Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Take Care: Saúde Guia de Conversação para a população migrante Duração: Início: 1 de Novembro de 2012 Fim: 31 de Outubro.
Advertisements

O Projeto.
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO «Viver o Verde» EB2,3 de Caldas das Taipas.
CAOP-Consumidor (MPPE)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Educação e Tecnologias
Santarém Março a Julho de 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa Comenius Bilateral
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
Fortificações Militares europeias do Medieval ao Barroco
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O que é um Assistente Comenius?
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Oportunidades de Cooperação no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida Azambuja, 11 de Janeiro de 2012.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
Encontro na Roménia 5 a 9 oct 2015 Encontro na Roménia 5 a 9 outubro 2015.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
Um processo didáctico para abordar a sustentabilidade ao investigar inovações sociais Autores The Consumer Citizenship Network (CCN, um grupo temático.
Let's Learn Leonardo da Vinci A Associação Mais Cidadania tem o prazer de divulgar a abertura das candidaturas para o II ROUND do Leonardo Da Vinci!! Vem.
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
A escola como agente de socialização
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
PORTUGUÊS, LÍNGUA DE INCLUSÃO E ACOLHIMENTO Miriam Aço 1 ENPAR e 25 MAIO.
Transcrição da apresentação:

Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais

2 ESCOLAS PARCEIRAS COLEGIUL NAŢIONAL NICOLAE TITULESCU, Pucioasa - Roménia. Escola coordenadora, PIETARSAAREN LUKIO, Pietarsaari – Finlândia ANYKŠČIŲ ANTANO BARANAUSKO VIDURINĖ MOKYKLA - Anykščiai - Lituânia; LISELOTTE-GYMNASIUM, Mannheim – Alemanha; ESCOLA BÁSICA 2 3 da Pontinha. Pontinha – Portugal (em parceria com a ESBF- Pontinha); DİSK TEKSTİL KIZ TEKNİK VE MESLEK LİSESİ, Istambul – Turquia; 3o EΣΠΡΙΝΟ EΠΑΓΓΛΜΑΤІKΟ ΛYKEIO ΛΑΜΙΑS, Lamia, Grécia.

3 EQUIPA DO PROJECTO Professores EB 2,3 – Pontinha Dulce Franco (Coordenadora Nacional do Projecto) Teresa Cardoso Filipa Afonso Maria João Lynce ES Braamcamp Freire Julieta Lopes Alunos Turmas dos professores envolvidos

4 Duração do Projecto: 2 anos ( ) Público Alvo: Toda a comunidade escolar Língua de Comunicação: Inglês Financiamento: Programas Aprendizagem ao longo da vida (Programa comunitário de educação e formação)

5 O papel da Escola como promotora de idéias e comportamentos que podem influenciar mudanças na sociedade. Pretende-se: promover a educação para a diversidade cultural europeia através do diálogo intercultural. Assim, o projecto tem em vista: Promover o conhecimento da cultura de outros países e a aceitação da diversidade cultural (primeiro ano do projecto); Descobrir os valores culturais comuns como premissa da unidade europeia (segundo ano do projecto). METAS

6 Consciencializar alunos, professores, pais e membros da comunidade local para o conceito de interculturalidade; Conhecer valores europeus comuns presentes nas diferentes culturas nacionais. Envolver os alunos em actividades que levem à descoberta e promoção da identidade nacional, das tradições e costumes, no contexto europeu; Educar para a preservação da cultura nacional no contexto da diversidade cultural europeia; Educar para a aceitação das diferenças culturais entre os povos, o respeito pelas minorias e o combate à exclusão social; OBJECTIVOS DO PROJECTO

7 Promover mudanças nos valores e práticas das escolas, a fim de criar um ambiente de democracia e segurança; Desenvolver a cidadania activa e cultural dos alunos, competências no domínio das línguas estrangeiras e das TIC; Mobilizar autarquias e a sociedade civil.

8 No âmbito das aulas e oficinas específicas. Elaboração de um cartão de visita; Programa na Rádio Escolar; Mini Enciclopédia Cultural; Página web da escola e Moodle do Agrupamento; Álbum fotográfico sobre “Tradições e Costumes”; Cartaz sobre os 10-Mais Valores Europeus; Semana do Diálogo Intercultural Outras actividades ACTIVIDADES

9 Análise das actividades a partir de instrumentos de avaliação concebidos e validados; Avaliação intermédia do projecto tendo em vista eliminar possíveis disfunções; A avaliação será feita: (i)registos de resultados; (ii)observação directa e (iii)recolhas de opinião. AVALIAÇÃO

10 PRODUTOS FINAIS Relatórios das mobilidades; "Mini-Enciclopédia Cultural" de cada país parceiro; Cartaz dos "10-Mais valores europeus"; Concepção e criação de um logo; Apresentações electrónicas do projecto ; Folhetos de divulgação; Página web do projecto; Relatório final do projecto.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS Site e Moodle do Agrupamento; Boletins e folhetos; Exposição de trabalhos; Semana do Diálogo Intercultural,… Algumas escolas parceiras promoverão contactos com as autoridades municipais que poderão resultar na criação de parcerias entre cidades ou instituições. 11

Obrigado. A equipa do Projecto Reunião do C. Pedagógico Pontinha, 6 de Outubro de 2010