O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
O Turismo e os Direitos do Consumidor
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
O Turismo e os Direitos do Consumidor
“Uma Ferramenta Estratégica
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Registro Gustavo Kuster.
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento
Diretor Substituto da Qualidade
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
Avaliação da Conformidade
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I André César de Figueiredo Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Divec / Dqual / Inmetro Rio de Janeiro,
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
” Avaliação da Conformidade e o Programa Brasil Acessível”
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Avaliação da Conformidade
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
ISO 9000.
Gestão da Produção e Logística
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Marca do evento RBMLQ – Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 Conhecimento Recíproco Diretoria.
Sistema de Gestão da Qualidade
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
- INT 3 as Tecnológicas - INT Alfredo Lobo Diretor da Qualidade RJ, 28/06/2011 Cachaça do Rio de Janeiro Qualidade e Perspectivas para Certificação Certificação.
Transcrição da apresentação:

O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário Maria Teresa R. Rezende Diape / Dconf / Inmetro Chapecó, - SC, 11/06/2013

Principais Atividades Inmetro Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Avaliação da Conformidade Acreditação de Organismos e Laboratórios Ponto Focal do Acordo de Barreiras Técnicas da OMC Inovação e Difusão de Conhecimento

Missão do Inmetro “Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país”.

Conceitos Básicos da AC Inmetro Processo sistematizado, com regras pré-estabelecidas, devidamente acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto atende a requisitos estabelecidos por normas ou regulamentos, com o menor custo possível para a sociedade. OMC - Qualquer atividade com objetivo de determinar, direta ou indiretamente, o atendimento a requisitos aplicáveis. ABNT NBR ISO/IEC 17000 - Demonstração de que os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos. Quem garante “qualidade” é o fabricante do produto!!!

Avaliação da Conformidade Mecanismos Disponíveis Certificação - Processo - Sistema de Gestão - Produto ou Serviço Saúde, Segurança ou Meio Ambiente Desempenho Energético - Pessoal Declaração do Fornecedor Inspeção Ensaios Necessidades diferentes Mecanismos diferentes

Ciclo da Confiança na Conformidade - Responsabilidade do Inmetro - EIV PAC PAQ Ciclo da Confiança na Conformidade - Responsabilidade do Inmetro - FASES DE IMPLANTAÇÃO DO PAC PAC = Base Normativa + RAC 1- Identificação e Priorização das Demandas 2- Estudo de Impacto e Viabilidade 3- Desenvolvimento e Implementação 4- Acompanhamento no Mercado 5- Manutenção 6- Aperfeiçoamento PAQ - Plano de Ação Quadrienal - 2013-16 PAC - Programa de Avaliação da Conformidade Base Normativa – Norma ou Regulamento Técnico RAC – Requisitos de Avaliação da Conformidade

Implantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade Objetivo “Identificar fatores facilitadores ou que possam dificultar a implantação de Programas de Avaliação da Conformidade, a partir dos quais deve ser feito um Plano de Implantação Assistida, contemplando para cada ação sua natureza, meios, responsáveis e prazos, de forma a facilitar o entendimento, aceitação e adequação ao Programa por todas as partes interessadas que, por sua vez, contempla também as partes impactadas.” Fonte: Guia de Implantação Assistida de PAC - Dqual

345.991 produtos ostentam o selo do Inmetro Evolução dos PAC 345.991 produtos ostentam o selo do Inmetro

Avaliação da Conformidade Formas de Evidenciar - Nova (Portaria 179/2009) Selos de Identificação da Conformidade

Programas de Avaliação da Conformidade afetos ao Setor de Móveis (Compulsórios)

REQUISITOS DE AC PARA BERÇOS INFANTIS Estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Berços Infantis com foco na segurança, através do mecanismo de certificação compulsória, atendendo aos requisitos da Norma ABNT NBR 15860 Partes 1 e 2, visando à prevenção de acidentes com crianças e bebês. Modelo de Certificação 5 – Ensaio de tipo, avaliação e aprovação do Sistema de Gestão da Qualidade do processo produtivo, acompanhamento através de auditorias no fabricante e ensaio em amostras retiradas alternadamente no comércio e no fabricante. Modelo de Certificação 7 – Ensaio de Lote

REQUISITOS DE AC PARA MÓVEIS ESCOLARES – CADEIRAS E MESAS PARA CONJUNTO ALUNO INDIVIDUAL Estabelecer os critérios para o programa de avaliação da conformidade para Móveis Escolares – Cadeiras e Mesas para Conjunto Aluno Individual para instituições de ensino em todos os níveis, com foco na saúde e segurança, através do mecanismo de certificação, atendendo aos requisitos da norma ABNT NBR 14006, visando os aspectos ergonômicos, de acabamento, identificação, estabilidade, resistência e segurança. Modelos 5 e 7

(Voluntarios)

CERTIFICAÇÃO FLORESTAL É um processo voluntário no qual, a organização busca por meio de uma avaliação de terceira parte, garantir junto aos clientes e à sociedade, que seu produto tem origem em florestas manejadas adequadamente, quanto aos aspectos ambiental, social e econômico. Certificação do manejo florestal (NBR 14789 ou NBR 15789) Certificação da cadeia de custódia (NBR14790)

REQUISITOS DE AC PARA MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL Estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Manejo Florestal Sustentável, por meio do mecanismo de certificação, atendendo aos requisitos da ABNT NBR 14789 ou da ABNT NBR 15789, visando promover as boas práticas de manejo florestal sustentável de florestas plantadas e nativas. REQUISITOS AC PARA CADEIA DE CUSTÓDIA PARA PRODUTOS DE BASE FLORESTAL Estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Cadeia de Custódia para Produtos de Base Florestal, por meio do mecanismo de certificação, atendendo aos requisitos da ABNT NBR 14790 ou PEFC ST 2002, visando identificar a origem da matéria-prima utilizada nos produtos em qualquer ponto da cadeia de custódia, da floresta ao uso final.

Nossos Contatos Home Page do Inmetro www.inmetro.gov.br Ouvidoria 0800 285 1818 Portal do Consumidor www.portaldoconsumidor.gov.br E-mail da Diretoria de Avaliação da Conformidade / DIAPE dconf@inmetro.gov.br / mtrezende@inmetro.gov.br Instituto de Metrologia de Santa Catarina - IMETRO-SC inmetro@imetro.sc.gov.br