SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Advertisements

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Modelos de Contrato Atualmente na intranet:
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Secretaria Virtual S I A
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Orientações para encerramento do ano letivo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
JOVEM APRENDIZ NO TRANSPORTE
Programa Natura Semear
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA – v. 24/06/09 GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
Recursos humanos e materiais
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Orientações disponíveis do sistema
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DIÁRIO DE CLASSE E PLANEJAMENTO ANUAL NA WEB
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE DIÁRIA DE VIAGEM – v. 28/12/2012 GERÊNCIA • Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
SUPERINTENDÊNCIA DE ARRECADAÇÃO E INFORMAÇÕES FISCAIS
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Procedimentos e Normas do Estágio
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
MIGRAÇÃO DE DADOS - EDUCACENSO
Estágio supervisionado
Estágio Supervisionado
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
ORIENTAÇÕES DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA - Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional CIE – Centro de.
Ajude a realizar sonhos!
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
EDUCAÇÃO ESPECIAL Formação de Coordenadores DER SVI
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Desenvolvedora: Cristina Mattos CURSO ONLINE.
Sistema Uno de Ensino.
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
TREINAMENTO ATIVIDADES DO MEMBRO DIRIGENTE Instrutor:
CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN MARISA BISPO FEITOSA /17/13.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Instrutores:Rodrigo Deren Destefani Sueli Kaibava Secretariado dos Cursos “Lato Sensu” Especializações.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional.
Transcrição da apresentação:

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS(AS) 2012 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Fluxograma do Processo de Contratação Orientação as empresas sobre o processo de contratação - Cronograma - Requerimento - Protocolo do requerimento Análise da demanda - Cód. FPAS - Micro ou pequena empresa Orientar sobre os formatos de contratação de aprendizes e jornada - Retroatividade (IN75, NT109) - Remanescentes e alunos de cursos técnicos modulares (Pot.1681/2011) Envio dos modelos de contrato de aprendizagem conforme formato de contratação (IJ54, IJ54A, IJ54B e IJ 54C) Encaminhar os aprendizes a partir da matrícula de acordo com procedimento e prioridades (Carta de encaminhamento de aprendizes – SENAI 163) Emissão da Declaração para fins de contrato de aprendizagem (SENAI 115) - Atenção às datas, pois o contrato não poderá ter Aditivo. - Protocolo de recebimento - CLASSIS Conferência dos contratos de aprendizagem Envio mensal do Informativo de frequência do aprendiz (FG 164 ou 165) e boletim escolar (SENAI 83) Acompanhamento da prática profissional do aprendiz na empresa, quando houver (SENAI 162) Possibilidades de rescisão? Art.28 Decreto 5598/2005

Oferta alinhada às demandas Pode ser sob o Sistema Dual ou não Possibilidades de oferta de cursos de Aprendizagem PSU - Planejamento anual entre escolas e GEP Oferta alinhada às demandas Pode ser sob o Sistema Dual ou não Turmas específicas Cursos sob demanda - Demanda de empresas - Público em vulnerabilidade Social - PCDs

Diferenciação: Exemplo de curso, através de turma específica, mas que NÃO é um curso sob o sistema dual. Vejam que a prática profissional na empresa, NÃO é prevista dentro do quadro curricular, somente no contrato de aprendizagem. Obs.: Esta prática de manutenção é feita dentro do SENAI, como qualquer outra prática que é realizada nos diversos cursos.

Diferenciação: Exemplo de curso, através de turma específica, sob o sistema dual. Vejam que a prática profissional na empresa, é prevista dentro do quadro curricular

Diferenciação: Vejam que existe uma fase de formação específica sob responsabilidade da empresa e também a fase de prática profissional na empresa, são previstas dentro do quadro curricular Exemplo de curso, através de turma específica, sob o sistema dual.

Etapas para oferta de turmas específicas Empresa/Parceiro Escola GEP - Formalização da demanda X - Análise da demanda - Negociação da oferta - Planejamento da oferta - Elaboração do Projeto - Elaboração do Plano de curso - Elaboração do Instrumento Jurídico - Formalização através do Instrumento Jurídico IJ123; IJ123A e IJ123B caminho intranet: Processos de Apoio_Jurídico_Termos

A escola entrará em contato com a GEP Custumização dos Instrumentos Jurídicos E se as minutas disponibilizadas na intranet não atenderem a negociação da demanda? A escola entrará em contato com a GEP A GEP analisará a demanda e disponibilizará a escola o instrumento IJ123 desbloqueado A escola preencherá o instrumento, fazendo as alterações necessárias na cláusula de contrapartidas. A escola deverá enviar a solicitação de alteração ao Jurídico, através de SSJ (FG 93) apontando as alterações, anexando as vias impressas do instrumento. O Jurídico analisará as alterações no instrumento, e se aprovado, o mesmo será visado e liberado para a escola.

Custumização dos Instrumentos Jurídicos Somente as cláusulas de contrapartidas/obrigações poderão ser alteradas. TODAS AS OUTRAS DEVERÃO SER MANTIDAS IDÊNTICAS AO PADRÃO, sob pena de devolução sem aprovação. A conferência dos dados/documentação da empresa fica sob responsabilidade da escola. Assim como ocorre na utilização de outros IJ´s da intranet , dentro da alçada do Gerente. Qualquer alteração não autorizada pela GIJU e observada pelas advogadas acarretará em advertência para a Unidade.

Erros recorrentes - Não pode ter “lacuna” entre as fases SENAI x Empresa. Atenção ao preencher as Declarações e os dados preenchidos nos Contratos. - Contrato de Aprendizagem não pode ser aditado. Como o aluno reprovado em um componente curricular, que é pré-requisito, pode continuar o curso? Como um aluno reprovado em um componente curricular, que é pré-requisto, pode iniciar a fase de prática profissinal na empresa? Como um aprendiz que teve o período contratual finalizado pode continuar a fazer o curso, ou estar fazendo prática profissional na empresa? Como um aluno menor de idade, faz parte de uma turma de Aprendizagem Dual?

Compartilhando e Esclarecendo Dúvidas

Gerência de Educação Profissional GEP Gerência de Educação Profissional