FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO. Negócio QUESTOESDEFINIÇÃO ATUALDEFINIÇÃO FUTURA QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES? Governo c agentes de bacia -estudantes (Br, LA w.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Serviço Social da Indústria - SESI
FACULDADE METROPOLITANA
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Bacharelado em Sistemas de Informação
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Ações da Fundação HidroEX na Àfrica Lusófona. Produtos a serem gerados - Programas de Pós-Graduação (sensu strictu) - Cursos de curta duração - Mini-cursos.
Centro de Excelência em Águas- HidroEx
Gestão Estratégica FINEP
Talentos para Inovação
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Promovendo Soluções Sociais
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Cadeia de Valor.
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Laboratório de Ensino a Distância
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
Empresa Junior.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
ESCOLA DO FUTURO – PROJETO REEDIFICANDO WORKSHOP – Eixos Estratégicos - FUNDRAISING OUTUBRO DE 2014 DOCUMENTO CONFIDENCIAL Gestão Estratégica Jornada de.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO

Negócio QUESTOESDEFINIÇÃO ATUALDEFINIÇÃO FUTURA QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES? Governo c agentes de bacia -estudantes (Br, LA w Af) - Intercambio - Inst. De Pesquisa e Sociedade Civil (parceiros) - Academia (universidades) - Instituições Internacionais - Governo - Empresas Privadas - Sociedade Civil e ONGs. - Setor privado: empresas de consultoria/ bancos - Universidade privada (ecoturismo) - Capacitação ITAMARATY - Outros centros de cat. II UNESCO (PARCEIROS)

Negócio QUESTOESDEFINIÇÃO ATUAL DEFINIÇÃO FUTURA QUAIS OS BENEFICIOS QUE ELES BUSCAM QUE NECESSIDADES ELES QUEREM VER ATENDIDAS? - Capacitação dos agentes - Projeção de imagem do Estado/pais - Qualificar e organizar o setor de RH - construção de carreira - Acesso a informação atualizada e aplicável ( e organizada) - Associar-se a uma instituição renomada - Aplicação e divulgação de pesquisas - Capacitação de atores ligados a Rh - Referencia de informação e tecnologias para a elaboração de políticas publicas - Agregação de valor a produtos - Solução para otimizar a produção - Acesso a financiamentos e ao mercado internacional (elaboração de projetos de responsabilidade social) - Melhor qualificação dos trabalhos - Apoio na elaboração e execução de projetos - Aperfeiçoamento profissional (ensino a distancia) - Capacitação dos funcionários - certificação - projeções de imagem(mkt) - consultoria para solução de problemas relacionados a RH -

Negócio QUESTOESDEFINIÇÃO ATUALDEFINIÇÃO FUTURA COM QUE TECNOLOGIAS/COMPETENCIA S? - cursos com profissionais qualificados - banco de dados (para informações e organização da informação) - biblioteca (acesso a pesquisa) - sistema de informação eficiente - Divulgação dos trabalhos - qualificação de pesquisas com interação entre pesquisadores de areas distintas. - laboratorios de geoprocessamento, agrometeorologia e hidrologia. - Profissionais qualificados - escritorio de elaboração de projetos - conhecimento das instituições de fomento - laboratorios - salas de ensino a distancia - certificação (regular)(atual?)

SINTESE DA DEFINIÇÃO DE NEGOCIO ATUAL: Capacitação de profissionais e centro de referencia de informação em RH: caminhando para ser cat. II. SINTESE DA DEFINIÇÃO DE NEGOCIO FUTURA: Centro de excelencia em capacitação, certificação, informação e aplicação de tecnologias em RH: inserido na rede de centros de cat. II Negócio Grupo 1: Rafael, Carla, Rodrigo e Clarice.

Ensino/Capacitação Geológica Agrária Química Biológica Pedagógica Hidrologia Triângulo Mineiro Usos Humanos Usos de Preservação Usos econômicos Cerrado brasileiro America Latina Africa Portuguesa MISSÃO: ESCOPO DO NEGÓCIO Bacia Hidrográfica Monitoramento Manejo

MATRIZ PRODUTO X MERCADO X = Segmento Alvo ou Segmento Chave. 1 – Excedentes IHE 2 – Saneamento 3 – Aqüicultura 4 – Irrigação 5 – Ger. Hidrelétrica 6 – Abas. Industrial 7 – Usos Preservação 8 – Lazer e Recreação 9 – Governança 10 - Estradas Missão USOS / MERCADO PRODUTO COPASACOPASA SAAESAAE SANEAGOSANEAGO SABESPSABESP CODEVASF/DNOCSCODEVASF/DNOCS CURSOS (IHE) X X MONITORAMENTO - Coleta - Análise Lab. - Capacitação X XXXXXXXXXXXX MIBH - Projeto - Capacitação XXXXXXXXX

MATRIZ PRODUTO X COMPETENCIA PRODUTOS COMPETENCIAS Cursos IHEMONITORAMENTOMIBH AGRARIAS X X X QUIMICA X X X BIOLÓGICA X X X PEDAGOGICA X X X HIDROLOGIA X X X GEOLOGIA X X X Missão

Grupo 1: (Clarice, Rafael, Rodrigo e Carla) Ser Centro de referência na capacitação e aplicação de soluções tecnológicas sustentáveis em Recursos Hídricos para América Latina e África. Grupo 2: (Alice e José Ricardo) Ser inteligência e solução em Recursos Hídricos na promoção do desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. Grupo 3: (Virgínia, Sheila e Lílian) Ser uma instituição referência em Ciências da Água, promovendo a difusão do conhecimento aplicável à gestão sustentável de Recursos Hídricos em todas as suas dimensões. PROJETO

