PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO Paulo Gonzaga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

Softwares para download:
Osny Ferreira de Camargo
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS NA SEGURANÇA DO TRABALHO
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL
Perfil Profissiográfico Previdenciário
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
EMISSÃO DE CAT NA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
Contestação do NTEP.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
“PARA MELHOR OU PARA PIOR, MINHA VIDA TOMOU UM NOVO RUMO NO DIA EM QUE UMA AGULHA CONTAMINADA PERFUROU MINHA MÃO. ESTOU CONTANDO MINHA HISTÓRIA EM NOME.
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Apresenta VEM - PPRA db Consult I N F O R M Á T I C A DbConsult Informática Ltda. – Rua Dom Jaime Câmara, 179, sala 801 CEP Florianópolis – SC.
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
ATUALIDADES JURÍDICAS CONHECIMENTO GERA AÇÕES PREVENTIVAS
Perdas Auditivas Ocupacionais
PREVIDENCIA SOCIAL NOVOS PROCEDIMENTOS - MP 83
PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP Christina Pila Advogada
PCMSO, PPRA, PCMAT: ENTENDENDO A LEGISLAÇÃO PARA MELHOR PROTEGER O TRABALHADOR. Christina Pila Advogada.
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Db Consult INFORMÁTICA Apresenta VEM - PPRA.
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
MPS - Ministério da Previdência Social
Programa Prevenir DER São Bernardo
Como navegar nessa onda!!!
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Gestão de Entidades Filantrópicas Navegação: Use os botões Page Up ou Page Down para voltar ou avançar os slides, ou utilize a barra de rolagem. Para visualizar.
FÓRUM SOBRE APOSENTADORIA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS
Db Consult INFORMÁTICA Apresenta VEM - PPP.
Perfil Profissiográfico Previdenciário
(084) PPRA-PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CATEC.
ATUALIZAÇÃO PARA TÉCNICOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
LTCAT Laudo técnico de condições ambientais de trabalho
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador
Principais Normas Regulamentadoras
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Legislação Previdenciária e Social
PCA – Programa de Conservação Auditiva
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
AULA 2015 Direito Previdenciário
PPP NA CHESF UMA PRÁTICA QUE DEU CERTO
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Arnaldo Moreira. eSocial: Programas de medicina e segurança do trabalho: O que é preciso adequar?
NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
NORMA REGULAMENTADORA 09
Qual a finalidades do PPP ?
P.C.A..
Perda Auditiva Induzida Por Ruído Ocupacional (PAIR-O)
Transcrição da apresentação:

PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO Paulo Gonzaga pgonzaga@terra.com.br

PPP EVOLUÇÃO: Tendo como origem o perfil profissiográfico objeto do § 6º do Art. 68 do Dec. 3048, de 06/05/99, o PPP uma vez instituído e com modelo definido pela IN INSS/DC n° 78 de 16.07.2002, introduz informações do PCMSO e do PPRA num único documento, permitindo análises médico-periciais e pelos AFPS das condições ambientais da empresa bem como a exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos.

PPP CONCEITO: “Documento histórico-laboral do trabalhador, segundo modelo instituído pelo INSS, que , entre outras informações, deve conter registros ambientais, resultados de monitoração biológica e dados administrativos”. Base Legal: § 8º do Art. 68-Dec. 4032 de 26/11/01.

PPP

PPP

PPP Esse....?

PPP Ou esse ....?

PPP

ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO: PPP ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO: “A empresa deverá elaborar e manter atualizado o PPP abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da rescisão do contrato de trabalho, cópia autêntica deste documento, sob pena de multa no Art. 283”. Base Legal: § 6º do Art. 68-Dec. 4032 de 26/11/01.

PPP ABRANGÊNCIA: Deverá ser renovado anualmente na mesma época do PPRA. (Art. 188 inciso VI §2º letra a) Deverá ser mantido atualizado refletindo todas as alterações havidas nas funções exercidas pelo trabalhador. (Art. 188 inciso VI § 4º ) Deverá ser exigido quando se requerer auxílio-doença (Art. 188 inciso VI § 3º letra b) Deverá ser entregue ao trabalhador por ocasião do encerramento contratual (Art. 188 inciso VI § 3º letra a)

PPP CODIFICAÇÃO DA GFIP: O modelo PPP que acompanha IN INSS/DC n° 78 do INSS tem campo para codificação da GFIP, indicando se a empresa recolhe ou não valores decorrentes da exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos.

PPP IMPLICAÇÕES LEGAIS E SOCIAIS

DA CODIFICAÇÃO DA GFIP: PPP IMPLICAÇÃO LEGAL “1” DA CODIFICAÇÃO DA GFIP: O oferecimento de informações ambientais no PPP indicando contradições entre eventuais isenções de contribuições das alíquotas suplementares do SAT e agravos à saúde dos trabalhadores, demonstrados por piora de exames seqüenciais, possibilitará notificação pelos AFPS.

