Introdução a Avicultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Advertisements

EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
MELHORAMENTO GENÉTICO EM AVES DE CORTE
Zot UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES
Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA – AVES E SUÍNOS
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Parte 1.
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
O Domínio da Tecnologia
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Ciclos económicos e crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
A globalização econômica nos anos 1990
Administração de Mercado Exterior
Capítulo 22 – Os países emergentes
1 APIMEC - Novembro de Perfil da cadeia produtiva de plásticos Faturamento > R$ 45 bilhões Fonte: ABIQUIM / ABIPLAST Empresas > 8 mil Empregos.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Estabelecer o % da produção disponível para o exportar;  Selecionar os produtos;  Compatibilizar qualidade com o mercado.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Economia na Primeira República
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
1.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
1 ABIMAQ Indústria de Máquinas e Equipamentos Indicadores Conjunturais Evolução Janeiro-Dezembro/08 Janeiro de 2009.
MERCADO MUNDIAL DE CARNE SUÍNA: A PERSPECTIVA BRASILEIRA
SUINOCULTURA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO CENÁRIO E DESAFIOS
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
ECONOMIA PESQUEIRA I Prof. Rogério César, Ph.D.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Programa Soluções Tecnológicas
Novos modelos de negócios
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
Avicultura Catarinense
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Diferentes Visões da Concorrência
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
Produção e Crescimento
A Proteína Brasileira: Conquistas e desafios
EXPANSÃO DAS EXPORTAÇÕES: QUAIS AS ALTERNATIVAS? Ricardo Markwald Fernando J. Ribeiro Seminário Cindes 23 de julho de 2010.
BALANÇA COMERCIAL GOIÁS BALANÇA COMERCIAL GOIÁS 2015.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NO BRASIL
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
AGRONEGÓCIO: SUÍNOS E AVES
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Objetivos e Instrumentos
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
AVICULTURA DOCENTE: Prof.ª Maria DISCIPLINA: ECOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Avicultura Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina Curso de Medicina Veterinária Introdução a Avicultura Disciplina: Criação e Exploração de Aves Prof. Msc. Alício José Corbucci Moreira

Objetivos Conhecer o histórico avícola do país, suas particularidades, conceitos e a atual situação da atividade no Brasil e no mundo.

Fonte: imagens de domínio público

Fonte: imagens de domínio público A Origem das Aves Teoria religiosa Teoria científica Fonte: imagens de domínio público

Fonte: imagens de domínio público A Origem das Aves Diante de uma canja de galinha, ou de um suculento frango, fica difícil imaginar que a origem do nosso galináceo remonta à pré-história. O Archaeopterix é considerado pelos paleontólogos como o antepassado da maioria das aves, inclusive a galinha. Fonte: imagens de domínio público

Fonte: imagens de domínio público Uma Curiosidade! É isso aí meu chapa! Até tú ! Fonte: imagens de domínio público

Introdução a Avicultura

Fonte: imagens de domínio público Avicultura Definição (dicionário): criação de aves domésticas, a arte de criar e multiplicar aves, criação regular de aves, etc. Finalidade: produzir aves de ornamentação, aves de companhia e aves de produção. Proibido Fonte: imagens de domínio público

Fonte: imagens de domínio público Aves Domésticas Ornamentação (baixo volume produzido) Fonte: imagens de domínio público

A História da Avicultura A criação de galinhas, data de muitos séculos, sendo que a totalidade dos pesquisadores afirmam que a galinha foi domesticada no continente Asiático. A maioria sustentam a teoria de DARWIN de que todas as raças existentes tem como origem o “Gallus bankiva” (chamado de Gallus gallus ) que até hoje habita as selvas da Índia. Foi domesticada primeiramente como animal de briga ou como objeto de ornamentação. Somente no final do século XIX, sua carne e seus ovos passaram a ser apreciados.

