Introdução Vendas – Parte I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ETAPAS DA VENDA TREINAMENTO Nome da Marca/ Empresa.
Advertisements

QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!!
Telemarketing.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
INAUGURAÇÃO.
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS E PREPARANDO-SE PARA O CLIENTE
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
Segredos para ter sucesso com seu novo e-commerce
MARKETING E ATENDMENTO
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Leblon Fitness Networking
Otimize seu tempo e acelere os resultados Organizando o seu negócio
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
Introdução ao Secretariado Aula 3
Gestão do Relacionamento com o Cliente
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Soluções CVU para o 3º setor Treinamento de Vendas
Prof. Cárbio Almeida Waqued
As dimensões da qualidade em nossa vida
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Preparação e Planejamento.
Comunicação.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Fidelização de clientes
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
PROVISUAL INFORMÁTICA
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para aumentar suas vendas
Coaching em Grupo “Bem-vindos à Academia de Negócios - Parte 1” Sessão 5: SalesRICH.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
MARKETING PESSOAL Adm. Eliana Luiza Dias.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Como vender mais e melhor PALESTRANTE:Luiz Alberto Vidal SEBRAE.
Acompanhamento.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Mantenha na tela enquanto apresenta
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Web Marketing BlueDent CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE BLUE DENT Web Marketing O sistema de Web.
Acompanhamento de Clientes
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Treinamento de Prospecção ENEJUNESP - Parcerias
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
NETWORKING Rede de possibilidades
A IMPORTÂNCIA DE TER UM APLICATIVO
APRESENTAÇÃO. SER HUMANO Sua vida – Família – diversão - prazer Meio social – trabalho - outros Cursos – conhecimento - Relacionamentos.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
5 Dicas de marketing para iniciantes. Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE
COMO ENCANTAR E FIDELIZAR CLIENTES
Administração de vendas VENDAS PERSONALIZADAS ● Atividades de um profissional de vendas ● Aguardando viagens – 18% ● Tarefas Administrativas – 25% ● Vendas.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
Transcrição da apresentação:

Introdução Vendas – Parte I FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução Vendas – Parte I Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

A EVOLUÇÃO DO PERFIL DO VENDEDOR No Brasil há menos de 40 anos ainda existia no mercado o Mascate ou Vendedor Viajante. Aquele profissional de vendas que, levando malas cheias de amostras, percorria o interior do país, levando notícias e vendendo seus produtos da "grande cidade". Com o passar dos anos e com a sofisticação do mercado, acompanhamos o aparecimento do Vendedor Profissional. Porém já passou o tempo no qual um profissional que não conseguia sucesso em sua especialidade ia trabalhar de vendedor.

O PRODUTO De uma maneira geral os vendedores tendem a descrever as características dos produtos que vendem. Como por exemplo, um produto de higiene pessoal ou cosmético. Na verdade isto é o que a empresa que ele representa está produzindo, mas não é necessariamente o que ele está vendendo. A maneira mais correta de atuar na venda é olhando o que a empresa produz do ponto de vista do comprador, destacando as qualidades existentes no produto que são de interesse do comprador e não apenas descrevendo a mercadoria. Algumas vezes, o cliente ao entrar em contato com um produto não percebe de imediato todos os benefícios que estão embutidos nele e que atendem à necessidades secundárias. Esses benefícios devem ser destacados pelo vendedor, que passa a ter um papel de orientador do cliente e divulgador do valor agregado ao produto.

A RELAÇÃO ENTRE VENDEDOR E EMPRESA Vejam algumas frases que mostram esse tipo de relação: Década de 1960: "O Cliente é uma maldita amolação“; Década de 1970: "Satisfazer os desejos do cliente“; Década de 1980: "Antecipar os desejos do cliente“; Década de 1990: "Comprometer-se com o sucesso do cliente“; Década de 2000: "Investir no marketing de relacionamento".

O ATENDIMENTO AOS CLIENTES Quando um cliente deseja comprar algo, espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar; O cliente analisa o mercado com bastante atenção, procurando identificar e escolher os produtos que lhe oferecerem o melhor resultado por um custo aceitável, ter um atendimento personalizado e receber informações que lhe deem segurança antes, durante e após a compra do produto.