- Prospecção de clientes e parceiros - Implantação do HidroEX- Cursos (600 alunos) - Início Portal HidroEX - Acreditação e início de análises - Cursos (150 alunos) - Ampliação corpo docente - Parceria UEMG - Parcerias Internacionais UNESCO Cat. I - Retorno dos Docentes (Mestr. Delft) - Certificação (...) - 1ª turma de mestres UEMG- Revalidação chancela - Consolidação Portal HidroEX - Chancela UNESCO Cat. II - Formação Corpo Docente - 1ª consultoria - Ampliação dos Cursos para 300 alunos VISÃO Grupo 1: (Clarice, Rafael, Rodrigo e Carla)

- Cursos de curta duração - Atuação Triângulo mineiro- Atuação Am. Latina- Mestrado - Organização Administrativa- Pós Graduação- Certificador (PMDI) Laboratórios - Auto suficiência financeira - Doutorado - Consultoria/Projetos - Portal HidroEX - Atuação Brasil VISÃO Grupo 2: (Alice e José Ricardo)

- Nivelamento grupo HidroEX - Inicio da identificação e organização de pesquisas em R.H - Atuação Nacional e Internacional - Contato com instituições - Consultoria - Mudança de agente da - Cursos curta duração - Inicio certificação HidroEX UNESCO e Revisão da - Início Portal HidroEX agenda do HidroEX (...) EXCELENCIA - Cursos Curta duração- Certificação HidroEX DO HIDROEX - Disponib. Portal de Excelência - Início laboratório - Capacitação (demanda) VISÃO Grupo 3: (Virgínia, Sheila e Lílian)

FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA ANÁLISE EXTERNA/COMPETIÇÃO

EXCEDENTES IHE CURSOS IHE QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO Quem são? Onde estão? O que procuram? Quais são? Qual ementa? Quais as competências necessárias? MERCADO PRODUTO

SANEAMENTO MIBH QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Por que uma empresa contrataria um projeto de MIBH? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Quem são os fornecedores de competências para este produto?

AQÜICULTURA MONITORAMENTO QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer? Quem são os fornecedores de competências para este produto?

IRRIGAÇÃO MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA MIBH MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Por que uma empresa contrataria um projeto de MIBH? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

ABAST. INDUSTRIAL MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

USOS DE PRESERVAÇÃO MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

USOS DE PRESERVAÇÃO MIBH MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Por que uma empresa contrataria um projeto de MIBH? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

LAZER E RECREAÇÃO MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

GOVERNANÇA CURSOS MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

GOVERNANÇA MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

GOVERNANÇA MIBH MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Por que uma empresa contrataria um projeto de MIBH? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

ESTRADAS MONITORAMENTO MERCADO PRODUTO Quais são as empresas que atuam neste segmento de mercado nas regiões onde o HidroEx planeja atuar? Quais parâmetros estas empresas demandam? Quais são os concorrentes do HidroEx neste mercado? Qual produto o HidroEx irá oferecer Quem são os fornecedores de competências para este produto? QUADRO DE ANÁLISE DOS SEGMENTOS DE MERCADO

MATRIZ DE ATRATIVIDADE

ANÁLISE INTERNA CADEIA DE VALORES

LOGÍSTICA DE ENTRADA -Identificar e contratar serviços de terceiros (banco de dados) -Adquirir insumos de laboratório, acadêmicos/didátic os e básicos -Adquirir material cartográfico e cientifico/pesquisa OPERAÇÕES -Coletar, e análisar amostras laboratoriais de água, sedimentos e solo / laudo - Elaborar e executar projetos de MIBH/ monitoramento - Planejar e ministrar aulas presenciais e teleconferências. / certificar o aluno - Planejar e executar ensino a distancia / certificar o aluno - Suporte e manutenção de equipamentos e veículos. - Operar o centro de informações. MKT E VENDAS -Elaboração de Propostas - Prospecção e captação de clientes - Captação de projetos / recursos - Realizar visitas a clientes potenciais - Divulgar a imagem institucional do Instituto - Planejar e realizar visitas técnicas (dia de campo) SERVIÇOS POS VENDAS - Realizar pesquisas de satisfação do cliente - Realizar pesquisa de egressos CADEIA DE VALORES INTEGRADA

LOGÍSTICA DE ENTRADA -Corpo de professores próprios -Banco de dados de professores associados (competências específicas) -Insumos acadêmicos e didáticos OPERAÇÕES - Planejar e ministrar aulas presenciais teóricas e práticas e teleconferências - Planejar e executar ensino a distancia - Certificação dos alunos - Logística de ensino (manutenção e operação dos meios) - Alimentar o centro de informações. MKT E VENDAS - Prospecção de mercado (novos cursos / cursos sob demanda) - Divulgação da imagem institucional - Divulgação dos cursos (ex. mala direta) SERVIÇOS POS VENDAS - Pesquisa de satisfação dos alunos - Pesquisa dos egressos ENSINO CADEIA DE VALORES ESTRATIFICADA

LOGÍSTICA DE ENTRADA -Corpo de consultores próprios -Consultores associados (banco de dados) -Adquirir material cartográfico e cientifico/pesquisa OPERAÇÕES -Coleta, e análise de amostras laboratoriais de água, sedimentos e solo. Emissão, organização e entrega de laudos. -Elaborar e executar projetos de MIBH/ monitoramento. Confecção e entrega de diagnósticos/relatórios - Suporte e manutenção de equipamentos e veículos. - Operar o centro de informações. MKT E VENDAS -Elaboração de Propostas - Prospecção e captação de clientes - Captação de projetos / recursos - visitas a clientes potenciais - divulgação da imagem institucional e dos serviços - Dia de campo SERVIÇOS POS VENDAS - Pesquisa de satisfação do cliente SERVIÇOS CADEIA DE VALORES ESTRATIFICADA