Não paga alíquotas majoradas ! PPP Tal Ruído 92 dB(A) Dosimetria EPI Não paga alíquotas majoradas ! X Para essa sem problemas....!

PPP Tal Ruído 92 dB(A) Dosimetria EPI Mas e para essa? X X X X X X X X

PPP Tal Ruído 92 dB(A) EPI E ainda há essa possibilidade ....! X Dosimetria EPI E ainda há essa possibilidade ....! X

IMPLICAÇÃO LEGAL “2” DA CODIFICAÇÃO DA GFIP: PPP IMPLICAÇÃO LEGAL “2” DA CODIFICAÇÃO DA GFIP: O oferecimento no PPP de informações ambientais com progressiva piora na saúde dos trabalhadores, demonstrados por agravamento de exames seqüenciais, possibilitará também o aumento das ações cíveis de reparação!

Programa de Conservação Auditiva PPP O QUE FAZER? Implantar um eficaz Programa de Conservação Auditiva

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA: NÃO É APENAS ........ AUDIOMETRIA EPI EDUCAÇÃO USAR APENAS DECIBELIMETRO: TER PPRA “PAPEL” MEDIDAS DO RUÍDO

Temos que mensurar a intensidade do agente nocivo. PPP MEDIDAS DO RUÍDO Temos que mensurar a intensidade do agente nocivo.

Avaliações setor por setor. PPP Avaliações setor por setor.

MONITORAMENTO ADEQUADO DO RUÍDO Mensurações inadequadas, em períodos não representativos podem alterar os resultados finais.Daí a IN 78 exigir mensurações em 100% da jornada.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA: NÃO É APENAS ........ EDUCAÇÃO USAR APENAS DECIBELIMETRO e PPRA “PAPEL” ENTREGAR POR ENTREGAR EPI SEM CONTROLES FALTA DE CRITÉRIO DE ACOMPANHAMENTO EPI MEDIDAS DO RUÍDO AUDIOMETRIA

PPP EPIs EDUCAÇÃO Porque melhorar as condições de escolha adequada, uso, reposição e treinamento para o uso do EPI e iniciar as medidas coletivas? X

PPP EPIs EDUCAÇÃO Porque diminuímos nossos problemas quando escolhemos adequadamente os EPI ? 2.2 % DE PROBLEMAS 12.7 % DE PROBLEMAS

EPIs PPP EDUCAÇÃO Não basta estar envolvido com a eficiência; é preciso estar comprometido com a eficácia!

A eficiência é uma qualidade do produto. EPIs PPP EDUCAÇÃO A eficiência é uma qualidade do produto.

A eficácia está relacionada com o resultado! EPIs PPP EDUCAÇÃO A eficácia está relacionada com o resultado!

CURVAS de RUÍDO

EPI AUDITIVO E A PREPONDERÂNCIA DE FREQUÊNCIAS DO RUÍDO AGENTE RUÍDO EPI AUDITIVO E A PREPONDERÂNCIA DE FREQUÊNCIAS DO RUÍDO X ESTA ATENUAÇÃO É: INSUFICIENTE ACEITÁVEL BOA SUPER

EPI AUDITIVO E A PREPONDERÂNCIA DE FREQUÊNCIAS DO RUÍDO AGENTE RUÍDO EPI AUDITIVO E A PREPONDERÂNCIA DE FREQUÊNCIAS DO RUÍDO ESTA ATENUAÇÃO É: INSUFICIENTE ACEITÁVEL BOA SUPER X

EPI AUDITIVO E A PREPONDERÂNCIA DE FREQUÊNCIAS DO RUÍDO AGENTE RUÍDO EPI AUDITIVO E A PREPONDERÂNCIA DE FREQUÊNCIAS DO RUÍDO X ESTA ATENUAÇÃO É: INSUFICIENTE ACEITÁVEL BOA SUPER

AGENTE RUÍDO Diferenças de atenuação: Para uma mesma intensidade de ruído e um mesmo EPI poderemos ter atenuações diferentes dependendo das freqüências que compõe este ruído. Se predominam as freqüências graves > menor atenuação Se predominam as freqüências agudas > maior atenuação

AGENTE RUÍDO Dupla proteção: Intensidades mais elevadas e com predominância de freqüências baixas necessitam de dupla proteção de EPI e eventuais análises individuais dos expostos por métodos de atenuação individual.

AGENTE RUÍDO Utilizar dupla proteção quando TWA > 100 dBA e se tiver preponderância de freqüências baixas (A); preponderância de baixas e médias freqüências. ELLIOTT H. BERGER Senior Scientist, Auditory Research

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA: É NECESSÁRIA ALTA QUALIDADE MEDIDAS DO RUÍDO MEDIDAS ADM/ENG AUDIOMETRIA EPI EDUCAÇÃO DOCUMENTAR AUDITAR ?

Site de consultas e download de artigos: PPP Paulo Gonzaga Site de consultas e download de artigos: http://paulogonzaga.tripod.com.br/ gonzagaconsultoria/