A História da Avicultura no Brasil 1900 a 1930 - Período “Romântico” Importação das primeiras galinhas de raça pura (Minorca, Orpington, Dorkings, etc.) Instalações avícolas precárias: poleiros. Criação de aves como passatempo. 1930 a 1960 - Período Comercial Criação do Instituto Biológico: Início ao preparo das 1ª vacinas; Importação de material Avícola: Incubadoras, equipamentos; Fundação das 1ª Associações Avícolas e Cooperativas. Surgimento das 1ª fábricas de ração. 1960 a 1990 - Período Industrial Introdução de diferentes linhagens estrangeiras. Melhoria de técnicas de manejo e nutrição de aves. Implantação de grandes complexos avícolas. 1974 - Atuação do Governo = Subsídios financeiros = Excesso na produção em relação a demanda. 1975 - Início às Exportações

A História da Avicultura no Brasil Após 1990 - Período “Digital” Informatização dos sistemas de controle e registros; Avanços no mapeamento genético e seleção dos animais; Ganhos inimagináveis com a precisão e agilidade nas formulações de rações; Aumento na produção de grãos; Redução nos custos de produção. Fonte: Imagens de domínio público

Diagrama – Cadeia Avícola

Modelos de Exploração A avicultura de corte contempla os três modelos de exploração existentes no Brasil: Modelo independente: o avicultor se responsabiliza por todas as fases da produção, criação e venda para o abate. Modelo Integrado: várias fases de produção estão inseridas na mesma empresa. Fornecem os insumos e assistência técnica aos produtores integrados, que por sua vez entregam a produção à empresa. Modelo cooperado: Os produtores formam uma cooperativa a qual trabalha nos moldes do modelo integrado. Após o término do lote o produtor recebe seu percentual referente a produção alcançada.

Modelo Integrado de Exploração O sistema integrado de exploração tem quatro objetivos básicos: Garantir ao criador rendimento definido ficando livre das oscilações do mercado; Propiciar o rendimento para todo sistema avícola (lucro para todo sistema); Melhorar a qualidade em todo segmento de produção; Permitir a produção em escala, aumentando a competitividade.

Sistemas de Criação Sistema intensivo Sistema semi-intensivo 1 Sistema intensivo Sistema semi-intensivo Sistema extensivo 2 3 Fonte: Imagens de domínio público

Evolução da Avicultura Evolução dos frangos de corte com 56 dias de idade. Redução dos custos de produção. Frango recebe ou não hormonios???? 15 – 25% Sanidade Nutrição Manejo 80 – 85% Genética 56 d. 905 g. 1.808 g. 4.202 g. Fonte: Imagens de domínio público

Evolução da Avicultura Fonte: Patrício et al (2012)apud Mendes (2014).

Panorama da Avicultura De acordo com Mendes (2014) representante da ABPA, a avicultura de corte no Brasil é responsável por: 1,5% do PIB brasileiro; 5 milhões de empregos diretos e indiretos; 3,9 milhões de toneladas de carne de frango exportadas para 155 países (maior exportador mundial) o que gera 8,5 bilhões de dólares em exportações ; 40% do mercado mundial de carne de frango; Avanço no consumo de 5 kg/habitante/anos 70 para 42 kg de carne de frango em 2014; 47% de todas as carnes produzidas no país.

Panorama da Avicultura (corte)

Produção e Abate de Perus Fonte: ABPA (2014)

Abate de Patos e Outras Aves Fonte: ABPA (2014)

Panorama da Avicultura (Ovos) A produção de ovos de galinha alcançou a marca recorde de 730,156 milhões de dúzias. Houve um aumento de 1,6% que a maior marca anterior. Crescimento de 28% (161 unidades/ano/hab.) no consumo em 2013 comparado a 2007. No entanto, o consumo nacional ainda é considerado baixo. Países como França, Itália, Alemanha, Suécia e Estados Unidos tem um consumo per capita anual superior a 200 unidades/ano/hab. No Japão, México e China o consumo ultrapassa 300 unidades/ano/hab. Fonte: IBGE (2015); Instituto Ovos Brasil (2013)

Produção Brasileira de Ovos por Estados Fonte: ABPA (2014)

Tabela 1. Consumo per capita de carnes e ovos no Brasil Tendências de Consumo Tabela 1. Consumo per capita de carnes e ovos no Brasil

Variação do Consumo Ano Espécie Frango Bovino Suíno Ovos 1970 2,3 23 8 61 2012 43,7 35 14,8 149 Crescimento 19,0 1,5 1,9 2,4 Cresceu 19 vezes o consumo nos últimos 40 anos!

