMINARES
Advertisements

Economia e Gestão Financeira
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Dez Princípios de Economia
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Economia e Mercado 3ª AULA.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
Pensando como um Economista
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Alguns Problemas Econômicos:
CONCEITOS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 4 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia Brasileira_26/02/2007
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Dez Princípios de Economia
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
ECONOMIA INTERNACIONAL
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Economia e Análise de Mercado
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Introdução à Microeconomia
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
MERCADO FINANCEIRO Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Objetivos e Instrumentos
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Transcrição da apresentação:

Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva sidinei.uem@gmail.com Economia e Sociedade Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva sidinei.uem@gmail.com

Princípios de Microeconomia. 3ª Aula: Princípios de Macroeconomia. Programação das Aulas 1ª Aula: Introdução à Economia. 2ª Aula: Princípios de Microeconomia. 3ª Aula: Princípios de Macroeconomia.

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Necessidades Ilimitadas versus Recursos Escassos Objeto de Estudo da Economia: A ECONOMIA tem como OBJETIVO estudar a maneira como se administram os recursos produtivos escassos, utilizados para a produção de bens e serviços, que são destinados a satisfação das múltiplas necessidades das pessoas. Necessidades Ilimitadas versus Recursos Escassos

Definição da Ciência Econômica: “Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos”. Paul Samuelson, economista norte-americano, um dos expoentes da macroeconomia e economia matemática. Foi professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, recebeu o Prêmio Nobel de Economia de 1970.

Bens Livres e Bens Econômicos: Bem: é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Podem ser materiais (automóveis, café) ou imateriais (serviços em gerais, por exemplo, vigilância).

Bens Livres e Bens Econômicos: b) Bens Livres: são úteis. Existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos sem nenhum esforço na natureza. Ex.: a luz solar, o ar, o mar, os rios. Esses bens não possuem preço.

Bens Livres e Bens Econômicos: c) Bens Econômicos: são úteis. Possuem preços, são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano para obtê-lo. Ex.: computador, casa, veículos.

Bens Econômicos: – DURÁVEIS: carros, móveis, eletrodomésticos, etc. BENS DE CONSUMO: – DURÁVEIS: carros, móveis, eletrodomésticos, etc. – NÃO DURÁVEIS: gasolina, alimentos, cigarro. BENS DE CAPITAL (permitem produzir outros bens) – Equipamentos, máquinas, etc. BENS INTERMEDIÁRIOS – Matérias primas – aço, borracha, etc. SERVIÇOS.

Bens Econômicos: – DURÁVEIS: carros, móveis, eletrodomésticos, etc. BENS DE CONSUMO: – DURÁVEIS: carros, móveis, eletrodomésticos, etc. – NÃO DURÁVEIS: gasolina, alimentos, cigarro. BENS DE CAPITAL (permitem produzir outros bens) – Equipamentos, máquinas, etc. BENS INTERMEDIÁRIOS – Matérias primas – aço, borracha, etc. SERVIÇOS.

Recursos Produtivos ou Fatores de Produção: São os elementos utilizados no processo de fabricação dos bens e serviços para a satisfação das necessidades humanas.

Malthus e a Produção Mundial de Alimentos Na teoria desse economista a Produção de Alimentos representa uma progressão aritmética (PA) e o consumo uma progressão Geométrica (PG). Logo, no futuro haveria falta de alimentos no mundo. Por quê isso não ocorreu?

Malthus e a Produção Mundial de Alimentos Resposta: Graças ao avanço tecnológico (” Revolução Verde”), pois apenas mediante a descoberta de meios mais eficientes de produzir bens, ou de meios de produzir novos e melhores bens pode uma economia crescer em ritmo estável.