Os 10 princípios para a excelência no atendimento ao cliente Dê ao cliente toda a atenção que ele merece. Seja cordial e demonstre credibilidade. Tenha segurança nas informações que passar ao cliente. Respeite sempre a privacidade do cliente. 5. Crie mecanismos de comunicação com o cliente. 6. Procure adaptar-se às necessidades do cliente. 7. Seja um ouvinte ativo e sempre atualizado com o seu ramo de negócio. 8. Procure adaptar seus serviços às necessidades do cliente. 9. Crie e utilize um banco de dados como ferramenta para o atendimento. 10. Cuide de sua imagem pessoal: o mercado valoriza quem se valoriza.

PREPARAÇÃO PARA A VENDA A ficha do Cliente ficha do cliente é a ferramenta básica para se iniciar a organização do trabalho de vendedor. Nela estão contidas: Os dados básicos de identificação do cliente: como nome e data de nascimento. Algumas observações úteis: como nome dos filhos e do cônjuge e suas datas de aniversários. Os contatos: como e-mail, telefone, endereço para correspondência. Produtos ou serviços fornecidos: as compras realizadas pelo cliente, descontos e brindes oferecidos. Visitas: a data em que o cliente foi a loja ou foi visitado pelo vendedor. Outras informações relevantes: quaisquer outras informações que o vendedor achar que seja relevante para oferecer um atendimento personalizado e eficiente.

PREPARAÇÃO PARA A VENDA Comportamentos importantes: Boa aparência: isto não quer dizer feio ou bonito. Para os homens isso significa estar bem barbeado, com os cabelos cortados e penteados, roupas e sapatos limpos e camisa fechada. Para as mulheres, as mesmas regras. Pouca maquiagem, cabelos arrumados, perfume leve e sem exageros. Celular: durante a conversa com o cliente manter o celular desligado ou no silencioso e se tocar, não atenda. Sua atenção deve estar voltada totalmente para o cliente. Pontualidade: é fundamental, mas caso não possa chegar na hora ao compromisso marcado com o cliente, telefone para ele, antes do marcado e avise, agendando outro horário ou dia. Não permita que a mente do cliente passe para o lado negativo da situação.

PREPARAÇÃO PARA A VENDA Comportamentos importantes: Não coloque coisas sobre a mesa do cliente sem autorização: a pasta ou bolsa deve estar em seu colo ou no chão, nunca sobre a mesa do seu cliente, o que criaria uma barreira além da invasão do espaço alheio. Saiba o nome correto do cliente: é importante saber o nome correto do cliente e, durante o encontro, chamá-lo devidamente toda vez que for se dirigir a ele ou dar-lhe alguma explicação. Pesquisas mostram que o som que as pessoas mais gostam de ouvir é o do seu próprio nome.

Dicas de sucesso em vendas Planejamento: o planejamento do dia-a-dia nas vendas é fundamental e deve ser organizado. Faça uso de uma agenda para guardar a ficha de seus clientes e para marcar compromissos. Conhecimento do produto: conhecer bem o produto é uma forma de assegurar ao cliente a qualidade deste produto e os diferenciais ou vantagens que ele pode oferecer. Confiança no produto: o vendedor deve confiar no que está vendendo, porque faz com que os clientes passem a se sentir seguros em relação ao que estão comprando. Não pressione o seu cliente: é muito desagradável para o cliente, durante uma compra, se sentir pressionado e sufocado pelo vendedor. Deixe o cliente se sentir confortável e livre na hora da compra.

Dicas de sucesso em vendas Recomendar, não empurrar: os clientes estão cada vez mais exigentes, com menos tempo e dinheiro. Fale dos benefícios: uma ótima estratégia é falar dos benefícios que o cliente vai ter ao comprar o produto e não ficar descrevendo o produto. Clientes difíceis são uma exceção: é claro que você vai se deparar com clientes difíceis de agradar, exigentes ou chatos. Mas tenha sempre em mente que eles são uma exceção e não a regra Acredite no pós-venda: ter uma ficha cadastral de seus clientes ajuda a criar uma boa relação e fazer com que eles voltem a comprar.