UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo Quais países foram mencionados? 2. Em qual.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
A filosofia está na história e tem uma história!
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
ILUMINISMO.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Obra : O espírito das leis
ILUMINISMO Daniela Torres.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
0 ILUMINISMO.
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo Anti-Mercantilismo Anti-Clericalismo Poder.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO

Grandes Transformações tecnológicas; Maquina a vapor; Invenção Tear mecânico; FEUDALISMOCAPITALISMO; Contexto Mundial

Racionalidade. A revolução intelectual que se efetivou na Europa, especialmente na França, no século XVIII. Idéias de Liberdade Política e econômica; Ideologia a ser seguida como forma de contestar o Antigo Regime;

Tornar um mundo melhor mediante introspecção; Transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista. Separação entre o campo da fé (religião) e o da razão (ciência), determinando profundas transformações no modo de pensar, sentir e agir do homem. Rompia com todas as formas de pensar até então consagradas pela tradição. Rejeitava a submissão cega à autoridade e a crença na visão medieval teocêntrica.

Valorização da Razão; Crenças nas Leis Naturais; Crítica a Igreja Católica; Influência da Igreja Crítica ao Absolutismo Poder Ilimitado; Valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento;

A Humanidade só estará livre no dia em que o último Rei morrer enforcado nas tripas do último padre. Dennis Diderot

IMPACTO Consolidação Dos Estados Nações; Expansão dos Direito Civis; Redução da influência das instituições Hierárquicas; Igualdade Perante a Lei; Liberdade individual;Fermento Intelectual;

Para os Pensadores O homem era bom, mas corrompido pela sociedade. Buscavam respostas que eram justificadas somente pela igreja.

"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo". Immanuel Kant

Pensadores EconomistasFilósofos Voltados ao lado Financeiro. Voltados aos Problemas Políticos

Principais Filósofos John Locke ( ) Voltaire ( ) Rousseau ( ) Montesquieu ( ) Conhecimento adquirido através do Empirismo. Liberdade de expressão. Estado Democrático, Igualdade para todos. Divisão do Poder(Tripartição)

Principais Obras John Locke Ensaio sobre o Entendimento Humano; Montesquieu O espírito das Leis VoltaireAs criticas ao Clero Católico Rousseau O contrato Social

Teorias Econômicas FisiocraciaLiberalismo Econômico Terra como fonte de riquezaTrabalho como fonte de riquezas Adam SmithQuesnay e Gournay

Principais Obras Adam Smith Riquezas das Nações Quesnay O quadro Econômico

Despotismo Esclarecido Idéias Racionalistas Governos Absolutistas; Governar segundo o Interesse do povo; Ampliaram a Educação Estimulam a Econômia; Fortaleceram a Igualdade Civil; Uniformizam a Administração Pública; Mantiveram a servidão gleba E a autocracia;

Locais de Aplicação Rússia Prússia Áustria Portugal Espanha Marquês de Pombal/Portugal Aranda/Espanha José II da ÁustriaCatarina II da Rússia; Frederico II da Prússia

Bibliografia