Aumento do Consumo (Fatores) Ovo como vilão no aumento do colesterol e doenças cardiovasculares – Fim do mito! Explosão no número de academias de ginástica – Parte da população passa a cultuar o corpo e boa forma. Carne de frango deixa de ser uma fonte proteica alternativa e se transforma na 1ª opção na mesa dos brasileiros Fonte: Imagens de domínio público

Aumento do Consumo (Fatores) Aumento na demanda. Aumento na produtividade (melhoramento genético, nutrição e manejo). Processamento industrial e diversificação de produtos. Alta competição com os demais setores de proteína animal. Fonte: Imagens de domínio público

Frangos e Ovos – Principais Destinos Principais países que importaram carne: Arábia Saudita China Hong Kong Rússia Alemanha Principais países que importaram Ovos: Arábia saudita Bolívia Chile Paraguai Emirados árabes Angola Cabo Verde República do congo 33% da carne de frango é exportada Somente 2 a 4% dos ovos são exportados

Exportações de Carne de Frango (Área Geográfica) Fonte: UBABEF (2009).

Evolução das Exportações da Carne de Frango

Principais Empresas Exportadoras Fonte: ABPA (2014).

Vantagens da Avicultura De acordo com Mendes da ABPA (2014): Produção não sazonal, o que evita desemprego temporário; Receita a cada 60 dias, o que gera capital de giro para manter a propriedade, comprar combustíveis, pagar impostos e taxas, salários, etc; Viabiliza a pequena propriedade através do sistema de integração, mantendo a mão-de-obra no campo; Permite a utilização de tecnologia de ponta e as exportações; Custo de produção relativamente baixo; Flexibilidade para atender as exigências dos clientes internacionais; Sanidade animal e programas de biosseguridade eficientes.

Desvantagens da Avicultura Apesar de uma receita alta, o lucro por unidade é reduzido. A lucratividade está ligada a eficiência e quantidade produzida. Assim como as demais atividades pecuárias, a criação de aves está sujeitas a embargos comerciais. Uso de aves de alta produção requer mais tecnologia e manejo cuidadoso. Dependência da produção de grãos! Fonte: Imagens de domínio público

Demanda por Ração

Desafios da Avicultura Nacional Continuar crescendo mesmo tendo atingido números impressionantes. Aperfeiçoar ainda mais as medidas de bioseguridade. Reduzir e/ou eliminar o comércio clandestino de aves vivas. Caminhar a passos largos para independência do material genético de fora. Conquistar e manter novos mercados.

Desafios da Avicultura Mundial

Obrigado pela atenção! e-mail: aliciojcm@gmail.com

Referências EMBRAPA. A avicultura no Brasil . 2013. Disponível em: http://www.cnpsa.embrapa.br/cias/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=15. Acesso em: 04/08/2015. INSTITUTO OVOS BRASIL. Instituto ovos Brasil informa: Cadeia produtiva. 2013. Disponível em: www.ovosbrasil.com.br. Acesso em 05/08/2015. MENDES, A. A. Panorama da avicultura nacional e perspectivas do setor. ABPA - SANIDADE AVÍCOLA – FORTALEZA NACIONAL. Brasília, 2014. Disponível em: www.agricultura.gov.br/...Sanidade%20Avícola-Fortaleza%20Nacional_/.... Acesso em: 04/08/2015. MENDES, A.A.; NAAS, I.A.; MACARI, M. Produção de Frangos de Corte. Campinas, FACTA, 2004. SAKOMURA, L. K. Evolução, Situação e Perspectivas da Avicultura no Brasil. Disponível em: www.fcav.unesp.br/.../aula_1_evolucaosituacao_perspectivas_da_avicult.... Acesso em: 05/08/2015. SEBARE. Cadeia produtiva da avicultura - Cenários econômicos e estudos setoriais. SEBRAE – Recife/PE, 2008. Disponível em: http://189.39.124.147:8030/downloads/avicultura.pdf. Acesso em: 05/08/2015. SINDIRAÇÕES. Boletim informativo do setor de alimentação animal. 2015. Disponível em: http://sindiracoes.org.br/wp-content/uploads/2015/06/boletim_informativo_do_setor_junho_2015_sindiracoes_site.pdf. Acesso em: 04/08/2015.