Função de Produção: Os economistas em geral utilizam a função de produção para descrever a relação entre a quantidade de insumos utilizada na produção e a quantidade de produtos obtida. Onde F( ) é uma função que mostra como os instrumentos são combinados para gerar o produto. A é uma variável que representa a tecnologia produtiva disponível. À medida que a tecnologia se aperfeiçoa, A aumenta, de modo que a economia produz mais a partir de qualquer combinação dada de insumos. Y = A . F (L, K, H, N)

Função de Produção: Y = quantidade de bens e serviços finais produzidos L = quantidade de trabalho K = quantidade de capital físico (máquinas) H = a quantidade de capital humano N = a quantidade de recursos naturais

Qual tecnologia produzirá mais açúcar? A do Engenho ou da Usina Moderna? X A tecnologia determina a produtividade!

Curva de Possibilidades de Produção (CPP): PONTOS A, B, C, D e E: indica todas as possibilidades de produção potencial de máquinas e de alimentos. PONTO F: indica capacidade ociosa. PONTO G: impossível ultrapassar a capacidade de produção.

Agentes Econômicos: Famílias: são os agentes responsáveis pelo consumo dos bens e serviços; Empresas: agentes encarregados de produzir e comercializar bens e serviços; Governo: organizações que atuam sob o controle do Estado (esferas municipal, estadual e federal).

Problemas Econômicos Fundamentais: O quê e quanto produzir Isso significa quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidade deverão ser colocados à disposição dos consumidores.

Problemas Econômicos Fundamentais: b) Como Produzir Como serão produzidos os bens e serviços, ou seja, com quais recursos e de que maneira ou processo técnico.

Problemas Econômicos Fundamentais: c) Para quem Produzir Para quem se destinará a produção, ou seja, fatalmente, para os que têm renda.

Economias de Mercado (capitalismo) Sistemas Econômicos: Economias de Mercado (capitalismo) O capitalismo caracteriza-se por um sistema de organização econômica baseada na propriedade privada dos meios de produção, isto é, os bens de produção ou de capital. Economias Planificadas (socialismo) Nesse sistema as questões econômicas são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção.

Sistemas Econômicos: Alemanha, trauma e riqueza: a nova Berlim Desde a queda do muro que dividia a cidade em áreas ocidental e oriental, o governo investe na revitalização da região que obedecia ao poder soviético. O local está em constante transformação.

Pilares do Liberalismo Econômico: a mais ampla liberdade individual; a democracia representativa com separação e independência entre três poderes (executivo, legislativo e judiciário); o direito inalienável à propriedade; a livre iniciativa e a concorrência como princípios básicos capazes de harmonizar os interesses individuais e coletivos e gerar o progresso social.

Diagrama do Fluxo Circular da Renda:

DUAS questões básicas em Economia: 1 - COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES ? Uma vez que os recursos são escassos as pessoas precisam tomar decisões. Princípios básicos: As pessoas precisam fazer escolhas; As pessoas enfrentam tradeoff´s; As pessoas pensam na margem; As pessoas reagem a estímulos.

DUAS questões básicas em Economia: 2 - COMO AS PESSOAS INTERAGEM UMA COM AS OUTRAS ? Como as pessoas não são auto-suficientes precisam interagir com as outras. O Funcionamento da economia depende da forma como as pessoas interagem. Em geral isto se dá através dos mercados.

Divisão do Estudo Econômico: MICROECONOMIA (formação dos preços): Estuda a formação dos preços nos diversos mercados, por meio da ação conjunta da demanda e da oferta. Os preços constituem os sinais para o uso eficiente dos recursos escassos da sociedade e funcionam como um elemento de exclusão.

Divisão do Estudo Econômico: MACROECONOMIA: Estuda os agregados econômicos determinados no mercado de bens e serviços, mercados financeiros, mercado cambial e mercado de trabalho, conforme influências das políticas econômicas (fiscal, monetária e cambial). Variáveis: PIB, inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, taxa de desemprego.

Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva sidinei.uem@gmail.com Economia e Sociedade Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva sidinei.uem@gmail.com