DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

As Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Comissão Municipal de Elaboração
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
...ENTÃO O CAMPONÊS DESCOBRE QUE, TENDO SIDO CAPAZ DE TRANSFORMAR A TERRA, ELE É CAPAZ TAMBÉM DE TRANSFORMAR A CULTURA, RENASCE NÃO MAIS COMO OBJETO DELA,
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Prática de Ensino: Educação Básica
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - Toledo Equipe de Ensino Coordenação da Educação do Campo Everson Grando.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma proposta de mudança
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Aula com base nos textos:
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Contexto de atuação do CME
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Ministério da Educação
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Por: Agathangela Cardozo Jamille Belmon Simone Brito Thais Bomfim
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Na conquista dos direitos de aprendizagem
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Transcrição da apresentação:

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO ROMPENDO O SILÊNCIO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTASSEM COMO A ESCOLA DEVERIA FUNCIONAR E SE ORGANIZAR E QUAL SEU PROJETO POLÍTICO;   DOTAÇÃO FINANCEIRA QUE POSSIBILITASSE A INSTITUCIONALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA ESCOLA EM TODOS OS NÍVEIS, COM QUALIDADE.  

BASE JURÍDICA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO(ARTs 205, 206,208, 210, 211, 212 DA CF E ART ART 5º DA LDB) EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA (ART 1º DA LDB). RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E O DIREITO A IGUALDADE E A DIFERENÇA DENTRO DE UM PROJETO GLOBAL DE EDUCAÇAO PARA O PAÍS(ART 28 DA LDB).

BASE JURÍDICA – ART 28 DA LDB NA OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A POPULAÇÃO RURAL, OS SISTEMAS DE ENSINO PROMOVERÃO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS Á SUA ADEQUAÇÃO ÀS PECULIARIDADES DA VIDA RURAL E DE CADA REGIÃO, ESPECIALMENTE: CONTEÚDOS CURRICULARES E METODOLOGIAS APROPRIADAS ÀS REAIS NECESSIDADES E INTERESSES DOS ALUNOS DA ZONA RURAL ORGANIZAÇÃO ESCOLAR PRÓPRIA, INCLUINDO ADEQUAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR ÀS FASES DO CICLO AGRÍCOLA E ÁS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS; ADEQUAÇÃO À NATUREZA DO TRABALHO NA ZONA RURAL

O QUE SÃO AS DIRETRIZES OPERACIONAIS? LEI DA EDUCAÇÃO COMPOSTA POR 16 ARTIGOS COM NORMAS POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS, ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS A SEREM OBSERVADAS NOS PROJETOS DAS INSTITUIÇÕES QUE INTEGRAM OS DIVERSOS SISTEMAS DE ENSINO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL(ART. 1º DAS DIRETRIZES)

EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO CONFORME POSTA PELA LDB: EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RECONHECE O MODO PRÓPRIO DE VIDA SOCIAL E O DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO DO CAMPO NA SUA DIVERSIDADE, PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA POPULAÇÃO RURAL.

ESCOLAS DO CAMPO CONCEPÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA VINCULADA AS QUESTÕES DA REALIDADE. NÃO CIRCUNSCRITA A UM ESPAÇO GEOGRÁFICO, MAIS VINCULADA AOS SUJEITOS SOCIAIS(RURAL E CIDADES RURAIS). INCORPORA OS ESPAÇOS DA FLORESTA, DA PECUÁRIA, DAS MINAS, DA AGRICULTURA, PESQUEIROS, CAIÇARAS, RIBEIRINHOS E EXTRATIVISTAS.

A IDENTIDADE DA ESCOLA DO CAMPO – ART. 2º § ÚNICO) TEMPORALIDADE E SABERES PRÓPRIOS DOS ESTUDANTES MEMÓRIA COLETIVA QUE SINALIZA FUTURO REDE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DISPONÍVEL NA SOCIEDADE MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COLETIVOS PARA A QUALIDADE SOCIAL DO PAÍS.

PROPOSTA PEDAGÓGICA E ORGANIZAÇAO CURRICULAR(ART. 4 e 5) ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE DE DIFERENTES FORMAS(ART. 23). CALENDÁRIO ESCOLAR DIFERENTE DO ANO CIVIL(ART 28). CURRÍCULOS COM BASE NACIONAL COMUM E PARTE DIVERSIFICADA DE ACORDO COM CADA SISTEMA E ESCOLA(ART 26). DIVERSIDADE SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, DE GÊNERO, GERAÇÃO E ETNIA.

NORMATIZAÇÃO(Art. 7º) É DE RESPONSABILIDADE DOS RESPECTIVOS SISTEMAS DE ENSINO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS NORMATIVOS, REGULAMENTAR: ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS DE ATENDIMENTO ESCOLAR DO CAMPO FLEXIBILIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR DIVERSOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS E TEMPOS DA APRENDIZAGEM PRINCÍPIOS DA POLÍTICA DE IGUALDADE

PROFISSIONALIZAÇAO DOCENTE (ART.12. 13 E INCISO III 15) FORMAÇÃO INICIAL EM CURSO DE LICENCIATURA POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA O PROFESSORADO NÃO TITULADO REMUNERAÇÃO DIGNA, INCLUSÃO NOS PLANOS DE CARREIRA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS ESTUDOS A RESPEITO DA DIVERSIDADE DO CAMPO EFETIVO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS, JOVENS E DOS ADULTOS DO CAMPO PROCESSOS DE INTERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO CAMPO GESTÃO DEMOCRÁTICA AVANÇO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PRINCÍPIOS ÉTICOS E CONVIVÊNCIA SOLIDÁRIA

RESPONSABILIDADES DO PODER PÚBLICO ART 6º REGIME DE COLABORAÇÃO ( ART. 211 DA CONSTITUIÇÃO ) MUNÍCIPIOS: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NAS COMUNIDADES RURAIS – INCLUSIVE EJA ESTADO: ENSINO MÉDIO E À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

GESTÃO ESCOLAR(ARTS. 10 E 11) GESTÃO DEMOCRÁTICA(CONSELHOS DE GESTÃO) CONSOLIDAÇÃO DA AUTONOMIA DAS ESCOLAS PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS AUTOGESTÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ( ART. 14 E 15 ) REAFIRMA QUE SEJA ASSEGURADO O QUE ESTÁ PREVISTO NA LEGISLAÇÃO: CF, LDB, FUNDEF DIFERENCIAÇÃO CUSTO-ALUNO CONSIDERANDO

FINANCIAMENTO DA ESCOLA DO CAMPO VARIAÇÃO NA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO ESPECIFICIDADES DO CAMPO: MATERIAIS DIDÁTICOS, EQUIPAMENTOS, LABORATÓRIOS E CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO REMUNERAÇÃO DIGNA, INCLUSÃO NOS PLANOS DE CARREIRA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA.

PARCERIAS(ART 8º) VISANDO AO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA E DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRECIONAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES E PEDAGÓGICAS PARA UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CRITÉRIOS DE PARCERIAS ARTICULAÇÃO COM AS DIRETRIZES PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PROPOSTA E DOS SEUS IMPACTOS CONTROLE SOCIAL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

CONSIDERAÇÕES COMO LEI TEMOS O DESAFIO DE FISCALIZAR SUA APLICAÇÃO. NÃO ACEITAMOS UM MODELO IMPOSTO QUE DESRESPEITA A DIVERSIDADE E A PLURALIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO. AS PROPOSTAS PRECISAM SER CONSTRUÍDAS A PARTIR DA REALIDADE DOS TRABALHADORES(AS) DO CAMPO

“...ENTÃO O CAMPONÊS DESCOBRE QUE, TENDO SIDO CAPAZ DE TRANSFORMAR A TERRA, ELE É CAPAZ TAMBÉM DE TRANSFORMAR A CULTURA, RENASCE NÃO MAIS COMO OBJETO DELA, MAS TAMBÉM COMO SUJEITO DA HISTÓRIA” PAULO FREIRE